Semana da Longevidade foi realizada no Sesc em outubro
O Sesc Santa Catarina realizou a Semana da Longevidade, uma mobilização estadual que destacou a importância do envelhecimento saudável, digno e inclusivo. A programação, realizada em 27 unidades, celebrou o Dia Mundial e Nacional da Pessoa Idosa e o aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa, convidando a comunidade a refletir sobre os desafios e oportunidades dessa etapa da vida. No total, mais de 1,8 mil pessoas participaram das ações gratuitas, que promoveram bem-estar, conhecimento, convivência e inspiração.
Ao longo da semana, diversas atividades envolveram pessoas idosas e o público em geral. Entre os destaques, estiveram o evento temático “Caminhos da Longevidade”, com rodas de conversa, palestras sobre direitos, dinâmicas interativas e apresentações culturais; programações dos grupos do Trabalho Social com Grupos (TSG), que abordaram escrita de memórias, expressão artística, inclusão digital, autocuidado e integração intergeracional; além de iniciativas especiais, como a Gincana da Longevidade em Blumenau e Joaçaba.
Também ganharam destaque o Festival de Dublagem do Sesc Laguna, o Chá de Talentos do Sesc Prainha, protagonizado pelos participantes do projeto Conecta 60+, e a exibição do curta-metragem Vovó Sisi Esqueceu de Mim em Chapecó, com participação de uma cliente do Trabalho Social com Pessoas Idosas. Os depoimentos dos participantes reforçam o impacto das ações. Em Lages, Júlia Teresinha Schmidt Spieker relatou a importância dos aprendizados sobre cuidados com mente, corpo e convivência. “Aprendemos como conduzir nossa vida com cuidados da mente, sociabilidade, e exercícios do corpo”, destacou
No Sesc Prainha, Moizes Eleoterio Lima celebrou a alegria das apresentações artísticas que destacaram o protagonismo da maturidade. Nair Moreira Pereira, de Joinville, ressaltou o valor das palestras voltadas à saúde. “ Assuntos que são importantes para os participantes, em se tratando de saúde, avaliações, tratamentos e uso de medicamentos. As respostas para os questionamentos e dúvidas também foram feitas com conhecimento e precisão. Foi um encontro útil e agradável”, comentou.
Com as atividades o Sesc promove a valorização da pessoa idosa como sujeito de direitos, promovendo espaços de protagonismo, aprendizado e convivência. A longevidade é uma conquista coletiva que merece ser celebrada com respeito, cuidado e alegria. Ao incentivar práticas que fortalecem vínculos sociais, autonomia e qualidade de vida, o Sesc contribui para uma sociedade mais inclusiva e preparada para todas as idades.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários