Pioneiro no desenvolvimento de ações que proporcionam um envelhecimento saudável e ativo, o Sesc Santa Catarina celebra o mês do idoso com programação especial gratuita em todas as regiões do Estado. O Dia Internacional do Idoso comemorado anualmente em 1º de outubro, foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger e cuidar a população idosa.
Para marcar a data, o Sesc promove ao longo do mês de outubro mais uma edição do projeto “Idoso em Foco”, que visa proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento, incentivando a interação social, o protagonismo e empoderamento social deste público. “Com a tendência da inversão da pirâmide de natalidade, é imprescindível a organização da sociedade civil para atender de forma especifica os idosos. Espaços para trazer à tona assuntos sobre o envelhecimento contribuem para movimentos proativos, fazendo com que as pessoas possam repensar seus conceitos e compartilhar informações”, declara Giseli Mara Schena, gerente de Assistência do Sesc.
A programação acontece em algumas Unidades do Sesc no Estado e em espaços públicos, com parcerias diversas. Oficinas, palestras, confraternizações, dinâmica envolvendo vivências, entre outros, ocorrerá nas Unidades Sesc Lages, Prainha (Florianópolis), Tubarão, Criciúma, Itajaí e Xanxerê. A agenda detalhada do “Idoso em Foco” em cada cidade por ser consultada clicando aqui.
Neste mês ainda, acontecerá também o “Ponto de Encontro: mês do Idoso”, evento que busca reunir idosos, profissionais que trabalham com este público e demais interessados para conhecer e discutir sobre temas envolvendo o envelhecimento e suas especificidades. Através de palestras, oficinas e rodas de conversa o assunto é abordado com a contribuição e participação ativa dos idosos. Um espaço de troca de saberes e experiências, podendo oportunizar novas ideias e comportamentos para a conquista de mais qualidade de vida. A ação ocorrerá nas Unidades Sesc Balneário Camboriú, Brusque, Concórdia, Estreito (Florianópolis), Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Mafra, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tijucas e Xanxerê. A agenda detalhada do “Ponto de Encontro: mês do Idoso” em cada cidade por ser consultada clicando aqui.
Este ano o Sesc realiza também, três edições do Encontro dos Idosos, que ocorrerão no Hotel Sesc Cacupé, de 02 a 04 de outubro, na Pousada Rural Sesc Lages, de 23 a 25 de outubro, e de 06 a 08 de novembro. São esperadas mais de 360 idosos, que vivenciarão uma programação diversificada com oficinas, confraternização e passeios. E para encerrar, no dia 29/10, haverá um workshop em parceria com a MaturiJobs, denominado “Trabalho além do Emprego para os 50+”, no Sesc Prainha (Florianópolis).
+Dia Internacional do Idoso
O dia 01 de outubro alusivo ao dia do idoso foi preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. O Sesc atua de forma pioneira com o público dessa faixa etária e é referência nacional na área de gerontologia. Desde 1970, realiza o Trabalho Social com Idosos, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida dos participantes, com ações que proporcionam um envelhecimento saudável e ativo.
+ Sobre Trabalho Social com Grupos do Sesc!
O Trabalho Social com Grupos do Sesc visa a criação de espaços, através de Grupos socioeducativos, proporcionando alternativas para que os participantes se sintam valorizados e emponderados. A convivência com pessoas da mesma faixa etária ou, com objetivos comuns, em determinado espaços busca promover o aprimoramento das relações familiares, comunitárias e sociais, do sentimento de pertencer e participar, se identificar e integrar, compartilhando objetivos e interesses. Os grupos trabalham questões como, relações interpessoais, convivência social, o fortalecimento de vínculos, entre outros aspectos do convívio social.
O Sesc oferece diversas propostas de grupos desenvolvidas para diferentes faixas etárias e interesse, de acordo com as demandas locais. Entre os mais procurados estão o projeto Idoso Empreendedor, que por meio da inclusão digital, redes sociais, aplicativos de smartphones e empreendedorismo social, contribuem para o protagonismo e emponderamento do idoso. A Instituição também oferece para esta faixa etária Grupos Ativa +, GRUPATI – Grupo de Estudos sobre a Pessoa Idosa, Grupos de Cantoria, Grupo de Voluntários, Dança Circular, Xodó (grupo intergeracional) e Grupo da Memória.
O Sesc realiza também o Idoso em Foco, que visa reunir representantes de instituições e profissionais liberais que atuam em prol dos idosos, para a construção de um espaço de estudos sobre a causa, e também, organização de uma rede de relacionamento local, possibilitando a construção de um calendário único de eventos sobre o tema na região. A Instituição promove, ainda espaços de integração social, intercambio entre os participantes e a comunidade através de eventos como o Ponto de Encontro.
O cronograma completo com os horários e grupos disponíveis em cada Unidade estão disponíveis em www.sesc-sc.com.br
0 Comentários