O que significa Sesc?

Leia o artigo e descubra qual o significado da sigla e mais detalhes sobre o Sesc!


02/10/2023 - Atualizado em 02/10/2023 - 7463 visualizações

A origem do Sesc

Você sabe qual o significado da sigla Sesc? O Serviço Social do Comércio (Sesc), trata-se de uma instituição privada, criada em 1946, com o objetivo de promover atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência aos trabalhadores comércio de bens, serviços e turismo, levando a eles melhor qualidade de vida e bem-estar.  

Desde então, o Sesc é administrado nacionalmente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), instituição responsável por repassar os recursos e supervisionar a estrutura da instituição.  

É comum, haver uma confusão se o Sesc é uma instituição de caráter público ou privado. O Sesc é privado, e financiado por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, porém sem fins lucrativos.  

O Sesc é estadual ou nacional? 

O Sesc é nacional e possui unidades regionais, o Departamento Nacional (DN) é o órgão executivo da Administração Nacional do Sesc, que elabora, coordena e monitora os projetos desenvolvidos nas unidades do Sesc.   

Os Departamentos Regionais são as representações do Sesc em cada Estado e no Distrito Federal. São responsáveis pela oferta das atividades e serviços em cada unidade federativa, dentro de um modelo de gestão autônomo, que possibilita à Instituição a atuação de acordo com as demandas de cada região, preservando as características e contextos locais.  

 No caso dos Departamentos Regionais, como por exemplo, o caso do Sesc-SC, a administração é realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).