Livro está disponível para participantes do TSPI e em breve para o comunidade
No Dia da Pessoa Idosa, 1º de outubro, o Sesc Santa Catarina lançou o livro "O sentido memorável das vidas: sessenta e um retratos do Trabalho Social com Pessoas Idosas no Sesc Santa Catarina". O lançamento fez parte da abertura do 8º Encontro 60+, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. A obra é fruto das oficinas realizadas pelo Trabalho Social com a Pessoa Idosa (TSPI) em todo o estado.
Por meio de fotografias, os participantes retrataram momentos significativos de suas vidas, incluindo memórias do passado e aspirações para o futuro. Esses cenários repletos de lembranças formam uma narrativa visual que oferece uma janela para o coletivo de pessoas que encontram no Sesc um espaço de pertencimento e renovação.
A gerente de Assistência e Saúde do Sesc-SC, Jéssica da Luz Pereira Pucci, comentou sobre o processo de produção do livro. "Este livro foi pensado com muito amor e respeito. Ele reúne histórias e reflexões que falam da riqueza da vida, dos desafios superados das alegrias vividas. É uma ferramente poderosa da conexão, inspiração e ensinamentos." Ela também destacou a colaboração entre diversas áreas do Sesc, como Assistência e Cultura, além do trabalho de fotógrafos e editores contratados para o projeto.
"Este livro foi pensado com muito amor e respeito. Ele reúne histórias e reflexões que falam da riqueza da vida, dos desafios superados e alegrias vividas. É uma ferramenta poderosa de conexão, inspiração e ensinamentos."
Jéssica da Luz Pereira Pucci
Gerente de Assistência e Saúde do Sesc-SC
“O sentimento ao realizar esse trabalho é o de reunir não apenas histórias de vida, mas também o relato de um coletivo. Um grupo que, através das atividades no Sesc, forma uma nova família. O livro é um álbum de histórias vividas por pessoas que encontram no Sesc um sentido para o futuro e uma alegria presente no dia a dia”, afirmou o editor do livro, Dennis Radünz.
"O livro é um álbum de histórias vividas por pessoas que encontram no Sesc um sentido para o futuro e uma alegria presente no dia a dia
Dennis Radünz
Editor do livro "O sentido memorável das vidas: sessenta e um retratos do Trabalho Social com a Pessoas Idosas no Sesc Santa Catarina"
Glací Leusin Amadinha, participante do TSPI do Sesc Ingleses (Florianópolis) e uma das retratadas no livro, compartilhou sua experiência no projeto.
"O Sesc já faz parte da minha vida há muito tempo, e participar deste livro foi uma grande honra. Durante a produção das fotos, senti-me especial, como uma celebridade, pois meus vizinhos achavam que eu era uma artista quando a equipe de produção chegou à minha casa”, contou.
Entre as fotografadas está Dona Irene Dal Sasso, que, aos 100 anos, frequenta o Sesc há mais de 40 anos e participa ativamente das atividades do TSPI. Conhecida por sua gentileza, ela é o sexagésimo primeiro retrato do livro. Nas imagens, Dona Irene aparece dançando, mostrando sua vitalidade e esperança.
O livro começa com uma apresentação redigida pelo presidente do Sistema Fecomércio, que destacou o sentimento em participar da produção.
"Este belo livro me faz reviver ensinamentos que tenho como herança. Como também vivo a terceira idade, reconheço as Unidade do Sesc como lugares de independência, protagonismo e vida ativa. Penso que temos que viver agora o momento que Deus nos oportunizou e curtir o melhor de tudo que ainda temos na vida"
Hélio Dagnoni
Presidente do Sistema Fecomercio, Sesc e Senac-SC
Encontro 60+
O lançamento do livro marcou a abertura do Encontro 60+, realizado na última terça-feira, 1º de outubro, no Hotel Sesc Cacupé, e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac-SC, Hélio Dagnoni. O evento reuniu participantes do Trabalho Social com Pessoas Idosas de todo o estado, de 1º a 4 de outubro, com oficinas, apresentações culturais, atividades recreativas, palestras, entre outras atividades.
"Esse evento reforça a atuação do Sesc em Santa Catarina, promovendo o envelhecimento saudável e ativo, além de incentivar a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa”, destacou o diretor de Programação Social do Sesc-SC, Eduardo Makoviek Júnior
O Encontro 60+ promove a interação entre as pessoas idosas participantes das atividades do Sesc, como: Viva Digital 50+, Conecta 60+, Mente Ativa, Dança Circular, entre outros grupos que visam proporcionar espaços de integração, reflexão sobre o envelhecimento, socialização, protagonismo e empoderamento.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários