O projeto Pautas Sociais Rotas, ação de Desenvolvimento Comunitário do Sesc, oferece uma programação de cunho socioassistencial em comunidades de Norte a Sul do país.
Neste ano, com a retomada das atividades presenciais, o projeto fomenta ações por meio da interação social, das trocas de saberes, de inclusão produtiva e autogestão comunitária, com vasta programação com o tema “Mulheres e seus Territórios”. Desta forma, o Sesc reitera o compromisso com o desenvolvimento comunitário pelo olhar e vivências das mulheres.
Em Santa Catarina, a programação começou no sábado, dia 3 de setembro, na Escola Olodum Sul, em parceria com o Instituto Liberdade, com oficinas e atrações de dança.
As crianças do projeto participaram de um Whorkshop de Dança, sob o comando da Fernanda Pereira da Conceição, coordenadora do corpo de baile e dança da Cia Finesse Black – da Escola Olodum Sul.
A Oficina de Abayomis “Nossa História”, para as mães e as mulheres das comunidades, foi facilitada pela arte educadora Solange Adão. Ela presenteou as participantes com a riqueza da história das bonecas Abayomis, além de ensinamentos para a confecção das mesmas. As bonecas de pano na cor negra, foram feitas com retalhos e vestimentas de flores, podendo também ser feitas nas cores lisas. A palavra com origem ioruba Abayomis significa aquele/a que traz felicidade ou alegria, a valorizam das bonecas culmina na valorização da história dos povos da diáspora africana no Brasil.
Já a Oficina de Tranças “Oralidade e Ancestralidade”, contou com a facilitação de Jussara Pereira, empreendedora social e liderança comunitária da Ocupação Elza Soares. A ativista partilhou saberes do trançado e da incidência histórica dessa manifestação cultural dos povos originários e africanos.
Além das oficinas, a programação oportunizou o Café Cultural com apresentação de dança, do grupo de jovens meninas do Centro de Apoio à Formação Integral do Ser – CEAFIS, organização socioassistencial localizada no bairro Monte Cristo, coordenado pelo coreografo Adriano Dantas.
Parceria Sesc e Escola Olodum Sul
A Escola Olodum Sul, recentemente inaugurada no bairro Jardim Atlântico, em Florianópolis, está localizada nas dependências do Terminal de Integração do Jardim Atlântico (desabilitado). Trata-se da primeira escola do Olodum fora de Salvador (BA). A parceria firmada entre o Sesc Santa Catarina com Olodum e o Instituto Liberdade visa desenvolver projetos na área de Assistência, Saúde e Cultura. A programação do Pautas Sociais será realizada toda na Escola, consolidando os propósitos da parceria.
Confira a programação dos próximos sábados:
Sábado 10/09
13h30: Workshop de dança para as crianças, com a Fernanda Pereira da Cia Finesse Black.
13h30: Oficina de biodança “Corpo que move”, com Luciane O’Reilly, voluntária da Escola Olodum Sul.
15h30: Café Cultural
16h: Oficina de Corpografias “Corpo que fala!”, com Nicole Ballesteros, do Sesc-SC.
Sábado 24/09
10h: Inicio da Feira Amefricanas – participação da Feira Afro Artesanal e de empreendedoras locais do Curso Envolva-se 2022.
12h – 14h: Oficina de Fuxico: fuxiquemos!, com Solange Adão.
14h – 16h: Oficina de escritura: falemos!, com Flávia Pimenta.
16h – 17h: Apresentação Cultural Pegada Nagô – Coletivo de Mulheres Negras
17h – 19h: Roda de Conversa: Bem Viver e Mulheridades, participação de Shirlen Martins, do Quilombo Vidal Martins de Fpolis e Michelle Thomaz de Almeida, assistente social da Escola Olodum Sul.
19h – Encerramento: Apresentação da Cia de Dança Finesse Black.
Local: Escola Olodum Sul
Endereço: Rua Gualberto Senna, 400 - Jardim Atlântico, Florianópolis-SC (ao lado da UPA Continente.
Secretaria de Serviços da Escola Olodum Sul: 3304-4801.
Assista à live de abertura nacional do projeto
No dia 1º de setembro, o Departamento Nacional do Sesc realizou uma live de abertura com a participação especial de Eliane Potiguara – escritora e liderança indígena e da Carla Akotirene – mestra e doutorando em Serviço Social com atuação junto as mulheres vítimas de violências domésticas. O dialogo contou ainda, com a mediação da colaboradora Rafaella Reinhardt, do Sesc de Minas Gerais.
Com a colaboração de: Nicole A. Ballesteros Albornoz, Analista de Programação Social - Gerência de Saúde e Assistência Departamento Regional - Sesc-SC
0 Comentários