Felicidade e bem-estar
O Dia Internacional da Felicidade (International Day of Happiness) é comemorado anualmente em 20 de março. A data foi criada em 2013, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades.
Neste movimento, o Sesc Santa Catarina realiza programações gratuitas ao longo da semana, de 20 a 25 de março. As atividades são voltadas aos grupos 60+ do Trabalho Social com Grupos/Idosos da Instituição: Conecta 60+, Mundo Digital Máster, Dança Circular e Mente Ativa. Os eventos também são abertos às pessoas interessadas no tema de 2023: “A importância da felicidade no bem-estar pessoal e social para o futuro da humanidade”.
Mais do que trazer o assunto à tona, o Sesc proporciona momentos felizes aos participantes.
Confira a programação na sua cidade e participe!
Formas de celebrar a felicidade
A melhor maneira de celebrar verdadeiramente o Dia Internacional da Felicidade é compartilhar sua felicidade com os outros. Muitas vezes, fazer coisas boas para outras pessoas pode aumentar sua felicidade. Confira algumas dicas!
1. Faça alguém sorrir e você também.
Alguns atos de bondade que você pode realizar neste Dia Internacional da Felicidade são escrever uma carta para sua família e amigos, enviar um e-mail especial, fazer um cartão virtual e compartilhar com os amigos.
2. Aprender algo novo.
Ao se envolver em coisas novas, sua felicidade e bem-estar geral vão aumentar. Organizações como a Action for Happiness oferecem recursos aos visitantes para ajudálo a iniciar sua jornada para a felicidade. Você pode explorar os artigos, livros e aplicativos disponíveis para iniciar seu processo de aprendizado. https://actionforhappiness.org/
3. Crie uma lista feliz.
Qualquer coisa pode estar na lista, desde que lhe faça sorrir ou traga felicidade.Ao criar esta lista, você também garante sua felicidade no futuro, que é o objetivo do dia.
4. Viva o bem-estar.
Práticas de meditação, Dança Circular e outros métodos que visam bem-estar e nos fazer entrar em contato com as coisas essenciais da vida.
Colaboração
Cristiani Jacobus Vieira, Analista de Programação Social, da Gerência de Saúde e Assistência do Departamento Regional - Sesc-SC
Trabalho Social com Idosos (TSI)
Pioneiro no país, em realizar o Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.
Nacionalmente, o TSI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito/Florianópolis.
O objetivo principal do TSI é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais:
- Relações Intergeracionais;
- Gerontologia como tema transversal;
- Protagonismo da pessoa idosa;
- Envelhecimento ativo.
Agenda 2030
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).
0 Comentários