Desenvolvimento de habilidades culinárias na infância contribui para alimentação saudável
Parceria entre Sesc, Global FoodBank Network e Kelloggs promove educação alimentar para crianças na Grande Florianópolis
Um provérbio africano diz que é preciso uma tribo inteira para educar uma criança. Todos os saberes necessários para habilitar esses pequenos seres humanos a levarem suas vidas com mais equilíbrio e saúde passam, de alguma forma, pela alimentação. Bem nutridas, aprendem mais e desenvolvem corpo e mente de maneira adequada.
O Sesc, única instituição brasileira credenciada pela Global FoodBanking Network (GFN), em parceria com a Kellogg’s, desenvolve o Programa de Promoção de Saúde na Infância. Ao longo de todo o ano, crianças assistidas pela ONG Ação Social de Barreiros e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos praticam os 10 passos do Guia Alimentar para a População Brasileira.
De janeiro a agosto, já foram cumpridos os seis* primeiros passos (confira abaixo). Em setembro é a vez de “Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias”, sétimo passo do Guia. Os alunos participaram de atividades como contação de história, jogos e oficina culinária. No dia 16, o Coordenador Nacional do Mesa Brasil, René Lopo Neto, e a Assessora de Relações Institucionais, Isabel Lorch Roth, foram às Unidades para acompanhar e participar das atividades com os alunos.
As receitas de Tia Anastácia
Quem não se encantou com as delícias de quitutes de Dona Benta e Tia Anastácia? O Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, é um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira com lendas e costumes que retratam as aventuras de Pedrinho, Narizinho e Emília no ambiente rural. Na história contada às crianças, a boneca falante Emília reúne a turma do Sítio para preparar biscoitos caseiros a partir do mágico livro de receitas da Tia Anastácia, que traz segredos culinários de gerações. A rica matéria prima vem direto do quintal, alimentos produzidos no próprio sítio como leite, o mel e a laranja.
Oficina Culinária: Cupcake de cenoura com aveia
Nada como aprender fazendo. Poder se lambuzar na preparação das receitas, além de divertido é uma experiência que a criançada leva para a vida. A receita trabalhada com as crianças do CEI Anjo da Guarda e com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo foi o cupcake de cenoura.
Diferente do tradicional, o bolinho ganhou aveia em sua composição, garantindo mais fibras e o gostinho especial da canela, especiaria com propriedades nutricionais. Também foi reduzida a quantidade de óleo e açúcar da composição.
Além de reforçar o Passo do Guia Alimentar (que incentiva a prática de cozinhar e partilhar habilidades culinárias) a oficina serviu para estimular a criatividade por meio de novas receitas e sabores, que favorecem o consumo de alimentos mais saudáveis.
Para a receita ser aprovada, há até uma votação e o cupcake já foi eleito para permanecer no cardápio, com 95% de aprovação.
Jogo da Memória
Para estimular a fixação do conteúdo abordado, foi desenvolvido um jogo da memória com os personagens e os elementos da história do Sítio. Nas salas de aula, os alunos se divertiram jogando e relembrando das reinações de Narizinho e do sabido Visconde de Sabugosa. O lúdico favorece a apreensão do conhecimento pelos pequenos estudantes.
Jogo do Prato
Jogo prato a prato A brincadeira criada pela equipe do Sesc, transforma pratos que seriam descartados em peças de jogo. Em cima de cada um deles há números e perguntas relacionadas ao Guia Alimentar para a População Brasileira. Além de ser esperto, é preciso ter sorte para não cair no prato errado e voltar várias casas, a equipe que chegar primeiro é a vencedora.
Higiene correta dos hortifrúti
De acordo com a legislação sanitária, os alimentos crus devem ser bem desinfetados. Para atender a todos os requisitos existe um Procedimento Operacional Padrão de Higienização de Hortifrútis. As profissionais do refeitório das escolas atendidas pelo projeto receberam treinamento especial, com o passo a passo para tornar esse processo mais seguro e fácil no dia-dia.
A capacitação dos manipuladores de alimentos faz parte do Programa de Saúde na Infância e é extremamente importante para boa conservação, preparo e manuseio dos ingredientes.
Dez passos do Guia Alimentar para a População Brasileira
+ Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários