No sábado, 10 de novembro, o Sesc uniu 201 parceiros e 47 voluntários para levar gratuitamente serviços básicos e essenciais às populações de 15 cidades catarinenses no projeto "Sesc Cidadão do Bem”. Esta edição do evento contou com a participação de 8.412 pessoas, que tiveram acesso a orientações e confecção de documentos, orientações jurídicas e ao crédito, oficinas educativas e criativas, corte de cabelo, testes e orientações de saúde preventiva, informações sobre segurança, atividades recreativas e culturais, orientações aos programas sociais, encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre outras ações.
Oportunidades
A estudante de administração Mariana Duque, de 20 anos, saiu do evento em Palhoça com três encaminhamentos para agendar entrevistas de estágio pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). “Trabalho desde os 16 anos, comecei como Jovem Aprendiz e agora que me aproximo da formatura busco uma empresa onde tenha possibilidade de efetivação”, conta a jovem, acompanhada pela mãe Maria Helena.
A coordenadora da agência São José do CIEE, Franciele Araújo, enaltece a parceria com o Sesc e reforça a importância de estar presente em eventos como o “Sesc Cidadão do Bem”. “É uma forma de nos aproximarmos dos jovens e de suas realidades, divulgando oportunidades que podem transformar suas vidas”, conta. Segundo ela, Mariana está no caminho certo, pois 70% dos estudantes encaminhados pelo CIEE são contratados no final do estágio. “Conseguir uma colocação profissional é sempre um desafio para os mais novos, por isso estamos aqui, para ajudá-los a ingressarem no mercado de trabalho, conseguirem seus empregos e seus objetivos”.
Impacto Social
Em Tijucas, a família do Jânio Caetano da Silva marcou presença. Os meninos Emanuel (12 anos) e Jeferson (8) são alunos do Habilidades de Estudos (contraturno escolar) na unidade do Sesc no município e aproveitaram para mudar o visual do cabelo e curtirem as brincadeiras, enquanto os pais usufruíram dos serviços de saúde. “O Sesc transformou a vida da nossa comunidade e da minha família, então faço questão de prestigiar as programações, ainda mais essa que traz tantos benefícios para nós”, conta.
Durante o evento, os quatro filhos da Carina Deboni, com idades entre 12 e 4 anos, tiveram acesso a exames de acuidade visual pela primeira vez, com a parceria do Instituto dos Olhos de Tijucas, que está junto também em outros projetos da Instituição, como o “Ver para Aprender”, que contribui para a promoção da saúde visual dos alunos do Sesc. As profissionais Cláudia Carmel e Annie Garcia, responsáveis pela triagem, exaltam a importância dos testes de visão para a prevenção de problemas oculares, principalmente na infância. “Diante de tantas dificuldades, muitas famílias não têm acesso a consultas oftalmológicas, outras acham que não é necessário. Mas é comprovado que problemas de visão podem dificultar muito o aprendizado dos pequenos”, relatam.
“Formamos uma grande rede de parcerias em prol do desenvolvimento social, para garantir a proteção e acesso a serviços básicos à comunidade, fomentando a responsabilidade, o respeito, a cooperação e a solidariedade. Nosso objetivo é contribuir no processo de transformação social da população envolvida e o maior resultado é o reconhecimento e o fortalecimento da autonomia e protagonismo das comunidades e o engajamento de todos”, salienta Roberto Anastácio Martins, Diretor Regional do Sesc Santa Catarina.
"Nós do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) agradecemos ao Sesc por ter nos convidado para participar deste projeto tão bonito, que leva serviços à população carente. O projeto está de acordo com nossas ações e queremos participar sempre que possível. Parabenizamos a todos os envolvidos por este lindo trabalho desenvolvido em todo o Estado", declara Adriana Rech, do Sicoob, em nome de todos os parceiros.
Este é o terceiro ano de realização desta importante ação social, que é um dos vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2018, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), na categoria social. O projeto “Sesc Cidadão do Bem” iniciou em 2016 e já mobilizou mais de mil parcerias e impactou socialmente 87 comunidades, em 28 cidades onde o Sesc atua. Desta forma, o Sesc estimula a participação social, a cooperação entre pessoas e instituições para promover a inclusão e o acesso à direitos básicos.
Clique para acessar reportagem sobre o evento veiculada no Jornal do Almoço (NSC) de sábado (10/11).
Confira abaixo alguns registros das atividades pelo Estado!
0 Comentários