“Fazer tricô pensando que cada ponto vai se transformar em um lindo gorro, para aquecer uma criança ou um adulto, me enche de alegria. É interessante pois também me sinto aquecida! Que minhas mãos continuem firmes para sempre poder fazer estes trabalhos manuais”, comenta a voluntária Rosa Maria Pereira Silva, 67 anos, do Grupo Mãos à Obra do Sesc Prainha (Florianópolis). Assim como Cirlei Aparecida da Silva Machado, voluntária do Sesc Araranguá, que declara “sinto com a alma mais calma fazendo o bem. Tricotando com muito amor, para aquecer o coração”.
Na mesma sintonia Teresa Lemos dos Passos, voluntária do projeto no Sesc Prainha (Florianópolis) ressalta “amo ser voluntária, está no sangue, ajudar ao próximo. A cada touquinha que faço, é uma gratidão imensa que gera em mim, ao saber que vou aquecer uma criança, nestes invernos rigorosos em nossa região. E também muita satisfação em fazer parte de uma equipe formada por voluntários aqui no Sesc Prainha (Florianópolis) o ‘Grupo Mãos à Obra'. Todas com muito amor, carinho e realização”, amando o que faz. Mesmo sentimento da voluntária Marlene Rodrigues Corrêa, do Sesc São João Batista, que salienta “amo fazer parte deste projeto maravilhoso, que ajuda pessoas necessitadas, me sinto feliz e realizada de poder colaborar com o projeto que faço com muito amor e carinho”.
Nos depoimentos dessas voluntárias se repetem as palavras amor e carinho. Sentimentos que demonstram afeto pelo o que fazem e pelo o outro. E juntos, os 121 voluntários produziram 1.119 peças até o dia 7 de junho, com os 1.294 novelos de lã, 54 linhas e 30 agulhas de tricô arrecadados. Dessas 646 já foram entregues a instituições e comunidades cadastradas. A ação segue até o dia 31 de julho, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social.
Que tal fazer parte dessa rede de solidariedade? Você pode contribuir com o projeto “Arte de Doar” do Sesc, como doador de materiais e/ou voluntário na produção de peças de lã (como toucas, meias e cachecóis), para uso das pessoas que mais necessitam. Basta clicar aqui e consulte a programação da sua cidade. Também podem se cadastrar neste link: https://forms.office.com/r/Pav1jguW6m ou entrar em contato com a Unidade do Sesc da sua região.
"Arte de Doar"
A ação "Arte de Doar" reforça o compromisso social do Sesc em contribuir para a redução dos impactos desta pandemia, promovendo a mobilização e engajamento social para suprir a necessidade de itens de proteção contra o frio, contribuindo com a sociedade como um todo. Como signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o Sesc assumiu o compromisso com a incorporação da Agenda 2030 nos projetos desenvolvidos pela Instituição. A atuação desta ação social segue as dimensões do desenvolvimento sustentável e visa contribuir para alcance das metas das ODS 03 (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Como participar?
Materiais necessários:
Participante voluntário na confecção das peças de lã:
Os voluntários recebem os materiais para a produção das peças, que são arrecadados de empresas parceiras e demais doadores. As peças produzidas pelos voluntários são entregues nas instituições sociais e comunidades identificadas em cada cidade realizadora, sendo estas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
0 Comentários