Estilo de vida sustentável
Você já ouviu falar no conceito de "Repair Café"?
A proposta foi criada em 2009, em Amsterdã, na Holanda, pela ambientalista Martine Postma, para combater a cultura do descarte e estender a vida útil de objetos. A ideia é reunir pessoas voluntárias para consertar itens, que vão de brinquedos quebrados, roupas descosturadas a eletrodomésticos que não funcionam mais. Todos os reparos são feitos gratuitamente, em uma troca de gentilezas e aprendizados entre os moradores da região.
Café Conserto
Com o objetivo de reduzir o desperdício e incentivar o contato social, o Sesc Santa Catarina se inspirou nesse modelo e lançou o "Café Conserto". O novo projeto une voluntários com habilidades como costura, marcenaria ou eletrônica, para compartilhar seus conhecimentos com quem precisa reparar algum item, de forma que todos possam interagir, aprender e consertar os bens desejados.
O Café Conserto será realizado por 28 Unidades Sesc-SC ao longo deste ano. Os primeiros encontros aconteceram durante a programação da Semana do Meio Ambiente, de 5 a 9 de junho, e foram um sucesso.
>>> A agenda com as datas das próximas edições pode ser acessada clicando aqui.
Redução do desperdício
As ações realizadas conscientizam e incentivam condutas para a redução do alto quantitativo desnecessário de descartes, geração de lixo, e assim minimizando os seus impactos negativos. o sejam mais necessários.
De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos Ministério do Meio Ambiente de 2022, são descartados anualmente 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos, com uma média diária de
produção de lixo por habitante de 1,04 kg por habitante, com um indicador de reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos inferior a 5%.
Este projeto de responsabilidade ambiental contribui com o 12º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030: Consumo e produção responsável.
0 Comentários