O mês de abril do projeto “Conecta 60+” do Sesc Jaraguá do Sul teve temáticas voltadas ao Dia Mundial da Saúde (07/04) e ao Dia Mundial do Lazer (16/04), amplamente valorizadas em tempos de pandemia. O “Conecta 60+” é realizado através de encontros grupais no formato on-line, destinado para pessoas com mais de 60 anos. Tem como objetivo disseminar conteúdos e atividades, por meio de ações que estimulam as potencialidades dos idosos, o fortalecimento de vínculos e da convivência e o exercício pleno da cidadania. Os grupos têm encontros virtuais semanais, envolvendo os seguintes eixos temáticos: Inclusão Digital, Corpo e Mente, Saberes Catarinense, Memória Ativa e Viagens e Vivências.
No dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, foi abordado a divulgação do tema divulgado nas redes sociais do Sesc SC (@instagram.com/sesc_sc, @facebook/SescSC e no Blog Sesc-SC as recomendações contidas no “Guia alimentar para a população brasileira”, do Ministério da Saúde, como importante instrumento para a promoção e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável!
Na sequência os participantes ouviram a história: “A árvore generosa de Shel Silverstein”, através da voz de Aline dos Santos, assistente da Biblioteca do Sesc Jaraguá do Sul, e realizaram uma roda de conversa. O grupo amou a experiência da contação e debate sobre a interpretação de cada um sobre o tema proposto. Gerou muita emoção. Cada um verbalizou a sua maneira desde meio ambiente, resgate da infância, suas delícias, raízes familiares entre tantas outras até o próprio “Conecta 60+”, que hoje é a expectativa semanal muito aguardada segundo os participantes. "Sempre fomos à busca do conhecimento/atualização e agora estamos em uma nova era, que a tecnologia nos permite receber no conforto/segurança do nosso lar e nos permite socializar conhecimentos”, comentou uma integrante.
A psicóloga, Dayane Rausisse Ruon, parceira do Sesc contribuiu com uma mensagem reflexiva de como está a sua saúde/seu bem-estar. Suas emoções e pensamentos, você tem cuidado com o que tem assistido e conversado? Precisamos cuidar mais dos nossos pensamentos e aí propomos cada um compartilhar: Pelo que você é grato hoje? Questionou a profissional durante a sua participação.
Ereny
Sou grata por tudo: por cada amanhecer, pela minha saúde, pela minha família e por todos os amigos que fazem parte da minha vida. Gratidão.Marilene
Eu sou grata por cada dia vivido. Sou grata por minha família, saúde e paz.Irmhild
Sou grata por acordar todas as manhãs e poder respirar o ar puro; poder conversar com minha família que está longe, e saber que estão bem, enfim, grata pela vida.Odete
Sou grata a Deus pela vida, pela grande família. Sou grata a Deus pela qualidade de vida por tantas coisas boas que a gente conquistou, durante a vida. Passamos muitas dificuldades, mas também muitas alegrias com a família e amigos. Gratidão a Deus por todos esses momentos vividos em nossa caminhada. Obrigada, meu Deus, pela vida e por tantos amigos.Ivone
Sou grata pelos momentos difíceis, porque me ensinaram que preciso deles pra evoluir. Sou grata pelos momentos felizes, porque tenho uma família maravilhosa, muitos amigos, e acredito num Deus poderoso justo e bom que está a abençoar esse nosso planeta tão lindo chamado Terra.Mádalis
Sou grata a Deus, por tudo o que a vida me deu. Tudo é dádiva!Maria Genir
Obrigada pelas informações. Mas graças a Deus nós nascemos no século 21. Já pensou aquele povo da idade média, nossa! Nos anos 50, 60, eu nasci lá no interior, mas mesmo sendo difícil tomava banho em gamela, depois veio as bacias de zinco tinha que aquecer a água em chaleira grandes de ferro. Mesmo chegando cansada da roça a gente tomava o banho de gamela. Hoje me fez lembrar dos tempos passados. E também quero agradecer a aula de hoje. Foi muito gratificante. As nossas trocas de conhecimentos. Adorei.Para finalizar a equipe do Sesc compartilhou o convite do Departamento Nacional do Sesc sobre a Jornada da Leitura 6.0 com as temáticas: “Contribuições da leitura para o envelhecimento saudável” e “Como a leitura pode melhorar a saúde física, mental e emocional dos 60+”, além do convite para ler junto com o ator, Stepan Nercessian.
No dia 14 de abril foi o momento para trabalhar o Dia Mundial do Lazer, comemorado no dia 16, com o compartilhamento do link do Blog do Sesc-SC. Na sequência o grupo comentou o que significa lazer para cada um. Para Ereny, seu lazer é caminhar, assistir e orar. Para Maria Francener é brincar com os netos e jogar canastra; para Maria Cristina é fazer o que deseja sem horários fixos, para Iris tudo que se faz por amor e viajar; e para Irmhild é estar com a família! A temática do encontro foi “A importância do lazer em tempos de pandemia” com os instrutores de Lazer do Sesc Jaraguá do Sul, Jair Fidelis Andrade Dutra e Ana Claudia Zapelini.
Iolanda Serlei de Barros
Agora sim, prestei atenção como são os exercícios. Valeu a aula, ótima semana e beijos a todos.Na sequência foi compartilhado “Dicas de Fotografia” e o grupo “Conecta 60+” foi convidado a fotografar da sua janela o que significa lazer. Confira os registros dos participantes:
Mádalis
"Lazer é parar e encantar-se com a paisagem do momento".
Marilene Denadai Cologni
"Eu amo essa árvore. Ela é bem velha, mas muito resistente. Perde todas suas folhas no inverno e renasce na primavera".
Iolanda
Ereny Longen Petermann
"Assim faço minha caminhada matinal, essa é minha rua, super tranquila. Da minha janela no final do dia, o outono nos presenteia com maravilhosos pôr do sol. Amo".
Maria Francener
Brincadeiras com os netos no jardim.Adnor de Souza Maciel
"Piquenique com a família".
Ivone Piermann Clemente
Meu lazer cultivar flores – cristas de galo, acho lindas.Maria Cristina Preti Faria
"Amo o pôr do sol, o amanhecer, e me divirto fazendo esses registros maravilhosos da natureza!"
Ivete de Lima Rocha
"Amo o Mar!!"
Irmhild Siewerdt Schmanz
"Da minha varanda no sitio, agora!"
Mônica Oliari
"Uma rede para embalar seus sonhos, depois de um banho de mar".
Maria Terezinha
Odete
A Campanha de Vacinação contra Influenza 2021 para Idosos em 60 anos, também foi mencionada nos encontros do “Conecta 60+”, como forma de lembra-los da importância de manter a vacinação em dia.
O Caderno de Receitas da Família – destacando as receitas mais saudáveis, será o tema do último encontro do mês de abril. Neste dia os integrantes do projeto serão convidados a preparar alguma receita contando sua história e, claro, pesquisando sobre o tema utilizando os recursos da tecnologia digital!
Colaboração: Denise Ehlert Rosniak, técnica de Assistencia, Saúde e Educação ComplementarSesc Jaraguá do Sul.
Maria Teresinha
Foi muito bom, sou grata a Deus pela minha vida e de minha família. Pelas conquistas de cada dia, pelo amor que irradia, pela paz e liberdade!