Como se preparar para o intercâmbio?

Confira as dicas da professora de inglês e intercambista, Cristina Cecon.


20/06/2024 - Atualizado em 20/06/2024 - 200 visualizações

Preparar-se para um intercâmbio é um momento que envolve muitas dúvidas e ansiedade, já que esse processo exige um planejamento cuidadoso para enfrentar os desafios que surgirão. 

Desde escolher o destino ideal até se adaptar a uma nova cultura e idioma, há diversos fatores que devem ser considerados. Para ajudar quem está pensando em embarcar nesta aventura, falamos com a professora de inglês Cristina Cecon, que já realizou quatro intercâmbios e compartilhou dicas valiosas para uma preparação eficaz para o momento do intercâmbio. Confira!  

Qual é a dica mais importante que você daria para quem está se preparando para o intercâmbio?

Estabeleça uma data, do contrário, a tendência de protelar e não tirar isso do papel é grande.  

Pesquise tendo em vista o seu perfil, por exemplo: eu gosto de crianças e tenho experiência cuidando de crianças; então o programa de Au Pair é uma ótima escolha!  

Como lidar com o choque cultural da linguagem?  

Pesquisando sobre o destino, assistindo a vídeos de quem já foi para lá e estudando vocabulário e o sotaque daquele destino para diminuir o "estranhamento" com a nova cultura. Assista a filmes que foram gravados no país de destino para se familiarizar com o lugar e não se esqueça de assistir em inglês para afinar o ouvido! 

Qual é o tempo recomendado para realizar um intercâmbio e voltar falando bem o inglês?  

Isso vai depender da sua exposição à língua e do seu nível no momento da viagem. Você pode fazer um curso de um mês e focar em imergir 100% na cultura, conhecendo locais e outros estudantes internacionais para ter bastante interação. Foque mais em criar memórias e melhorar a sua comunicação! 

Quais são os países mais recomendados para aprender inglês?  

  Eu diria que os países em que o inglês é a primeira língua, mas não se limite a eles. Estudei e melhorei o meu inglês morando nos EUA, mas também na Holanda, onde o idioma local é o holandês. Para qualquer lugar que você vá, em centros turísticos, o inglês será muito usado. 

Qual é o melhor momento da vida para fazer intercâmbio?  

Vai depender de qual tipo de intercâmbio você quer fazer. Por exemplo, para fazer o intercâmbio de Au Pair, que eu fiz duas vezes (uma para os Estados Unidos e outro para a Holanda), precisa ser até os 26 anos; já para estudar inglês e morar fora, pode ser até mesmo depois dos 30.  

Como se preparar para chegar no país sem sofrer com a língua estrangeira?  

Estudando a língua. Mas não espere chegar em um nível perfeito, porque não existe. Hoje, temos ferramentas como Chat GPT que podem tanto nos ajudar a estudar como também usar o idioma em uma situação durante a viagem.    Estou a caminho do meu quarto intercâmbio e visitarei o décimo terceiro país... Isso não anula a ansiedade ou o medo do novo, do que nos espera. O que eu entendo hoje e está fazendo a diferença é trocar a ansiedade pela empolgação! Planejar essa viagem para a Tailândia nos deu uma chance de conhecer a cultura e o lugar como se já estivéssemos lá, o que ajuda na adaptação. 




Cristina Cecon é professora de inglês com formação em Letras (Unoesc - São Miguel do Oeste) e pós-graduação em ensino de língua inglesa (IFSC - CCO). Viaja e faz intercâmbios desde 2013 e trabalha com aulas particulares de inglês on-line e intercâmbio de estudos para a Nova Zelândia.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .