Novas atividades e equipamentos marcam o Trabalho Social com Grupos
Em fevereiro, as Unidades Sesc de todo o estado retomam as atividades com os grupos do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI). E neste ano, as novidades ficam por conta dos equipamentos, novo jogos e qualificação da equipe. As atividades iniciam no próximo dia 10 de fevereiro e as inscrições podem ser feitas na Central de Relacionamento com Clientes de cada Unidade do Sesc-SC.
Foram adquiridos 5 videogames Nintendo Switch Oled para o Programa Mente Ativa nas Unidades de Lages, Joinville, Araranguá, Blumenau e Balneário Camboriú. Os equipamentos terão a finalidade de aprimoramento e inovação nas intervenções de estimulação cognitiva, sendo a sua utilização registrada em pesquisas científicas como uma importante ferramenta de estimulação neuropsicológica. A utilização deste recurso auxilia no desenvolvimento de habilidades como a memória, raciocínio lógico e a interação social.
Seguindo o propósito de qualificação contínua e excelência na prestação de serviços, também houve a aquisição de 22 modelos de jogos de tabuleiro e cartas, totalizando 598 itens distribuídos em todas as unidades que realizam o Programa Mente Ativa.
Para esta necessidade, ocorreu a contratação de assessoria especializada para realização de pesquisa e curadoria para seleção dos jogos que contemplassem as necessidades do Programa. Os jogos selecionados desenvolvem a coordenação motora, o trabalho em equipe, conhecimentos gerais, raciocínio lógico, memória, argumentação, estratégia e interpretação.
Nintendo Switch Oled para o Programa Mente Ativa
No próximo mês, será realizado um treinamento com toda a equipe do estado, para apresentação e orientação sobre a utilização dos jogos, seguindo o alinhamento da proposta estadual do programa Mente Ativa. Com estes novos recursos, o Sesc-SC promove a potencialização e diversificação das atividades de estimulação cognitiva que são realizadas com os clientes.
Outra aquisição, foram equipamentos de assistente virtual Echo Dot Alexa para as 27 Unidades que realizam o programa Viva Digital 50+. Considerando os objetivos e a metodologia estruturada do programa, foi pensado neste recurso para enriquecer a experiência dos participantes, oportunizar novos aprendizados e a constante atualização às novas tecnologias.
Ao aprender a interagir com dispositivos inteligentes como a Alexa, os participantes poderão experimentar uma maior autonomia em suas atividades diárias, fortalecer sua independência e a participação ativa na sociedade.
Mente Ativa - Programa de Estimulação Cognitiva
Desta forma, previne futuros declínios cognitivos, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável, com mais autonomia, consciência e independência. As atividades são realizadas de acordo com o perfil e necessidades de cada grupo, tendo como base a interação social, vivências, jogos, dinâmicas, exercícios, ferramentas na internet, mediadas sempre pelo processo grupal, visando à manutenção e à melhora da função cognitiva.
Este programa tem a humanização e o convívio social como fenômenos centrais para o pleno funcionamento da nossa cognição. As atividades são realizadas em grupo com encontros semanais, de forma presencial.
Dança Circular - Prática interativa em grupo
A Dança Circular Sagrada é considerada uma ferramenta terapêutica, promotora de cultura de paz individual, comunitário e universal. Considerando os benefícios para a saúde de forma integral, em 2017, a Dança Circular foi implantada como uma Prática Integrativa e Complementar de Saúde pelo Ministério da Saúde dentro, contemplada como uma vivência terapêutica da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
As atividades são realizadas em grupo de pessoas idosas e intergeracionais, com encontros semanais, de forma presencial.
Viva Digital 50+
O principal objetivo é de promover a inclusão e o aperfeiçoamento digital, expandindo o uso das tecnologias digitais com atividades voltadas às necessidades do público 50+ e fomentando o envelhecimento ativo e saudável dos participantes.
As atividades são realizadas em grupos, com encontros semanais, de forma presencial.
Conecta 60+
O Trabalho Social com Grupos do Sesc, através desta atividade, contribui para o desenvolvimento interpessoal e o fortalecimento do vínculo coletivo do grupo social formado entre as pessoas idosas. As atividades seguem temas norteadores e ocorrem durante o ano por meio de encontros semanais, oficinas e eventos temáticos em rede.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
1 Comentários
leasilvestre30@gmail.com
31/01/2025 Tenho 78 anos e voltaria de participar dos grupos de pessoas idosas. Moro sozinha e quero interagir com pessoas da minha faixa etária, sinto falta de fazer atividades e quero ter contato com os outros. Moro em FlorianópolisPublicado à 2 dias
1 Respostas
Equipe Sesc
31/01/2025 Olá, Lea, tudo bem? Vai ser um prazer te receber em nossas atividades, em Florianópolis temos Unidade Sesc no Centro (Sesc Prainha), Ingleses e Estreito, os endereços e contatos estão neste link: https://www.sesc-sc.com.br/unidades/Publicado à 1 dia