Nos dias 06 e 08 de abril os clientes do Conecta 60+ do Sesc Concórdia puderam ampliar seus conhecimentos sobre dois assuntos relacionados a saúde: saúde auditiva; e cuidados com uso de medicamentos e riscos de automedicação, na semana que comemorou o Dia Mundial da Saúde (7 abril).
O tema saúde auditiva foi abordado da palestra da fonoaudióloga, Naiara Xavier, no dia 06 de abril. O processo de perda auditiva associada ao envelhecimento, problemas congênitos de audição bem orientações para os cuidados com o ouvido. Já os cuidados com uso de medicamentos e riscos da automedicação foram assuntos trabalhados no dia 08 de abril, pelos farmacêuticos Ivan Carlos e Giordana Roberta.
O Trabalho Social com Idosos do Sesc-SC, através dos encontros on-line, proporcionam aos clientes interação, inclusão digital, motivação e informações de saúde e qualidade de vida. O Conecta 60+ é uma das atividades oferecidas na Unidade do Sesc Concórdia. São encontros semanais com temáticas voltadas para o debate de ideias, informações e orientações.
Confira alguns depoimentos:
Delmira Maschio
Achamos que nossa audição não merece cuidados e hoje percebemos, que são nos pequenos detalhes que podemos descobrir problemas, que causam constrangimento. Ouvir bem facilita nossa vida, nos inclui nas conversas dos familiares e nos sentimos bem para sair e conversar com as pessoas. Evita até a depressão. Outra coisa, costumamos tomar remédio para qualquer dor e na palestra de hoje foi importante para termos mais entendimento sobre a automedicação, principalmente neste momento em que várias fake news estão sendo compartilhadas..Origem do Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Colaboração: Naiura Dartora, técnica de atividades do Sesc Concórdia.
Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc
Em Santa Catarina, o Conecta 60+, Grupo da Memória on-line e Dança Circular on-line são algumas das atividades do Trabalho Social com Idosos (TSI), que o Sesc desenvolve de forma pioneira no Brasil e contribui para o envelhecimento ativo e saudável dos participantes. São ações que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento, a socialização, o protagonismo e empoderamento dos 60+.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o TSI cria condições para integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo sua autoestima e resgatando seu valor social. Atualmente, mais de 50 mil pessoas são atendidas pelo programa em todo o país, segundo números do Instagram do Sesc Brasil, e participam de atividades e trabalhos em grupo com pessoas da mesma idade e de outras gerações.
Quem pode participar?
Todas as pessoas a partir de 60 anos, podem participar das atividades do Trabalho Social com Idosos (TSI) no Sesc Santa Catarina.
Como são os encontros?
Os encontros on-line acontecem semanalmente, com duração de 1 hora a 1h30, pela plataforma Google Meet, com a participação de todos os inscritos do grupo na mesma atividade. São até 16 participantes por grupo.
Os encontros presenciais estão retornando de forma gradativa, de acordo com os decretos e portarias estaduais e municipais, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. Também ocorrem semanalmente, em salas das Unidades do Sesc, com computadores e materiais para a realização das atividades.
Todas as atividades possuem o foco direcionado para a participação e integração de todos os participantes, com metodologia que atenda às questões relacionadas ao envelhecimento ativo. A convivência (mesmo que virtual) e a interação social estão presente em todas as ações.
Como faço para participar?
As inscrições podem ser realizadas na Central de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc ou pelo App Sesc-SC.
Para as atividades realizadas de forma on-line, é necessário ter acesso à internet e aparelho de smartphone ou computador. O App está disponível no Google Play ou Apple Store. Basta atualizar ou baixar o aplicativo, ou acessar app.sesc-sc.com.br.
Hoje os 60+ interagem com novas formas de conhecimento e compartilham expectativas vivenciais. Eles participam de ações semanais como oficinas, lives, palestras e rodas de conversa, desenvolvidas por meio das redes sociais e aplicativos.
Inclusão digital dos 60+
O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Esse dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE reflete uma tendência de uma população envelhecida, mas que ainda está cheia de vontade de aprender, produzir e consumir. Aprender, também novas tecnologias, possui potencial importante para contribuir no processo de envelhecimento mais ativo.
Mesmo idosos mais resistentes estão se rendendo à tecnologia e às redes sociais como forma de contato com o mundo exterior. Há uma mudança no perfil deste público, eles agora enxergam na tecnologia um novo modo de vida: novos hábitos, novas rotinas e estão cada vez mais conectados aos celulares e computadores. “A internet permite isso, que eles sejam protagonistas e atuantes, não somente expectadores”, comenta Jéssica da Luz Pereira Pucci, Gerente de Assistência do Sesc-SC.
Os perfis de idosos influenciadores são a marca registrada dessa mudança, e essa representatividade também é um fator estimulante para a presença deles nesses espaços. Desde os cafés virtuais, as lives, os cursos on-line, os idosos estão criando perfis, conteúdo, interagem e participam. Aplicativos de encontros, compras, instituições financeiras e telemedicina são apenas algumas das demandas que surgiram durante este período de pandemia e que fizeram com que esse público procurasse entender e se fazer mais presente no mundo digital.
Ficou interessado em saber como acontece o Trabalho Social com Idosos do Sesc?
Assista ao vídeo que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre as ações do Trabalho Social com Idosos (TSI) produzido em 2020.
Sélia Bussolaro Scandolara
Os esclarecimentos dos dois profissionais referente a medicação, foi muito boa. Temos o hábito de nos automedicar achando até que é um simples "Melhoral, se não fizer bem, mal não faz." Era isso que se ouvia lá no passado. Mas vimos, que na realidade não é bem assim. Pode nos causar sérios problemas. Amei!.