Além da conscientização da violência contra o idoso, o evento também abordou a prevenção de quedas.
O Sesc Blumenau participou no dia 23 de junho do evento intitulado “Velhices Cidadãs”, alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) promoveram o encontro temático alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Estiveram presentes o prefeito municipal, Mário Hildebrandt e demais autoridades, profissionais da saúde, idosos, representantes de instituições e participantes que atuam no cuidado e que promovem os direitos da pessoa idosa no município.
O Sesc Blumenau possui participação ativa no CMI desde 2014, através da técnica de atividades, Talita Cristiane Sutter, que atualmente é Conselheira Titular e está à frente da Coordenação da Comissão de Permanente de Políticas do Idoso – CPPI.
A programação contou com apresentação cultural do Sesc, com o professor Davi da Silva Carvalho e as alunas do Curso de Violão, Sarah Thifanny Souza da Silva e Giovana Gonçalves Lopes. As palestras abordaram sobre a sensibilização e manejo da pessoa idosa, os tipos de violência contra o idoso, direitos da pessoa idosa e atendimento ao idosos através da Defensoria Pública.
Após a explanação dos palestrantes, houve um debate sobre o tema “Prevenção de Quedas em idosos”. O Centro de Saúde do Idoso, que atende a pessoa idosa frágil e com vulnerabilidades trouxe o cenário sobre os cuidados e riscos para as quedas no ambiente domiciliar e o processo multidisciplinar de acompanhamento ao idoso na sua condição limitante.
O Sesc através do técnico, André Rene Nader Rodrigues, apresentou sobre o envelhecimento ativo na prevenção de quedas e a importância da prática da atividade física para os idosos usuários da academia do Sesc. Na ocasião, foi exibido um vídeo constando entrevistas com idosos, mediado pelo instrutor Richard Gustavo Maier, que elucidou sobre a melhora da condição motora, de força e equilíbrio dos idosos, que são acompanhados pelos profissionais de educação física do Sesc, sendo destacado o trabalho diferenciado que exercem para o público 60+.
Colaboração: Talita Cristiane Sutter, técnica da Assistência – Trabalho Social com Idosos e Saúde do Sesc Blumenau.
+ informações
Situações de violência:
Considerado crime, esse tipo de violência acontece de diversas formas, desde a física até a psicológica. Para garantir os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, foi criado o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).
Você sabe identificar um episódio de violência? Conheça algumas situações:
- Violência psicológica contra pessoa idosa é crime: gritar, xingar, discriminar, menosprezar, agir com preconceito ou humilhar levam a pessoa idosa à tristeza e consequentemente à depressão.
- Abandono de pessoas idosas também é crime: todos nós temos histórias de vida próprias e trajetórias singulares que criam nossa identidade. Com os idosos não é diferente. Mas, muitas vezes, eles são privados do convívio com a família. Seja pelo descaso proposital, seja por ser forçado a ir para uma instituição ou casa de repouso.
- Abuso econômico de pessoas idosas é crime: administrar as finanças na velhice pode ser uma dificuldade, sobretudo dentro de casa. Mais da metade dos crimes de abuso econômico de idosos envolve os parentes mais próximos, como filhos, netos e sobrinhos que se apropriam dos recursos e bens por meio de intimidação ou mesmo sem consentimento.
Como denunciar:
As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana Denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo Proteja Brasil (disponível para smartphones), para a Delegacia On-line da Polícia Civil do seu estado e também ligando para a Emergência Policial - DISQUE 190 – Polícia Militar.
Trabalho Social com Idosos (TSI)
Pioneiro no Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc atua fortemente em prol do protagonismo e empoderamento dos 60+, com atividades que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento. Há mais de 50 anos o Sesc promove ações que buscam socializá-los, trabalhando numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos direitos da pessoa idosa, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável. Clique aqui e saiba mais.
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).
0 Comentários