Relações intergeracionais foi tema do Ponto de Encontro no Sesc Xanxerê


07/12/2018 - Atualizado em 07/12/2018 - 487 visualizações

No intuito de promover a interação social e o intercâmbio de conhecimentos o Sesc Xanxerê realizou apresentação do musical Saltimbancos, pelos alunos da Escola Sesc e com relatos de vivências e experiências de vida pelos Idosos do Grupo da Memória no projeto Ponto de Encontro. Com o tema “Relações Intergeracionais” a ação foi trabalhada pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc, a partir do conto “Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm” – que conta a história de quatro animais que ficam velhos e são abandonados por seus donos, mas se unem e resolvem formar uma banda, realizam o sonho e continuam a viver felizes.

A partir da história trabalhou-se o musical Saltimbancos com as músicas “Todos Juntos” e “Bicharia”, escritas por Chico Buarque, as quais trazem presentes em suas letras a valorização do outro, a solidariedade e a amizade. Este foi apresentado pelos alunos aos idosos com coreografias, figurinos especiais e muito entusiasmo.

A roda de conversa entre alunos e idosos após a apresentação trouxe muitos relatos, histórias de vida, experiências, intensos questionamentos e troca de informações. “É importante e necessário ouvir e dar a voz às pessoas idosas para que elas possam revelar suas histórias, experiências do que viveram, para que outras gerações possam aprender com essas experiências. Percebeu-se que enquanto revelavam suas lembranças de vida às crianças sentiam-se valorizadas”, relata a professora Viviane Gavaço Monego, do Sesc Xanxerê.

O projeto Ponto de Encontro desenvolvido pela área de Assistência do Sesc, tem como objetivo permitir que todos possam vivenciar e perceber o envelhecimento como um processo do ciclo de vida, em que há possibilidade de uma existência plena, contribuindo para a diminuição da exclusão social, política e econômica dos idosos. Sensibilizar os envolvidos para o respeito aos mais velhos, estreitando o laço entre eles e as pessoas com as quais convivem cotidianamente, é o foco principal.

“O trabalho integrado de distintas áreas do Sesc gera um resultado extremamente positivo, pois consegue coletivizar opiniões, ideias, pensamentos e histórias. Os idosos são construtores sociais que por terem grande experiência de vida, contribuem no processo de aprendizagem e crescimento de outras pessoas, inclusive crianças. Para os idosos que participam do Grupo da Memória – através do Trabalho Social com Grupos do Sesc – é muito especial participar dessas atividades, pois encontram em suas recordações e histórias de vida a oportunidade de resgatar o respeito, a valorização e o amor para com o Ser Humano. Nos dá orgulho e imenso prazer fazer parte desses momentos”, conclui Lediane Tizziani, técnica de Assistência do Sesc Xanxerê.

Colaboração: Lediane Tizziani, técnica de Assistência do Sesc Xanxerê.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .