Assista o Top Dicas sobre a Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos
No próximo dia 29 de outubro, celebra-se o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos. Essa data destaca um problema global que impacta a segurança alimentar, o meio ambiente e a economia. Nesta edição do Top Dicas, a nutricionista do Sesc Mesa Brasil, Viviane de Fátima Bertei, compartilha como você pode reduzir o desperdício e melhorar a qualidade da alimentação em diferentes ambientes.
Além das orientações essenciais para evitar o desperdício e otimizar o aproveitamento integral dos alimentos, Viviane ensina a preparar um creme de abóbora com casca, mostrando como é possível fazer isso na sua própria casa. Ela também ressalta o uso criativo de cascas, folhas e talos em receitas.
Além das orientações essenciais para evitar o desperdício e otimizar o aproveitamento integral dos alimentos, Viviane ensina a preparar um creme de abóbora com casca, mostrando como é possível fazer isso na sua própria casa. Ela também ressalta o uso criativo de cascas, folhas e talos em receitas.
Ao adotar essas práticas, é possível contribuir para um sistema alimentar mais sustentável e eficiente, minimizando perdas e beneficiando tanto o planeta quanto as futuras gerações.
Assista ao Top Dicas completo abaixo.
Sesc Mesa Brasil
O Sesc Mesa Brasil é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, sendo uma referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atua em parceria com empresas que doam seus excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas ainda seguros para o consumo.
O programa de segurança alimentar e nutricional atende diariamente milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de instituições socioassistenciais cadastradas.
Com sedes em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages, São José e Forquilhinha, o Sesc Mesa Brasil conecta parceiros doadores de alimentos a instituições sociais, buscando onde sobra e levando onde falta. Ou seja, o programa recolhe alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas próprios para consumo, e os entrega a instituições sociais para complementar refeições e contribuir para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada. As ações educativas desenvolvidas pelo programa também estimulam a cidadania e incentivam o desenvolvimento comunitário.
Em 2023, foram distribuídos 3.195.871 kg de alimentos para 514 organizações sociais em 71 municípios catarinenses. Desde 2003, já foram mais de 43.443.771 kg de alimentos destinados à complementação de refeições em Santa Catarina.
O programa integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e é certificado pela Global Foodbanking Network (GFN), organização internacional que certifica e apoia bancos de alimentos em todo o mundo.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários