Fique atento aos cuidados importantes para manter você e sua casa protegidos do novo Coronavírus.
Quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies?
Não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa o Covid-19 sobrevive em superfícies, mas ele parece se comportar como outros Coronavírus. Há sete Coronavírus humanos (HCoVs) conhecidos, entre eles o SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave), o MERS-COV (síndrome respiratória do Oriente Médio) e o SARS-CoV-2 (vírus que causa a doença Covid-19).
Uma série de estudos aponta que os Coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus que causa Covid-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar conforme diferentes condições, por exemplo: tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.
Como o vírus responsável pela Covid-19 se propaga?
O vírus causador da Covid-19 pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com Covid-19 tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos – como mesas ou telefones. As pessoas também podem pegar Covid-19 se respirarem gotículas de uma pessoa com Covid-19 que tosse ou espirra. É por isso que é importante manter a distância entre as pessoas.
Portanto, fique atento a estes cuidados importantes para manter você e sua casa protegidos do novo Coronavírus:
Mantenha uma distância mínima de 2 metros das pessoas e evite aglomerações.
Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
Considere que sua mão está sempre suja, não toque no rosto ou cabelos.
Não compartilhe objetos.
Se deslocando de carro: Guarde álcool em gel e álcool 70% com um rolo de papel toalha no carro. Molhe uma folha de papel toalha com álcool 70% e passe no volante, no freio de mão e na alavanca das marchas. Passe também na maçaneta (alavanca) da porta de dentro do carro, nos controles dos vidros e nos controles do rádio.
Se deslocando de transporte público: leve álcool gel 70% e utilize sempre que tiver contato com superfícies em comum, fiquem afastados das demais pessoas, não levem as mãos ao rosto, mantenham as janelas abertas.
Evitar tocar em superfícies tais como corrimão, balcão e outros.
Ao chegar em casa, tire os sapatos na entrada, lave bem as mãos, os braços e rosto e troque de roupa. Se possível, tome um banho antes de ter contato com familiares.
Passe álcool 70% em todas nas torneiras das pias, nas maçanetas das portas, nos interruptores, nas chaves de casa e do carro, no celular, óculos, bolsa, carteira, e demais objetos que foram usados e tocados ao chegar da rua.
Higienizar todas as embalagens com água e sabão ou álcool 70% antes de guardá-los.
Higienizar adequadamente as frutas, hortaliças e verduras. CONFIRA AQUI.
Manter a casa bem ventilada.
Fonte: Ministério da Saúde / Anvisa / Organização Mundial da Saúde (OMS).
Colaboração: Eleonora de Quadra, Educação em Saúde do Sesc Tubarão e Cristini Jacobus Vieira, analista de programação social do Departamento Regional do Sesc Santa Catarina.
Edição: Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC
0 Comentários