Parceria Sesc-SC e TJSC
A Campanha Dignidade Menstrual é uma ação coletiva entre as entidades parcerias do Programa Novos Caminhos, e tem como objetivo a arrecadação de absorventes descartáveis para a distribuição das doações aos Centros POPs de SC, instituições de acolhimento de adolescentes, bem como outras entidades que atendem adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Sesc Santa Catarina atua como parceiro da campanha, e está com pontos de coleta em 16 unidades pelo Estado, confira abaixo: Sesc Blumenau; Sesc Jaraguá do Sul; Sesc Brusque; Sesc Joaçaba; Sesc Caçador; Sesc Joinville; Sesc Chapecó; Sesc Lages; Sesc Concórdia; Sesc Rio do Sul; Sesc Criciúma; Sesc São Bento do Sul; Sesc Prainha; Sesc São Miguel do Oeste; Sesc Itajaí; Sesc Tubarão).
Combate à pobreza menstrual
A falta de conhecimento, insumos ou infraestrutura necessários para vivenciar a menstruação de modo digno é chamada de pobreza menstrual. Um estudo lançado em maio de 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) levantou que 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas e 713 mil meninas vivem em lares sem banheiro ou chuveiro no Brasil.
Sem recursos, pessoas de baixa renda, em situação de rua, cumprindo medidas socioeducativas em meio fechado ou em regime carcerário acabam manejando sua menstruação com itens como papel higiênico, jornal, panos e roupas.
A indisponibilidade de produtos de higiene e de banheiros adequados, associada ao estigma e à falta de conhecimento, leva muitas meninas a faltarem às aulas, especialmente no período imediatamente após menstruarem pela primeira vez.
A falta de ambientes seguros, limpos, com água, sabão e papel higiênico nas escolas afeta também a capacidade de atenção, gerando ansiedade e preocupação e limitando as oportunidades de socialização, brincadeiras e realização de atividades físicas.
Programação da Campanha
01 maio a 29 de junho - arrecadação dos absorventes e itens de higiene íntima feminina, nos pontos de coletas.
29 e 30 de junho - entrega dos itens coletados as comarcas judiciais.
03 a 07 julho - distribuição dos itens para as instituições de apoio às adolescentes e pessoas em situação de pobreza menstrual.
1 Comentários
Suzana
02/02/2024 Essa ação e muito importantePublicado à 42 semanas
1 Respostas
Equipe Sesc
05/02/2024 Olá Suzana, agradecemos o contato!Publicado à 41 semanas