Sesc-SC lança novo programa Viva Digital 50+

O lançamento aconteceu no Dia Nacional da Inclusão Digital, 27/03


26/03/2024 - Atualizado em 28/03/2024 - 2614 visualizações

 Inclusão Digital

Hoje, 27/03, é o Dia Nacional da Inclusão Digital. A data ainda não é reconhecida oficialmente, mas o Ministério das Comunicações já considera o dia 27 de março como um marco. O objetivo dessa data é de incentivar o raciocínio sobre a utilização da tecnologia no dia a dia das pessoas e discutir ações que possibilitem o acesso à comunicação digna a toda a população. 

Registro de atividades do Trabalho Social com Pessoas Idosas.

 A inclusão digital é um caminho para a inclusão social. As pessoas estando capacitadas e bem-informadas têm mais condições de exercer a cidadania e de fazer melhores escolhas, com autonomia e segurança.

A pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, realizada na 2ª edição em 2020, mostra que os idosos no Brasil se sentem excluídos do mundo digital.

Segundo a pesquisa, 72% da população 60+ nunca utilizou um aplicativo e 62% nunca utilizou redes sociais. 

 Segundo a Política do Envelhecimento Ativo, elaborada pela OMS, promover a inclusão digital por meio do acesso à internet e do treinamento pode ser uma forma de facilitar a participação de pessoas que foram excluídas da sociedade.

É uma das formas de seguir um dos pilares do Envelhecimento Ativo, o “Aprendizagem ao longo da vida”, promovendo a inclusão tecnológica, garantindo acesso e treinamento adaptado às necessidades específicas das pessoas de todas as idades que estejam sujeitas ao risco de exclusão.


Atuando nesse sentido, o Sesc-SC iniciou as atividades de inclusão digital para pessoas idosas em 2007, com o projeto Idoso Empreendedor, na Atividade de Trabalho Social com Grupos, do Programa Assistência. Em 2018, o projeto foi atualizado e passou a se chamar Mundo Digital Máster, ofertado para pessoas idosas acima de 55+.   

Registro de atividades do Trabalho Social com Pessoas Idosas.

Lançamento do Programa de Inclusão Digital – Viva Digital 50+ 

Para 2024, seguindo o processo de atualização e melhorias dos serviços, o Sesc- SC apresenta o novo Programa de Inclusão Digital – Viva Digital 50+.

Uma nova metodologia está em implantação em 26 unidades do Sesc-SC, preparada para atender a 1.400 pessoas no ano.

Registro de atividades do Trabalho Social com Pessoas Idosas.k.

Registro de atividades do Trabalho Social com Pessoas Idosas..

 Os encontros acontecem em grupo, uma vez por semana, com a proposta de desenvolver os conhecimentos por meio do computador ou do smartphone, abordando um cronograma anual de conteúdos e estimulando reflexões sobre a longevidade e o mundo digital.

A partir desta inciativa, criar um espaço de aprendizado constante, com interação social, autonomia e segurança voltado às pessoas com 50 anos ou mais.  

Nosso principal objetivo é de promover a inclusão e o aperfeiçoamento digital para pessoas acima de 50 anos, expandindo o uso das tecnologias digitais com atividades voltadas às necessidades específicas dessas pessoas e fomentando o envelhecimento ativo e saudável e dos participantes. 

Como a proposta foi construída 

Em 2023, iniciou-se o processo renovação e de atualização do novo Programa, com a assessoria Ativen – Inovação e Longevidade, que realizou o diagnóstico do projeto e iniciou as atualizações metodológica e a criação dos materiais técnico (equipe Sesc) e educativo (clientes). 

Esse trabalho de reestruturação e implantação terá duração até dezembro de 2024, com atuação direta da equipe da Ativen, com vasta experiência e atuação na área:

Treinamento com a Ativen.

Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva, com doutorado em Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP, Profa. Dra. Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez, com pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília, Sergio Werther Duque Estrada, representante para a América Latina da organização Aging2.0, sediada em Louisville, Kentucky, EUA e CEO e co-founder da Ativen Inovação e Longevidade e o Dr. Egídio Lima Dorea, médico nefrologista, membro do board do International Longevity Centre Brazil, Coordenador da Universidade Aberta à Terceira Idade da USP - a USP 60+ e Conselheiro do Centro Internacional de Longevidade Brasil. 

“O mundo está cada vez mais digital, é um caminho sem volta. O letramento digital é ferramenta indispensável para maior protagonismo, inclusão e participações sociais. Parabéns Sesc e programa Viva Digital 50+ por ajudar a tornar os 50+ visíveis, independentes e autônomos.", declara a assessoria Ativen.

As equipes do Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc-SC, 47 colaboradores de 30 Unidades do estado receberam a primeira etapa do treinamento com a Ativen, em fevereiro de 2023. E, durante todo esse ano, haverá o acompanhamento mensal com os especialistas, por meio de reuniões virtuais, para suporte na implementação do projeto e treinamentos virtuais complementares. 

Treinamento com a Ativen.

Trabalho Social com Pessoas Idosas

O Sesc Santa Catarina acredita na promoção do envelhecimento com oportunidades de protagonismo, numa sociedade em que as pessoas idosas sejam respeitadas e valorizadas por suas potencialidades. A Instituição é pioneira no Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), promovendo ações que buscam socializar o público 60+, numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos seus direitos.   

Com o TSPI, o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.    Nacionalmente, o TSPI iniciou 1960 no Sesc São Paulo.

Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito, em Florianópolis. O objetivo principal é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais: Relações Intergeracionais; Gerontologia como tema transversal; Protagonismo da pessoa idosa; e Envelhecimento ativo.   

“Estamos na década do envelhecimento saudável, uma iniciativa global, que reúne os esforços governamentais, de instituições privadas e de toda a sociedade para melhorar a vida das pessoas idosas. E estamos juntos nessa”, reforça a diretora. “O Sesc está ao seu lado e da sua família, para que todos possam ter vidas longas e saudáveis, e fazer as coisas que valorizam pelo maior tempo possível”, reforça a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.   

No Estado as principais programações são: Viva Digital 50+, Conecta 60+, Mente Ativa, e Dança Circular entre outros grupos de interesse, que visam proporcionar espaços de integração, reflexão sobre envelhecimento, socialização e empoderamento. 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

1 Comentários

Angela

29/03/2024 Bem legal esta iniciativa do Sesc tenho 59 anos e as pessoas de 50+ tem muita sabedoria mas está conectado com o mundo digital e muito importante

Publicado à 34 semanas


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .