O Sesc Araranguá e Brusque promoveram uma roda de Dança Circular temática: “De mãos dadas pela vida”. Ação em alusão ao “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção e conscientização do câncer de mama, aconteceu no dia 25/10 de forma on-line e presencial.
No ritual, que marcou o início da atividade de Dança Circular, a reflexão sobre ternura, resiliência, saúde, coragem e alegria da mulher. Foi escolhido um repertório de músicas sagradas para enaltecer o feminino e alertar para o autocuidado e prevenção, um encontro para lembrar que a vida é o maior presente.
A cor rosa foi o símbolo do encontro, onde cada uma colocava sua intenção na roda e a cada dança trazida para bailar, uma reflexão sobre a mulher. Através dos passos tranquilos a roda girou com amorosidade.
Para a instrutora Maiana Dietrich Luchini, do Sesc Brusque, a ação é muito importante para motivar as pessoas e levá-las a refletir. “O Outubro Rosa é um mês de conscientização e respeito do câncer de mama, mas podemos nos cuidar o ano todo, e o cuidado muitas vezes nasce de pequenas satisfações em se sentir mulher, acolher cada ciclo do feminino e se conectar com o seu próprio ser, todos esses atributos é possível encontrar em uma roda de dança circular!”, reforça Maiana.
A técnica de Assistência Cleonice Canto, do Sesc Araranguá, lembra que as Danças Circulares, fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).
Roda Aberta de Danças Circulares: de mãos dadas pela vida
11/11/2021 - Atualizado em 12/11/2021 - 861 visualizações
2 Comentários
Andrea Leoncini
01/09/2023 Neste ano daremos impulso ao trabalho que realizamos com um novo slogam - De Mãos dadas na Roda da Vida, com o objetvo de levar informações sobre o autocuidado e qualidade de vida para as mulheres.Parabéns pela realização!Publicado à 1 ano
Andrea
20/01/2023 Que alegria ver esta iniciativa levando a prevenção e o autocuidado nas rodas de danças circulares. Parabéns focalizadoras - guerreiras! Seguimos de mãos dadas pela vida!Publicado à 1 ano