Confira as atividades do Junho Violeta no Sesc-SC
Entre os dias 10 e 14 de junho, o Sesc Santa Catarina promoveu o "Junho Violeta 2024" como parte da Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa. A programação contemplou palestras, debates, rodas de conversa e workshops, com o objetivo de conscientizar a população sobre as várias formas de violência contra a pessoa idosa.
Fizeram parte dessa programação as unidades de Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Concórdia, Araranguá, Canoinhas, Ingleses, Estreito, Palhoça, Mafra, Curitibanos, Chapecó, Blumenau, Brusque, Lages, Laguna, Criciúma e São Joaquim. O Junho Violeta teve mais de 560 participantes em todo o Estado, fortalecendo uma agenda integrada com ações de representação estadual para promover o trabalho em rede.
O Junho Violeta no Sesc-SC contou com parcerias com diversas instituições, como Centros de Referência de Assistência Social (CREAS), Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e à Pessoa Idosa (DPCAMI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Militar - 6º Batalhão de Polícia Militar, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e as áreas de educação e cultura do Sesc Santa Catarina.
Estiveram presentes profissionais de diversas áreas, como Kamila de Oliveira Rodrigues (psicóloga clínica), Dr. Daniel Paladino (Promotor de Justiça), Dr. João Victor (assessor promotoria), Richard Antonelo (profissional de educação física), Marcela Kovalczuk (psicóloga), Dra. Bruna Amorim Martello (OAB), Isabel Cristina Feijó (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso), Juliana Espindola e Vânia Pinheiro Rodrigues (Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa – OAB), e Emili Costa de Amorim (psicóloga clínica do Sesc Criciúma), que realizaram palestras e discussões sobre os direitos dos idosos, contribuindo com suas experiências e conhecimentos.
As ações do Junho Violeta no Sesc Araranguá foram muito produtivas. Foi um momento de orientação sobre os tipos de violência contra o idoso, disque denúncia, a atenção aos sinais que o idoso pode dar em referência à violência e como agir caso sofra violência ou conheça alguém que está sofrendo. Além de aprendizado, foi uma oportunidade de muita troca de experiências. Parabéns à policial civil Márcia e à Cleonice e sua equipe do Sesc. Gratidão!"
Leatriz Arbelo de Oliveira do Sesc Araranguá
Foi um prazer levar aos idosos esses conhecimentos sobre os direitos, a importância do Estatuto do Idoso e as estatísticas de violências sofridas por eles e quais os canais para atendimento nestes casos. Eles pareciam muito interessados e houve uma troca de informações e relatos pessoais sobre o tema abordado."
Emily Hipólito Garcia do Sesc Araranguá
Conversar abertamente sobre as várias formas de violência contra a pessoa idosa é o melhor meio para prevenção de futuros acontecimentos neste sentido. Me senti muito à vontade para perguntar sobre o tema nas duas reuniões que tivemos aqui. Tanto a PM quanto a advogada mostraram interesse e conhecimento a respeito do tema. Espero por outras tardes como esta."
Gertrudes Teresinha Viecelli do Sesc Lages
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários