Voluntários do projeto “Arte de Doar” já tricotaram 1.119 peças para doar a instituições sociais e comunidades


08/06/2021 - Atualizado em 05/07/2021 - 1026 visualizações

“Fazer tricô pensando que cada ponto vai se transformar em um lindo gorro, para aquecer uma criança ou um adulto, me enche de alegria. É interessante pois também me sinto aquecida! Que minhas mãos continuem firmes para sempre poder fazer estes trabalhos manuais”, comenta a voluntária Rosa Maria Pereira Silva, 67 anos, do Grupo Mãos à Obra do Sesc Prainha (Florianópolis). Assim como Cirlei Aparecida da Silva Machado, voluntária do Sesc Araranguá, que declara “sinto com a alma mais calma fazendo o bem. Tricotando com muito amor, para aquecer o coração”.

Na mesma sintonia Teresa Lemos dos Passos, voluntária do projeto no Sesc Prainha (Florianópolis) ressalta “amo ser voluntária, está no sangue, ajudar ao próximo. A cada touquinha que faço, é uma gratidão imensa que gera em mim, ao saber que vou aquecer uma criança, nestes invernos rigorosos em nossa região. E também muita satisfação em fazer parte de uma equipe formada por voluntários aqui no Sesc Prainha (Florianópolis) o ‘Grupo Mãos à Obra'. Todas com muito amor, carinho e realização”, amando o que faz. Mesmo sentimento da voluntária Marlene Rodrigues Corrêa, do Sesc São João Batista, que salienta “amo fazer parte deste projeto maravilhoso, que ajuda pessoas necessitadas, me sinto feliz e realizada de poder colaborar com o projeto que faço com muito amor e carinho”.

Nos depoimentos dessas voluntárias se repetem as palavras amor e carinho. Sentimentos que demonstram afeto pelo o que fazem e pelo o outro. E juntos, os 121 voluntários produziram 1.119 peças até o dia 7 de junho, com os 1.294 novelos de lã, 54 linhas e 30 agulhas de tricô arrecadados. Dessas 646 já foram entregues a instituições e comunidades cadastradas. A ação segue até o dia 31 de julho, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social.

Que tal fazer parte dessa rede de solidariedade? Você pode contribuir com o projeto “Arte de Doar” do Sesc, como doador de materiais e/ou voluntário na produção de peças de lã (como toucas, meias e cachecóis), para uso das pessoas que mais necessitam. Basta clicar aqui e consulte a programação da sua cidade. Também podem se cadastrar neste link: https://forms.office.com/r/Pav1jguW6m ou entrar em contato com a Unidade do Sesc da sua região.

"Arte de Doar"

A ação "Arte de Doar" reforça o compromisso social do Sesc em contribuir para a redução dos impactos desta pandemia, promovendo a mobilização e engajamento social para suprir a necessidade de itens de proteção contra o frio, contribuindo com a sociedade como um todo. Como signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o Sesc assumiu o compromisso com a incorporação da Agenda 2030 nos projetos desenvolvidos pela Instituição. A atuação desta ação social segue as dimensões do desenvolvimento sustentável e visa contribuir para alcance das metas das ODS 03 (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Como participar?

Materiais necessários:

  • Novelos de lã, linhas e agulhas de tricô.

    Preferencialmente, higienizar e embalar os materiais para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Participante voluntário na confecção das peças de lã:


Os voluntários recebem os materiais para a produção das peças, que são arrecadados de empresas parceiras e demais doadores. As peças produzidas pelos voluntários são entregues nas instituições sociais e comunidades identificadas em cada cidade realizadora, sendo estas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.



Sesc Araranguá

Sesc Araranguá

Sesc Canoinhas

Sesc Itajaí

Sesc Joaçaba

Sesc Joinville

Sesc Prainha (Florianópolis)

Sesc São Miguel do Oeste

Sesc Tijucas

Sesc Tijucas

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .