Enoturismo: explore o turismo em vinícolas com o Sesc

Conheça mais sobre esta modalidade de turismo, que alia cultura, história com aromas e sabores!


05/02/2024 - Atualizado em 10/07/2024 - 2257 visualizações

Você já ouviu falar no termo enoturismo? Também conhecido como o turismo do vinho, esse tipo de modalidade de viagem vem ganhando popularidade em todo o mundo

Se você é apreciador de um bom vinho, aliado a belas paisagens, e gostaria de conhecer mais sobre esses passeios programados, que contam com paradas em vinícolas, e visitas a bares e restaurantes para fugir da rotina do dia a dia, continue a leitura e conheça mais sobre essa modalidade de turismo. 

O que é o enoturismo? 

O enoturismo trata-se de uma combinação de degustar vinhos com o prazer de viajar e explorar vinícolas e regiões produtoras, e tem se tornado uma das modalidades turísticas mais populares do mundo, conquistando milhares de pessoas que apreciam degustar um bom vinho e imergir na cultura e tradição das vinícolas. 

Essa modalidade de turismo permite com que os apreciadores de vinho mergulhem nas tradições e paisagens únicas de cada região das vinícolas, acompanhando todo o percurso do cultivo das uvas, até serem transformadas na bebida.  

Dessa forma, é possível acompanhar toda a jornada do simples ato de experimentar o vinho, um misto de cultura, história e complexidade de aromas e sabores que as uvas podem oferecer.  

Entre as características do enoturismo estão:  

  • Visita a vinícolas e vinhas; 
  • Degustações; 
  • Harmonização de vinho com alimentos; 
  • Turismo cultural e paisagístico; 
  • Cursos e workshops; 
  • Exploração de roteiros enogastronômicos. 

Enoturismo é apenas para especialistas? 

Não pense que esta modalidade de turismo é destinada apenas aos especialistas em vinho. Qualquer pessoa pode realizar este tipo de viagem, independentemente do nível de conhecimento sobre vinhos, pois trata-se de uma experiência completa e enriquecedora em termos gastronômicos

Roteiros do Sesc que exploram o enoturismo 

Conheça mais sobre os pacotes de viagem do Sesc que contemplam o enoturismo!

Pacote Bento Gonçalves e Festa Nacional da Uva  

O Sesc-SC conta com inúmeros roteiros de viagem durante o ano todo, entre eles o roteiro de Bento Gonçalves, conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho. O passeio explora a região do Vale dos Vinhedos, que é o principal destino enoturístico do Brasil. 

Ainda neste mesmo roteiro, o Sesc leva os visitantes até a Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, de acontece de 15 de fevereiro a 03 de março. 

Pacote Vindima em Rio Negro, Urussanga, Makhall 

Neste roteiro regional, os visitantes irão conhecer a produção de vinhos e belas paisagens na Casa Zator. Uma experiência completa com acesso a todas as etapas de produção, e ainda de saborear um almoço típico italiano e realizar a pisa da uva.  

Pacote Vinícola Panceri em Tangará 

Neste roteiro, os visitantes irão conhecer a Vinícola Panceri, localizada em Tangará. Além de conhecer todas as etapas de produção do vinho por meio de uma visitada guiada, também é possível realizar um piquenique com 1 tábua de frios especial e degustação de suco de uva, vinhos e espumantes produzidos na vinícola. 

Confira esses e outros roteiros de viagem clicando no botão abaixo, ou consulte a sua unidade para verificar os pacotes e datas disponíveis:

Clientes que já realizaram enoturismo com o Sesc-SC:






Onde fazer enoturismo no Brasil? 

Existem diversos destinos para realizar a sua viagem dos sonhos pelo país.  

Serra Catarinense:  

 A Serra Catarinense é conhecida por suas baixas temperaturas durante o inverno, fator que contribui para a produção de vinhos tintos e brancos de grande expressividade. A região conta com vinhedos que cultivam variedades como Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Pinot Noir, Chardonnay, entre outras. 

Vale dos Vinhedos - Rio Grande do Sul: 

O Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha, é uma das regiões mais famosas para o enoturismo no Brasil. Com suas colinas cobertas de parreirais, o vale abriga diversas vinícolas premiadas. Você pode participar de degustações, visitar as caves subterrâneas e aprender sobre o processo de produção do vinho. 

Caminhos de Pedra - Rio Grande do Sul: 

Próximo ao Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra é uma rota que leva os visitantes a pequenas vinícolas familiares, proporcionando uma experiência mais intimista. Além das vinícolas, a região preserva a arquitetura italiana e oferece restaurantes que servem pratos típicos da culinária local. 

Vale do São Francisco - Bahia/Pernambuco: 

No nordeste do Brasil, o Vale do São Francisco se destaca como uma região emergente na produção de vinhos. O clima tropical favorece o cultivo de uvas exóticas, resultando em vinhos únicos. A paisagem do rio São Francisco acrescenta um charme especial ao enoturismo na região. 

 Gostou do artigo sobre enoturismo com o Sesc-SC? Compartilhe em suas redes sociais!  

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .