Os idosos do Grupo da Memória, Grupo de Cantoria e Mundo Digital Máster do Sesc Concórdia participaram de ações integradas com outras áreas de atividades da Instituição, durante o mês de abril. O objetivo foi levar novas vivências, experiências, informações e conhecimento ao público 60+.
Uma das atividades propostas pela equipe de recreação, jogo Kablan, foi o “xodó”. Os idosos foram estimulados a brincar com jogos de raciocínio, memória, lógica, coordenação motora e desafios.
Os grupos também acompanharam uma palestra sobre alimentação saudável, oficina de chás e temperos, socializaram com as crianças do projeto Criar Sesc e participaram de oficina musical e de canto. Foram momentos de diversão, socialização, em que os participantes puderam se desenvolver de forma lúdica.
Como é o jogo Kablan?
Ele é composto por 43 peças orgânicas, todas extraídas da natureza. São galhos, raízes, sementes, folhas e caules. Kablan é um jogo vivo! O primeiro jogador monta uma base com três peças a sua escolha. O segundo jogador escolhe a sua peça e a coloca sobre a base sem encostá-la no chão. E assim o jogo segue: cada jogador escolhe sua peça e a coloca suspensa na escultura. O objetivo do jogo é colocar todas as peças sobre a base. Se durante o jogo alguma peça cair no chão, começa tudo do zero. Essa é a regra básica do jogo, que ainda pode ter outras 16 interpretações! O jogo envolve percepção, equilíbrio, trabalho em equipe e criação.
Colaboração: Roberto Scortegagna, técnico de atividades do Sesc Concórdia.
Veja abaixo mais registros da atividade.
Trabalho Social com Idosos do Sesc
Pioneiro no Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc atua fortemente em prol do protagonismo e empoderamento dos 60+, com atividades que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento.
Há mais de 50 anos a Instituição promove ações que buscam socializá-los, trabalhando numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos direitos da pessoa idosa, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.
Com o TSI, o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social. Atualmente a Instituição atende 60 mil pessoas em todo o país.
Em Santa Catarina, as principais atividades oferecidas são: Mundo Digital Máster, Conecta 60+, Grupo da Memória, Dança Circular, entre outros grupos de interesse, que visam proporcionar espaços de integração, reflexão sobre envelhecimento, socialização, protagonismo e empoderamento.
TSI é uma ação do Sesc que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).
0 Comentários