Não foram só os mais jovens e trabalhadores que tiveram que se adaptar ao mundo on-line para exercer suas tarefas diárias em tempos de pandemia. Muitos idosos, que ainda não tinham contato com o mundo virtual, também precisaram se familiarizar com a tecnologia e, especialmente, para aqueles que participavam de encontros presenciais, que precisaram ser suspensos ou transportados para o meio on-line.
Como aprender a entrar a conversar no WhatsApp ou fazer uma ligação de vídeo? Foi pensando nisso que o Sesc convidou os 60+, que já participavam do Trabalho Social com Idosos, para se adaptaram, ficarem mais conectados para participarem de encontros on-line, como a criação do projeto Conecta 60+, do Grupo da Memória e da Dança Circular.
Agora com o aumento do número de pessoas com 60+ já vacinados no Estado a Instituição volta a ofertar, gradativamente, aos interessados a opção de atividades presenciais (necessário parecer médico), em algumas Unidades Sesc. Vale destacar que o retorno das atividades presenciais, que ocorre de forma gradual, acompanha os decretos e portarias estaduais e municipais, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.
Para saber mais sobre as atividades disponíveis entre em contato com a Unidade Sesc mais próxima.
Quem pode participar?
Todas as pessoas a partir de 60 anos, podem participar das atividades do Trabalho Social com Idosos (TSI) no Sesc Santa Catarina.
Como são os encontros?
- Os encontros on-line acontecem semanalmente, com duração de 1 hora a 1h30, pela plataforma Google Meet, com a participação de todos os inscritos do grupo na mesma atividade. São até 16 participantes por grupo.
- Os encontros presenciais estão retornando de forma gradativa, de acordo com os decretos e portarias estaduais e municipais, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. Também ocorrem semanalmente, em salas das Unidades do Sesc, com computadores e materiais para a realização das atividades.
Todas as atividades possuem o foco direcionado para a participação e integração de todos os participantes, com metodologia que atenda às questões relacionadas ao envelhecimento ativo. A convivência (mesmo que virtual) e a interação social estão presente em todas as ações.
Como faço para participar?
As inscrições podem ser realizadas na Central de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc ou pelo App Sesc-SC.
Para as atividades realizadas de forma on-line, é necessário ter acesso à internet e aparelho de smartphone ou computador. O App está disponível no Google Play ou Apple Store. Basta atualizar ou baixar o aplicativo, ou acessar app.sesc-sc.com.br.
Hoje os 60+ interagem com novas formas de conhecimento e compartilham expectativas vivenciais. Eles participam de ações semanais como oficinas, lives, palestras e rodas de conversa, desenvolvidas por meio das redes sociais e aplicativos.
Inclusão digital dos 60+
O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Esse dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE reflete uma tendência de uma população envelhecida, mas que ainda está cheia de vontade de aprender, produzir e consumir. Aprender, também novas tecnologias, possui potencial importante para contribuir no processo de envelhecimento mais ativo.
Mesmo idosos mais resistentes estão se rendendo à tecnologia e às redes sociais como forma de contato com o mundo exterior. Há uma mudança no perfil deste público, eles agora enxergam na tecnologia um novo modo de vida: novos hábitos, novas rotinas e estão cada vez mais conectados aos celulares e computadores. “A internet permite isso, que eles sejam protagonistas e atuantes, não somente expectadores”, comenta Jéssica da Luz Pereira Pucci, Gerente de Assistência do Sesc-SC.
Os perfis de idosos influenciadores são a marca registrada dessa mudança, e essa representatividade também é um fator estimulante para a presença deles nesses espaços. Desde os cafés virtuais, as lives, os cursos on-line, os idosos estão criando perfis, conteúdo, interagem e participam. Aplicativos de encontros, compras, instituições financeiras e telemedicina são apenas algumas das demandas que surgiram durante este período de pandemia e que fizeram com que esse público procurasse entender e se fazer mais presente no mundo digital.
Ficou interessado em saber como acontece o Trabalho Social com Idosos do Sesc?
Assista ao vídeo que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre as ações do Trabalho Social com Idosos (TSI) produzido em 2020.
0 Comentários