No dia 24/10, 250 Policiais Militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de todo Estado receberam capacitação de jogos cooperativos e trabalho em equipe, ministrada pelos profissionais da Unidade Sesc Móvel, durante O 19ª Seminário do Proerd. A ação, foi um convite da coordenadoria estadual do programa, contou com um cronograma diversificado, onde os participantes aprenderam como construir um brinquedo com material alternativo e reciclável, conheceram o acervo cognitivo do Sesc Móvel e realizaram atividades em grupo, como jogos recreativos e dinâmicas.
Há dois anos o Sesc Móvel vem ministrando a capacitação de jogos cooperativos e trabalho em equipe, por onde passa, estreitando a relação entre Sesc e parceiros, e assim disseminando conhecimento e troca de experiência entre professores, monitores e até mesmo policiais, com um cronograma bastante diversificado, vem superando as expectativas ano a ano.
Soldado Vanessa Marina Moreira Antunes, coordenadora estadual do Proerd
Com a oficina ministrada pela equipe do Sesc Móvel, trabalhamos os jogos cooperativos e percebemos a importância de observar e ajudar o outro para que nós também saímos vitoriosos. Aprendemos ideias e dinâmicas diferentes para usarmos nas escolas e nos cursos do Proerd, de fácil aplicabilidade e muita interação.
O Sesc Móvel é desenvolvido em Santa Catarina com duas unidades móveis que atendem todo o Estado. O projeto proporciona a diversas comunidades, ações educativas, cooperativas, culturais e lúdicas, que possibilita o crescimento e o desenvolvimento comunitário, o fortalecimento das relações interpessoais e auxilia na integração comunitária. A programação é voltada para as escolas públicas (professores e alunos) e para a comunidade, na tarefa de integrar socialmente crianças, jovens, adultos e idosos em diversas atividades com cunho socioeducativo.
Tenente Denis Cesar Alves, do 7º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina
Experiência muito interessante. A possibilidade de aprender novas formas de interação no campo lúdico pode ajudar sobremaneira nosso trabalho, aprimorando a relação com o nosso público-alvo, além de apresentar alternativas de interação para situações corriqueiras. Nesse ponto a experiência, o conhecimento e o cuidado dos responsáveis pela oficina foi fundamental.