Você já parou para pensar como está a sua memória?

Conheça nosso novo Programa de Estimulação Cognitiva - Mente Ativa


17/02/2023 - Atualizado em 24/02/2023 - 705 visualizações

A importância da estimulação cognitiva

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o aumento da expectativa de vida, as pessoas idosas ficam mais suscetíveis ao surgimento de queixas de memória, problemas cognitivos e demência. Nesse sentido, a manutenção e a estimulação da função cognitiva são importantes para a saúde geral e podem promover a melhora da qualidade de vida.

Para que o processo de envelhecimento seja uma experiência positiva, a OMS orienta no documento “Envelhecimento Ativo: uma política de saúde”, que uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança.

Observando esse cenário, e seguindo as diretrizes nacionais do Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc-SC implantou o Programa de Estimulação Cognitiva - Mente Ativa em 26 Unidades no Estado. As atividades são voltadas ao público adulto e idoso, a partir de uma metodologia própria, com atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo.

Conheça o Mente Ativa

O Mente Ativa é uma nova proposta do Trabalho Social com Grupos do Sesc-SC, para desenvolver o potencial cognitivo de pessoas com mais de 40 anos. Os encontros acontecem uma vez por semana, com vivências, dinâmicas, avaliações, exercícios, jogos, interação social e conteúdos, mediados sempre pelo processo grupal.

O projeto conta com uma metodologia própria, com bases técnico-científicas, para melhorar o desempenho da atenção, da memória, do humor, do raciocínio, da concentração e das atividades básicas de vida diária. Desta forma, previne futuros declínios cognitivos, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável, com mais autonomia, consciência e independência.

O acompanhamento é um dos diferenciais da atividade. Os participantes serão avaliados com testes validados cientificamente, para analisar o desempenho individual. A partir dos resultados, será possível direcionar as atividades de acordo com o perfil e necessidades de cada grupo. Ao final do ano, cada um receberá uma devolutiva do Sesc, apresentando os dados do seu desempenho no programa.

Primeiros grupos nas Unidades

Joinville

Lages

Brusque

Chapecó

Etapas do Programa

1ª:  Apresentação do programa Mente Ativa e aplicação do questionário individual.

2ª: Aplicação dos testes de avaliação do estado cognitivo e funcional.

3ª: Realização das atividades de estimulação cognitiva, semanalmente, até o final do ano.

4ª: Reaplicação dos testes de avaliação do estado cognitivo e funcional.

5ª: Encerramento e entrega dos dados de desempenho individual no programa.

Como a proposta foi construída

Para construção dessa proposta, contamos com a assessoria do doutor André Junqueira Xavier, médico geriatra, doutor em Informática em Saúde e pós-doc em Estimulação Cognitiva, que atua nas áreas de ensino médico, epidemiologia do envelhecimento e reabilitação da memória. Ele é coordenador do Ambulatório da Memória e da Oficina da Lembrança da UniSul Grande Florianópolis, além de ser criador e coordenador da disciplina de Telemedicina do curso de medicina da UniSul

Dr. André Junqueira Xavier, ao lado da gerente de Saúde e Assistência, Jéssíca Pucci, e da analista de Assistência do Sesc-SC, Cristiani Jacobus

O doutor André ministrou a formação para a equipe Sesc-SC de todo o estado, no Hotel Sesc Blumenau. No total, 41 colaboradores envolvidos com o projeto foram capacitados para trabalhar com a metodologia. E, durante todo esse ano, terão acompanhamento mensal com o especialista, por meio de reuniões virtuais, para suporte na implementação do projeto e estudo de casos.

Imagens do treinamento 

Capacitação da equipe Sesc-SC

Colaboradores do Sesc Araranguá, Brusque, Criciúma, Caçador, Curitibanos, Canoinhas e São Miguel do Oeste

Colaboradores do Sesc Concórdia, Chapecó, Lages, Joaçaba, São Joaquim, Xanxerê, Laguna e Tubarão

Colaboradores do Sesc Estreito, Palhoça, Prainha, São José, Ingleses, Tijucas, São João Batista e Jaraguá do Sul

Colaboradores do Sesc Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Joinville, Mafra, São Bento do Sul e Rio do Sul

Equipe preparada para conduzir o novo projeto nas Unidades Sesc-SC

Trabalho Social com Idosos (TSI)

Pioneiro no país, em realizar o Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.

Nacionalmente, o TSI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito/Florianópolis.

O objetivo principal do TSI é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais:

- Relações Intergeracionais;
- Gerontologia como tema transversal; 
- Protagonismo da pessoa idosa;
- Envelhecimento ativo.

Colaboração: Cristiani Jacobus Vieira, Analista de Assistência do Sesc-SC

Agenda 2030

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).

2 Comentários

Adna Oliveira Lopes

21/02/2023 Que bom termos equipe com pessoas preparadas para ajudar os velhos.

Publicado à 1 ano

Jacqueline

18/02/2023 Considero portantissimo esse tio de atividade. Cuidar da saúde mental e promover uma velhice com bem estar. Infelizmente esse programa não tem em todas as cidades, por isso, sugiro um modelo online, no qual alguém que mora em cidades onde não há o Sesc, possa participar aa distância. Também oferecer para todos os públicos.

Publicado à 1 ano

1 Respostas

Equipe Sesc

06/03/2023 Olá Jacqueline, bom tarde! Obrigada pelo seu contato. Vamos levar sua sugestão para os responsáveis pelo projeto. Atenciosamente.

Publicado à 1 ano


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .