Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção ao suicídio. Em tempos de isolamento social os cuidados com nossa saúde mental se tornaram obrigatórios. Para não deixar este mês passar sem sua devida importância o Sesc Comunidade Forquilhinha, em parceria com a Associação dos Clubes de Mães da cidade, realizaram palestra sobre “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”, no dia 29 de setembro. De maneira descontraída, a psicóloga e palestrante, Vanessa Back, explicou sobre os cuidados que devemos ter para prevenir doenças mentais e sinais que devem ser observados.
“Falar sobre saúde mental sempre é a melhor maneira de prevenção ao suicídio e tantos outros problemas relacionados a saúde mental. Encontros informativos com as comunidades, seja na forma de palestras ou roda de conversa, levando orientações acerca do assunto é importantíssimo pois assim mais pessoas conseguem identificar sintomas e sinais em si ou em outros e assim procurar ajuda de profissionais capacitados para este fim. Lembrando que a prevenção assim como na saúde física, na saúde mental é primordial que se procure ajuda logo no início dos sintomas para que o tratamento seja mais eficaz. Nosso corpo fala e demonstra de várias formas que não está bem e a participação da comunidade nesses eventos é também trabalhar a prevenção. Nossas emoções precisam ser faladas, para serem tratadas e curadas”, disse Vanessa.
Para quem estava prestigiando o evento a sensação foi uma tarde produtiva e informativa. Ângela Maria Alexandre, participante da palestra e presidente do clube de mães Califórnia, “é preciso mais ações que visem a prevenção ao suicídio. Saímos daqui hoje com o sentimento da importância de ações colaborativas e participativas e de sempre levar a gratidão e o amor ao próximo”.
Colaboração: Ricardo Teixeira Quinaud, técnico de atividades do Sesc Comunidade Forquilhinha.
0 Comentários