Café Conserto
A Unidade Sesc São Joaquim promoveu uma oficina de reparo de pneu exclusiva para mulheres, a atividade foi organizada pelo projeto Café Conserto. Com 18 participantes ansiosas por aprender e desafiar seus próprios limites, a oficina se propôs a ir além do simples ato de consertar pneus, buscou ser um marco de empoderamento feminino e quebra de estereótipos. O encontro aconteceu no início de março, contemplando a agenda em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Por que uma oficina de conserto de pneus para mulheres?
A ideia surgiu com um propósito claro: desmistificar e democratizar o conhecimento em áreas tradicionalmente dominadas por homens. Queríamos mostrar que habilidades técnicas, como a mecânica automotiva, não conhecem gênero. O evento simbolizou uma celebração do empoderamento feminino, oferecendo à comunidade a chance de ver mulheres adquirindo conhecimentos e habilidades que muitos ainda veem como fora do seu alcance.
A experiência e o impacto
O feedback das participantes foi unânime: a oficina foi uma revelação. Muitas chegaram ao evento acreditando que a troca de pneus estava além de suas capacidades, tanto físicas quanto técnicas.
No entanto, graças ao nosso dedicado instrutor parceiro, que explicou o processo de forma simples e detalhada, todas saíram da oficina não apenas com a capacidade de trocar um pneu, mas também com uma nova percepção de suas próprias habilidades.
Além da parte prática, a oficina incluiu uma roda de conversa sobre princípios básicos da mecânica e dos pneus, enriquecendo ainda mais o conhecimento das participantes.
Essa troca de experiências e saberes foi fundamental para fortalecer a confiança de todas envolvidas.
Além da oficina
O Café Conserto promove atividades que incentivam o aprendizado prático e a sustentabilidade. Porém, com esta oficina em particular, houve a intensão de fomentar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino em áreas ainda percebidas como predominantemente masculinas.
O entusiasmo e a transformação vistas nas participantes reafirmam o compromisso de continuar quebrando barreiras e oferecendo novas perspectivas e oportunidades para todos em nossa comunidade.
Participantes acompanhando a oficina passo a passo.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários