Em Santa Catarina, o Conecta 60+, Grupo da Memória on-line e Dança Circular on-line são algumas das atividades do Trabalho Social com Idosos (TSI), que o Sesc desenvolve de forma pioneira no Brasil e contribui para o envelhecimento ativo e saudável dos participantes. São ações que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento, a socialização, o protagonismo e empoderamento dos 60+.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o TSI cria condições para integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo sua autoestima e resgatando seu valor social. Atualmente, mais de 50 mil pessoas são atendidas pelo programa em todo o país, segundo números do Instagram do Sesc Brasil, e participam de atividades e trabalhos em grupo com pessoas da mesma idade e de outras gerações.
Quem pode participar?
Todas as pessoas a partir de 60 anos, podem participar das atividades do Trabalho Social com Idosos (TSI) no Sesc Santa Catarina.
Como são os encontros?
Os encontros on-line acontecem semanalmente, com duração de 1 hora a 1h30, pela plataforma Google Meet, com a participação de todos os inscritos do grupo na mesma atividade. São até 16 participantes por grupo.
Os encontros presenciais estão retornando de forma gradativa, de acordo com os decretos e portarias estaduais e municipais, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. Também ocorrem semanalmente, em salas das Unidades do Sesc, com computadores e materiais para a realização das atividades.
Todas as atividades possuem o foco direcionado para a participação e integração de todos os participantes, com metodologia que atenda às questões relacionadas ao envelhecimento ativo. A convivência (mesmo que virtual) e a interação social estão presente em todas as ações.
Como faço para participar?
As inscrições podem ser realizadas na Central de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc ou pelo App Sesc-SC.
Para as atividades realizadas de forma on-line, é necessário ter acesso à internet e aparelho de smartphone ou computador. O App está disponível no Google Play ou Apple Store. Basta atualizar ou baixar o aplicativo, ou acessar app.sesc-sc.com.br.
Hoje os 60+ interagem com novas formas de conhecimento e compartilham expectativas vivenciais. Eles participam de ações semanais como oficinas, lives, palestras e rodas de conversa, desenvolvidas por meio das redes sociais e aplicativos.
"No Sesc eles aprimoram os conhecimentos tecnológicos com uma dose de alegria e parceria de todos que participam", elogia filha de cliente do Conecta 60+
Denise Bettoni, filha da Dona Maria Matilde Schmitz Bettoni, cliente do Sesc Jaraguá do Sul, comenta que "quando a mãe começou a usar um smartphone e o aplicativo WhatsApp ela relutou um pouco, dizendo que não iria conseguir, que está velha e tal, mas acabamos ensinando a usar só com instruções pelos áudios, ou seja, só falando.
Um tempo depois criamos uma conta no Facebook para que ela pudesse olhar as novidades de todos e em seguida ela viu, pelo Face, que no Sesc tinha aula para idosos usarem o smartphone. Fomos lá com ela, fizemos a matrícula e desde então, as segundas-feiras de tarde passaram ter outro sentido. Cada semana um aprendizado novo, uma troca de experiências. E nós filhos cada dia mais orgulhosos."
"Esse trabalho realizado pelo Sesc é muito interessante. Nem mesmo com a chegada da pandemia minha mãe ficou sem contato com seus novos colegas. Logo em seguida chegou o convite para que ela participasse de forma on-line do Conecta 60+. Um show de trabalho! Os idosos conectados no Google Meet. Que orgulho! Palestras com temas bons", destaca Denise. "O Sesc ajuda muito os idosos, eles aprimoram os conhecimentos tecnológicos com uma dose de alegria e parceria de todos que participam. Os professores (mediadores, no caso), são sensacionais! Esse aprendizado que eles têm on-line, a troca de experiências, faz com que o isolamento social os deixe menos tristes, ansiosos, preocupados com esse vírus que circula entre todos nós e nos faz entender que sempre é possível, basta vontade e amor pelo que faz, o que não falta pra equipe Sesc Jaraguá do Sul! Somos gratos!", elogia.
Inclusão digital dos 60+
O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Esse dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE reflete uma tendência de uma população envelhecida, mas que ainda está cheia de vontade de aprender, produzir e consumir. Aprender, também novas tecnologias, possui potencial importante para contribuir no processo de envelhecimento mais ativo.
Mesmo idosos mais resistentes estão se rendendo à tecnologia e às redes sociais como forma de contato com o mundo exterior. Há uma mudança no perfil deste público, eles agora enxergam na tecnologia um novo modo de vida: novos hábitos, novas rotinas e estão cada vez mais conectados aos celulares e computadores. “A internet permite isso, que eles sejam protagonistas e atuantes, não somente expectadores”, comenta Jéssica da Luz Pereira Pucci, Gerente de Assistência do Sesc-SC.
Os perfis de idosos influenciadores são a marca registrada dessa mudança, e essa representatividade também é um fator estimulante para a presença deles nesses espaços. Desde os cafés virtuais, as lives, os cursos on-line, os idosos estão criando perfis, conteúdo, interagem e participam. Aplicativos de encontros, compras, instituições financeiras e telemedicina são apenas algumas das demandas que surgiram durante este período de pandemia e que fizeram com que esse público procurasse entender e se fazer mais presente no mundo digital.
Ficou interessado em saber como acontece o Trabalho Social com Idosos do Sesc?
Assista ao vídeo que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre as ações do Trabalho Social com Idosos (TSI) produzido em 2020.
0 Comentários