Literatura infantil
A narrativa vencedora do 3º Prêmio Literário Sesc Criança: “A girafa míope”, escrito por Marcello Gallotti com ilustrações de Fê está encantando o público infantil e adulto. Durante a semana de celebração do Dia Nacional do Livro Infantil (18/04), as 30 Bibliotecas do Sesc-SC realizaram uma programação de lançamento repleta de atividades.
“A girafa míope” convida os leitores a conhecerem a história da amizade entre a girafa Filomena e a borboleta Julieta. Neste encontro, a falta de habilidade de uma é preenchida por um gesto pleno de solidariedade da outra, e a amizade revela sua lição maior: a ajuda mútua.
No total, foram promovidas 388 mediações de leitura, contações de histórias, leituras compartilhadas e exibições do audiovisual com animação da obra, alcançando 10.308 pessoas. Além disso, ao longo dos eventos, foram sorteados 1.232 exemplares impressos do livro, incentivando ainda mais o acesso à leitura e à literatura infantil.
O livro conta com versões digitais acessíveis e a versão impressa está disponível para leitura nas Bibliotecas do Sesc em todo o Brasil e do Senac-SC. Os 3.000 exemplares também foram distribuídos gratuitamente para Bibliotecas Municipais de Santa Catarina e outras instituições educativas e culturais.
Acesse as versões acessíveis
Lançamento "A girafa míope"
O evento principal aconteceu no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages, com a presença dos autores Marcello Gallotti e Fê, participação de Dennis Radünz, que fez a coordenação editorial do livro, e do gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt. O bate-papo foi gravado e está disponível no YouTube do Sesc-SC.
"Ao lançarmos "A girafa míope" celebrando o Dia do Livro Infantil, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da leitura desde a infância, incentivando a participação das famílias no hábito da leitura como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento humano. Que este livro, e todos os outros que fazem parte do universo infantil, possam continuar a inspirar, educar e encantar crianças de todas as idades, ampliando a leitura de mundo tão necessária para convivermos uns com os outros", destaca a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.
Marilaine Hahn, Analista de Cultura do Sesc-SC reponsável pelo projeto; Eduardo Makowiecki Junior, Diretor de Programação Social do Sesc-SC; Fê, ilustrador do livro; Simone Karla da Rocha Batista, Diretora Regional do Sesc-SC; Marcello Galloti, escritor; Valdemir Klamt, Gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC e Dennis Radünz, coordenador editorial do livro.
Assista ao bate-papo com autores
Você também pode publicar sua história
Até o dia 1º de junho de 2024 estão abertas as inscrições gratuitas para o 4º Prêmio Literário Sesc Criança. A iniciativa, realizada desde 2019 pela Rede de Bibliotecas do Sesc-SC, tem como objetivo incentivar e valorizar a produção artística literária catarinense dedicada ao público infantil e juvenil e ampliar o acesso da população ao livro, contribuindo para a formação de leitores.
Nesta edição, além da categoria Infantil, foi incluída a Juvenil, para textos inéditos e de tema livre. O prêmio oferece a oportunidade de publicação da narrativa selecionada, juntamente com pagamento dos direitos autorais no valor de R$ 10.000,00 parao vencedor de cada categoria.
Autores de todas as idades, nascidos em Santa Catarina, ou brasileiros e estrangeiros residentes no estado há pelo menos dois anos estão convidados a participar.
Regulamento
Para efetuar a inscrição, é necessário ler o Regulamento, preencher o formulário com os dados pessoais e de contato, e anexar o texto com tema de livre escolha, no gênero narrativo (prosa) em língua portuguesa, sem ilustrações e adequado ao público de cada categoria, no que se refere à linguagem e conteúdo.
A seleção será feita por comissão julgadora, composta por membros de notório conhecimento no campo literário. Os critérios para análise das obras inscritas são: a originalidade do texto, o uso do padrão culto da língua portuguesa, o teor artístico e adequação ao público-alvo.
As narrativas premiadas serão editadas pelo Sesc Santa Catarina e publicadas em data a ser divulgada pela Instituição, com tiragem inicial de três mil exemplares. Os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e instituições de cultura e educação.
0 Comentários