8 dicas de livros para entrar no clima do Natal


20/12/2017 - Atualizado em 22/11/2021 - 589 visualizações

Chegando o fim do ano, tudo fica com aquela cara de Natal: as ruas, as casas, os espaços de trabalho. E que tal entrar de cabeça em uma história natalina? Selecionamos oito livros que abordam essa época do ano e trazem mensagens de amor, esperança, felicidade ou reflexão.

Todos eles estão disponíveis para empréstimo em nossas bibliotecas em Santa Catarina. Clique aqui para encontrar a mais próxima de você.

Olívia ajuda no Natal - Ian Falconer

Nesse episódio natalino, que começa depois de um dia exaustivo de compras típicas da época de pinheirinho a presentinhos, presentes e presentões, não faltam oportunidades para Olivia ajudar os pais. Por exemplo, pondo-se a alimentar seu irmão caçula e caprichando no enovelamento dos fios com lampadazinhas... Este livro traz ilustrações criadas em carvão e guache sobre papel, com a tradução de Deisa Chamahum Chaves.


O Natal da bruxinha - Lieve Baeten

O Natal das bruxas não pode ser como o de todos nós. Neste livro, acompanhamos a bruxa Nita atrapalhada em seus preparativos. São muitas as coisas a serem feitas: enfeitar a árvore de Natal das bruxas, assar biscoitos diferentes e ainda por cima cuidar da Trixie, a pequena bruxinha que não para quieta. E tudo tem que estar pronto antes de a bruxa Noel chegar!


A vendedora de fósforos – Hans Christian Andersen

Este conto clássico não é um daqueles que começa com “Era uma vez” e termina com “e foram felizes para sempre”, enredo que poucas vezes acontece na vida real. A história possui várias traduções, onde uma menina frágil e desamparada tenta vender fósforos aos passantes, na véspera de Natal. Morrendo de frio, na neve, ela acende alguns palitos para se aquecer. A cada lampejo de luz vai criando alucinações que a fazem esquecer da fome e abandono. Na manhã seguinte, ela é encontrada congelada com o toco de um fósforo queimado na mão.


Deixe a neve cair - John Green, Maureen Johnson, Lauren Myrace

Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. São três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. Escritas por autores diferentes, as três histórias são conectadas entre si. Os contos são divertidos e tem tudo a ver com o espírito natalino, principalmente entre os jovens.

Um conto de natal – Charles Dickens

Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos preparam-se para a celebração do nascimento e apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge, homem de negócios sovina, ranzinza e solitário. Ele não vê razão para tanta alegria e inquieta-se, apenas, com a folga que terá de dar a seu secretário. Mas ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu falecido sócio, que se arrepende de ter passado a vida atrás do dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo.

A entrega - Dennis Lehane 

Bob é um bartender solitário e desiludido, que tenta encontrar razões para continuar vivo. Três dias depois do Natal, seu marasmo é interrompido por um latido abafado. Esse filhote de cachorro mudará para sempre a sua vida. Nessa mesma noite, ele conhece Nadia, uma garota sofrida que, como ele, busca algo em que acreditar. Unidos pelo desejo de resgatar o cachorro, Bob e Nadia estreitam seus laços. Quando as coisas parecem ter tomado rumo

Crônicas de Natal e histórias da minha avó – Urda Alice Klueger

Este livro traz uma coletânea de crônicas de Natal, onde a autora conta sobre os mais mágicos Natais da sua vida. Descendente de imigrantes europeus, a autora nos traz os costumes antigos conservados na sua família e em muitas famílias da sua região (Blumenau/SC). Cinco crônicas finais, sobre 'Histórias da minha avó' encerram o livro, onde fica bem patente à influência da avó da autora, imigrante lituana na década de 1890, sobre os Natais da família.

Feliz ano velho – Marcelo Rubens Paiva

Escrito com sentido de urgência, o livro é um relato verdadeiro do acidente que deixou Marcelo tetraplégico, a poucos dias do Natal de 1979. Jovem paulista de classe média alta, vida boa, muitas namoradas, ele vê sua vida se transformar num pesadelo em questão de segundos. Durante um passeio com um grupo de amigos, Marcelo, de farra, resolve dar um mergulho no lago. Meio metro de profundidade. Uma vértebra quebrada. O corpo não responde. Começa ali, naquele mergulho, a história de 'Feliz Ano Velho'.

Colaboração: Marilaine Hahn (analista de Cultura) e Eloisa Bido (assistente de Biblioteca)

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .