Dentista no Sesc: Quais são os tratamentos odontológicos oferecidos?


24/03/2022 - Atualizado em 29/01/2024 - 9966 visualizações

Sorrir faz bem à saúde, eleva o humor, estimula o sistema imunológico além de ser um antidepressivo natural. Quando você sorri para alguém provavelmente receberá em retribuição outro sorriso. 

Conte com o Sesc para cuidar do seu sorriso e mostrá-lo sem medo!

A Instituição é referência em Odontologia porque atende sempre da melhor forma seus clientes, em 16 clínicas odontológicas no Estado de Santa Catarina. 

“O atendimento humanizado presente em nossas clínicas faz com que seu sorriso seja tratado como ele merece. Por profissionais capacitados, que sabem que cuidando da sua saúde bucal os benefícios se espalham pelo resto do corpo, refletindo na saúde física e mental, trazendo uma sensação de bem-estar geral", destaca Adriana Pagni Lacotís, dentista responsável pelas atividades Saúde Bucal, Cuidado Terapêutico e Unidades Móveis Saúde da Mulher e OdontoSesc no Departamento Regional do Sesc-SC.

Segundo a dentista, manter a boca saudável representa também proteção para o nosso corpo. "Não é apenas um aspecto estético, mas um dos principais eixos contra a doença", reforça.

Dentista no sesc: tradição em cuidar

O Sesc atende odontologia desde 1948 e em Santa Catarina iniciou em 1976 com o objetivo de levar atendimento no âmbito primário, ou seja, na odontologia voltada principalmente para a prevenção e ação clínicas, cirúrgicas e curativas básicas. Em 2023, 18.528 pessoas tiveram acesso a cuidados básicos capazes de proporcionar melhores resultados à saúde bucal e prevenir doenças, além de procedimentos especializados de baixa complexidade.

Quais são os principais serviços odontológicos oferecidos no Sesc?

  • Dentística restauradora: A restauração dentária ou de dente é um tratamento, que permite restabelecer a função mastigatória e estética em dentes que foram atingidos pela cárie e/ou desgastados ou fraturados por traumatismos diversos.
  • Exodontia: Ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente, inclusive do dente do siso.
  • Endodontia: Trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente, como tratamento de canal. 
  • Implantodontia: Faz implante dentário e promove a reabilitação oral de pacientes, que sofreram perda de dentes.
  • Odontopediatria: Cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência.
  • Ortodontia preventiva: Age na prevenção do agravamento de problemas de oclusão futuros, evitando, assim, a necessidade de uso de aparelho fixo, extração de dentes permanentes e, até mesmo, de cirurgias ortognáticas, feitas para corrigir o posicionamento do maxilar.
  • Periodontia: Cuidado e prevenção contra doenças das gengivas e dos ossos que dão sustentação e protegem os dentes.
  • Próteses: São aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas (como coroas e coroas sobre implante), ou retiradas e recolocadas na boca (como dentaduras e próteses removíveis).
  • Tratamentos preventivo: Atua com a profilaxia – limpeza, orientações de saúde bucal, e aplicação de flúor.
  • Clareamento dental: Por causa de pigmentos externos, com o passar do tempo, o dente pode sofrer alterações de cor. O clareamento dental é um procedimento para devolver a cor natural do dente.
  • Urgências e Emergências: As clínicas odontológicas do Sesc-SC atendem situações de dor, desconforto e sofrimento na cavidade oral. Dores nos dentes, gengivas, bochechas, ossos da região e na língua, ou seja, tudo que exige tratamento imediato. Ainda casos de doenças que afetam a polpa dos dentes e que causam uma dor aguda muito difícil de suportar. Para resolver o problema é necessário um diagnóstico ágil que indique o procedimento a ser realizado.

Todos esses procedimentos, dentro de cada grande área descrita, possuem subprocedimentos que são realizados com equipamentos modernos e materiais que a indústria da odontologia pode disparar de mais moderno para o cuidado ao paciente.

Visitar o dentista a cada seis meses é um exagero?

Mas e se não sinto nada?! Esse questionamento é muito comum. Na verdade, a visita de rotina evita que problemas mais graves se instalem e garante uma saúde bucal por muito tempo.

É importante ir ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses
, para verificar o estado da sua saúde bucal e se há indícios de qualquer problema ou outros sinais e sintomas.  

Por que manter a rotina de consultas?

O dentista é o profissional capacitado para verificar o estado geral da saúde bucal e se há indícios de lesões, que possam evoluir para uma possível inflamação da gengiva – o que pode vir a comprometer a saúde como um todo. Assim, as visitas regulares são fundamentais para a prevenção de problemas.

Além disso, é só no consultório odontológico que você pode fazer uma limpeza especializada. Por mais capricho que você tenha nos cuidados diários, esse procedimento é crucial para evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Sem contar que a limpeza profunda feita pelo dentista pode deixar o sorriso mais radiante – o que conta muitos pontos para a autoestima.

Vale dizer, ainda, que as visitas regulares ao dentista têm especial importância para problemas específicos de saúde bucal. É o caso de uso de próteses, dentes quebrados e sensibilidade dental, que exigem um acompanhamento mais próximo do profissional.

E você, está em dia com as suas consultas?

Como é a consulta com o dentista?

O dentista fará um exame cuidadoso de seus dentes, da sua gengiva e mucosa da boca (bochecha, parte interna dos lábios e céu da boca) procurando sinais de enfermidades ou outros problemas. O objetivo aqui é ajudar a manter a saúde da sua boca e, se houver problemas, identificá-los e tratá-los o mais rápido possível, antes que se agravem.

Antes de qualquer coisa, é importante achar um profissional com quem você se sinta à vontade. O passo seguinte é marcar uma consulta para um exame completo, mesmo que aparentemente não haja nada de errado. Na sua primeira visita, o dentista também fará perguntas buscando levantar um pouco do histórico da sua saúde geral.

Nas visitas seguintes, não deixe de informá-lo sobre qualquer mudança no seu estado de saúde. Na maior parte das vezes, as visitas ao dentista se resumem a uma revisão do estado de integridade e higiene dos dentes. As consultas de rotina, que incluem a limpeza dos dentes e que, de preferência, devem ser feitas a cada seis meses, ajudam a manter seus dentes mais limpos e ajudam a evitar o desenvolvimento de problemas que podem chegar a causar dor.

O que é profilaxia? 

Profilaxia é a limpeza geral dos dentes feitas geralmente nas revisões. O dentista usará instrumentos especiais para raspar a região do dente localizada na linha da gengiva, removendo placa e tártaro que podem causar gengivite, cáries, mau hálito e outros problemas. O profissional também passará fio dental e polirá os seus dentes.

É necessário fazer radiografia?

Dependendo dos riscos de doença e dos sintomas apresentados, o dentista poderá recomendar que sejam feitas radiografias, para ajudar no diagnóstico de problemas que não poderiam ser detectados de outra maneira, como, por exemplo, danos aos ossos do maxilar ou da mandíbula, dentes que sofreram trauma, abcessos, cistos ou tumores e cáries entre os dentes.

Nossos consultórios são equipados com aparelhos de raio-x, com emissão de baixa radiação, sendo extremamente seguros. Como medida de precaução adicional, você usará um avental de chumbo no momento de tirar as radiografias. Em caso de gravidez, informe o seu dentista, só ele poderá avaliar a necessidade ou não da realização do exame.

Como é o atendimento para as crianças?

Para as crianças têm a odontopediatria, especialidade que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência. Muitos responsáveis pensam que pelo fato da criança ter um dente de leite as preocupações e as exigências de uma boa escovação e visita ao dentista devem ser minimizadas ou negligenciadas.

A equipe desenvolve um trabalho de orientação aos pais e de condicionamento na criança para que todas as alternativas possíveis aconteçam para a permanência do dente de leite na boca com saúde, livre de cárie e de outras doenças dentárias até a vida adulta.

Inclusive, é graças a essa especialidade que muitos tratamentos dentários voltados aos adultos também estão disponíveis para os pequenos. Durante a consulta os responsáveis recebem orientações de como cuidar da dentição dos pequenos, como realizar a escovação e os cuidados na troca das dentições.

Como fazer um tratamento odontológico no Sesc?

Para utilizar os serviços odontológicos, em atendimento aos critérios de justiça e igualdade, é necessário ter a Credencial Sesc atualizada, que contempla especialmente os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, com taxas de serviço reduzidas e atendimento preferencial. 

Quero ser Cliente Sesc

Ser cliente do Sesc é fácil. Todos os trabalhadores que atuam no ramo do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes têm o direito aos benefícios e aos diversos serviços e eventos oferecidos pela Instituição.

Caso você trabalhe em empresa do comércio de bens, serviços e turismo ou for aposentado pelo ramo, o Cartão Sesc é gratuito. E você poderá incluir seus pais, filhos, cônjuge, netos, avós, enteados, entre outros, como dependentes. Eles também terão acesso a todas atividades – não somente nas Unidades de Santa Catarina, mas de todo o Brasil.

As pessoas que não atuam no ramo ou não são dependentes do trabalhador titular, também podem participar, mediante disponibilidade de vagas e critérios de atendimento. O público em geral, porém, tem acesso somente às atividades do Sesc dentro do Estado. 


  • Clique aqui e confira a disponiblidade dos serviços de Odontologia em sua cidade.
  • Encontre aqui a Unidade do Sesc mais próxima de você.

+ Sobre Odontologia Sesc

A saúde bucal dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes é uma prioridade no Sesc. O serviço de odontologia oferece atendimento clínico e educativo com ações de promoção, recuperação da saúde bucal e prevenção de doenças.


Odontologia é um projeto do Sesc que está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso da Odontologia é o número três: Saúde e bem-estar.

ODS 3

5 Comentários

Marluce

22/03/2024 Quero fazer a carteirinha

Publicado à 16 semanas

2 Respostas

Equipe Sesc

28/03/2024 Olá Marluce, tudo bem? só ir na unidade Sesc mais perto da sua casa ou baixar o app Sesc-SC.

Publicado à 15 semanas

Equipe Sesc

28/03/2024 Olá Marluce, tudo bem? só ir na unidade Sesc mais perto da sua casa ou baixar o app Sesc-SC.

Publicado à 15 semanas

Edineusa

06/07/2023 É possível atualizar a carteirinha on-line?

Publicado à 1 ano

Rita de Cássia Cunha

10/05/2023 Quero fazer avaliação, para tratamento Odontológico. Desde já agradeço e aguardo retorno!

Publicado à 1 ano

1 Respostas

Equipe Sesc

15/05/2023 Olá Rita, bom dia, ficamos muito felizes por escolher o Sesc. Nossas Unidades que oferecem o serviço, bem como as orientações para o agendamento de consulta estão disponíveis em: https://www.sesc-sc.com.br/servicos/odontologia Att.

Publicado à 1 ano

Ariane

06/05/2023 Tenho uma consulta marcada, quero confirmar a data.

Publicado à 1 ano

1 Respostas

Equipe Sesc

15/05/2023 Olá Ariane, bom dia, os agendamentos podem ser confirmados diretamente no consultório onde marcou. Att.

Publicado à 1 ano

Alana

24/04/2023 Gostaria de saber como faço uma extração gratuita.

Publicado à 1 ano

1 Respostas

Equipe Sesc

02/05/2023 Olá Alana, bom dia, os valores podem ser consultados diretamente na Unidade Sesc-SC onde gostaria de agendar o atendimento. Permanecemos à disposição. Att.

Publicado à 1 ano


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .