Sesc Comunidade: Mutirão pela Sustentabilidade estimula solidariedade


20/07/2022 - Atualizado em 22/07/2022 - 565 visualizações

Oficinas, orientações e ações lúdico-educativas para todas as idades, relacionadas à temática da educação ambiental, sustentabilidade e cooperação estiveram em pauta.

Nos espaços do projeto Sesc Comunidade de Santa Catarina ocorrem ações de mobilização comunitária relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, com objetivo  de promover a reflexão sobre o consumo e descarte consciente.

Utilizando materiais reciclados, os participantes tiveram a possibilidade de desenvolver a criatividade e a conscientização sobre as possibilidades de reaproveitamento e redução de resíduos sólidos. Como parte da programação foram realizadas oficinas, orientações e ações lúdico-educativas para todas as idades, relacionadas à temática da educação ambiental, sustentabilidade e cooperação.

Sesc Comunidade Joinville

O Sesc Comunidade Joinville promoveu o Uniforme Solidário, uma atividade de trocas afetivas e de compartilhamento de uniforme da rede pública municipal. As mães dos estudantes foram as protagonistas da ação, que contou com mais de 80 participantes. Foram recebidos 282 uniformes e 178 trocados.

Para Ambrósia Furlan, envolvida no projeto "essa ação aconteceu em um momento ótimo, minha filha não recebeu uniforme esse ano e os que ela tinha, já estavam curtos, troquei por número maior e agora fico mais tranquila para mandar ela para a escola com mais segurança e sem me preocupar com o frio". O evento contou ainda, com apoiadores: Acadêmicos da Faculdade Sensupeg, Instituto Social e Cultural Vila Nova e Voluntários.

Sesc Comunidade Penha

Já no Sesc Comunidade Penha, o mutirão foi realizado em parceria do Projeto de Monitoramento de Praias da Univali. Com maior presença de crianças e jovens, a ação promoveu exposição temática relacionada aos animais marinhos.

A condução foi feita pelos biólogos e veterinários do projeto, envolvendo a Rede de Atendimento de Veterinários local, que realizam atendimentos diariamente aos animais que são encontrados debilitados na faixa de areia.

Com o intuito de promover o aprendizado e interação entre as crianças e com o local, foram disponibilizados para a exposição: tartaruga e seus cascos, suas diferenças, um ovo com filhote dentro; dente da baleia e do golfinho, sinalizando as diferenças; feto de golfinho; detritos encontrados no estômago de animais marinhos mortos.

As descobertas foram muitas, uma delas, nos fala do porquê, que com facilidade estes animais marinhos confundem o lixo com comida, ingerindo assim, resíduos que são prejudiciais ao bom funcionamento de seus organismos. A explicação dada pelos profissionais aponta que a confusão acontece, porque todo plástico do oceano é rapidamente colonizado por uma fina camada de micróbios – os plastisférios. Essa viscosa camada de vida libera substâncias químicas, que fazem o plástico ter cheiro e gosto de alimento para os animais marinhos.

A forma correta de descartar o lixo, também foi um dos temas, dialogando junto aos participantes sobre os impactos da poluição no mar, desde o momento do descarte até a chegada no mar. Ainda, foram passadas orientações de como agir, quando encontrar algum animal ferido na faixa de areia, evitando debilitar ou prolongar o sofrimento do animal, se tocado ou jogado novamente no mar. A dica foi de buscar socorro no projeto, pelo telefone: 0800 642 3341.

Sesc Comunidade São José

No Sesc Comunidade São José, aconteceu o lançamento do Gira-Girou, ação voltada para o consumo consciente em busca de práticas socioambientais e comunitárias da economia circular.

O Gira-Girou é um armário introduzido na quadra comunitária, para armazenar os materiais e objetos destinados a trocas afetivas e conscientes dos mesmos. Foram trocadas roupas, brinquedos, utensílios de casa, entre outras coisas, com a centralidade nas práticas dos 5Rs da sustentabilidade: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

Além do armário, também foi criado um espaço exclusivo para a coleta de tampas plásticas em apoio ao Projeto Ecopet, que reverte a venda para castração de animais de rua. Mais um exemplo de transformação do ciclo sustentável através da reciclagem do plástico viável para retornar ao ciclo de produção.

Sesc Comunidade Biguaçu

No Sesc Comunidade Biguaçu, o Clube Comunidade Sustentável tem potencializado ações continuadas realizadas a partir do marco comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Nas atividades realizadas com os usuários e envolvidos no projeto, são compartilhadas técnicas e práticas de manejo de plantio e cultivo de hortas comunitário, ensaiadas no local. O Clube Comunidade Sustentável, é uma parceria do Sesc Comunidade Biguaçu com a Secretaria de Educação do Município, as atividades com as famílias são facilitadas pela bióloga parceria do projeto. O Clube já conta com duas turmas com 15 participante, entre crianças e jovens, que realizam as ações junto aos familiares.

Sesc Comunidade Cocal do Sul

Em Cocal do Sul, o Sesc Comunidade promoveu ações destinadas aos estudantes da Escola Sesc. Por meio de workshop sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade foi realizado o plantio de mudas de árvores nativas no espaço de lazer e comunitária do projeto.

As ações contaram com a parceria entre Fundação Municipal do Meio Ambiente de Cocal do Sul (Fundac) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), unificado à Semana do Meio Ambiente, do município.

Sesc Comunidade Forquilhinha

No Sesc Comunidade Forquilhinha, o mutirão ocorreu em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Durante uma manhã cerca de 140 pessoas compareceram ao evento, dentre elas crianças, adolescentes e adultos.

Eles puderam vivenciar novas experiências, aprendizagens e brincadeiras. As ações, destinadas especialmente para as crianças e adolescentes, contaram com oficinas de reciclagem e descarte consciente de materiais, bem como atividades lúdicas de montagem de boneco e pintura de rosto.

Sesc Comunidade Palmitos

O Mutirão pela Sustentabilidade no Sesc Comunidade Palmitos, contou com ações para conscientização da preservação do meio ambiente envolvendo atores sociais da comunidade. 

Foi criado um bicicletário ecológico, além de plantio de árvores frutíferas no espaço verde externo da quadra, com envolvimento dos alunos, que frequentam as aulas de voleibol. Contou com a participação de parceiros locais: a Borracharia do Mancha, que fez a doação de pneus; a agência Credioeste, com doações das mudas frutíferas; a Associação de Voleibol de Palmitos; e da Prefeitura Municipal. Fortalecendo rede de proteção do meio ambiente!

+Dia Mundial do Meio Ambiente:

O dia 5 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo central de chamar a atenção de todos os setores e segmentos da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais finitos.

Sesc Comunidade


O Sesc Comunidade é um projeto que estimula o protagonismo social e o desenvolvimento das comunidades onde está inserido. Com a instalação de uma quadra poliesportiva, com sala e espaço de convivência, o Sesc oferece uma variada programação, contribuindo para o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social da população no entorno.

O planejamento da programação é articulado em parceria com a prefeitura municipal, voluntários e demais entidades locais, visando a dinamização do espaço de forma participativa, envolvendo atividades esportivas, recreativas, culturais e socioeducativas, que atendam a diferentes públicos e faixas etárias.

Compromisso social

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Mutiração da Sustentabilidade do projeto "Sesc Comunidade" são as ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima), 14 (Vida na água), 15 (Vida terrestre) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

ODS 11

ODS 12

ODS 13

ODS 14

ODS 15

ODS 17



Sesc Comunidade Forquilhinha

Sesc Comunidade São José

Sesc Comunidade São José

Sesc Comunidade São José

Sesc Comunidade Penha

Sesc Comunidade Penha

Sesc Comunidade Palmitos

Sesc Comunidade Palmitos

Sesc Comunidade Palmitos

Sesc Comunidade Palmitos

Sesc Comunidade Palmitos

Sesc Comunidade Joinville

Sesc Comunidade Joinville

Sesc Comunidade Joinville

Sesc Comunidade Forquilhinha

Sesc Comunidade Forquilhinha

Sesc Comunidade Penha

Sesc Comunidade Cocal do Sul

Sesc Comunidade Cocal do Sul

Sesc Comunidade Biguaçu

Sesc Comunidade Biguaçu

Sesc Comunidade Biguaçu

Sesc Comunidade Biguaçu

Sesc Comunidade Biguaçu

Sesc Comunidade Biguaçu

Sesc Comunidade Biguaçu

Sesc Comunidade Biguaçu

Sesc Comunidade São José

Sesc Comunidade São José

Sesc Comunidade São José

Sesc Comunidade São José

Sesc Comunidade São José

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .