A temporada de agosto do podcast literário Página Sonora está no ar


05/08/2022 - Atualizado em 12/08/2022 - 914 visualizações

Os episódios de agosto do podcast Página Sonora, da Rede de Bibliotecas estão disponíveis no Spotify, Google podcast, Anchor e YouTube, evidenciando trabalhos de autores nascidos ou radicados em Santa Catarina.

Neste mês são apresentados trechos dos livros "Ópera do Tripalium", de Paulino Junior (2022, Editora ARS); "Grito", de Godofredo de Oliveira (2017, Editora Record); "Farda de passeio", de Caco de Oliveira (2013, Editora Letra d'água); "Lembranças", de Maria de Lourdes Krieger (2003, Editora Dimensão); e "Da vida nas ruas ao teto dos livros", de Clarice Araújo Fortunato (2020, Editora Pallas).

O objetivo do podcast é despertar o interesse na leitura integral dos livros, que estão disponíveis para empréstimo nas 28 Bibliotecas da Instituição no Estado. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.

Com os programas inéditos lançados na primeira sexta-feira de cada mês, a Instituição já soma 129 episódios, em 26 edições. Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade.

Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e também pode ser utilizado como fonte de informação e fruição por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, para pesquisa e ponte para expandir o alcance da literatura no nosso estado e fora dele.

Episódio 125 - Ouça um trecho do livro "Ópera do Tripalium", de Paulino Junior

Seleção e leitura de Marina Gelowate Fernandez, do Sesc Mafra. Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:

"Tripalium é uma palavra de origem latina utilizada para designar instrumento de tortura; em português significa trabalho. Os contos que Paulino apresenta neste livro giram entorno da labuta cotidiana, comportamentos que reproduzimos inconscientemente, relações do oprimido e do opressor e como nós circulamos por tudo isso.

As histórias são contadas a partir da perspectiva da luta de classes e fazem uma crítica a entrega desmedida ao relógio e lógica do mercado.

Os contos provocam, são ácidos e irônicos, a linguagem é direta, gera drama e resulta em uma autêntica ópera."

Sobre o autor

Paulino Júnior nasceu em Presidente Prudente, São Paulo, em 1979, e reside em Florianópolis desde 2005. É graduado em Letras e mestre em Teoria Literária, tendo lecionado em instituições de ensino até se dedicar à literatura.

É autor dos livros “Todo maldito santo dia”, premiado pela Academia Catarinense de Letras como “Melhor livro de contos publicado em Santa Catarina em 2014”, “Bife a cavalo” e “A felicidade dos gafanhotos e outras crônicas”, compilação dos textos publicados semanalmente em sua coluna “Labuta do Paulino”, mantida de 2014 a 2016, no jornal Notícias do Dia. “Ópera do Tripalium” é seu último livro.

 

Episódio 126 - Ouça um trecho do livro "Grito", de Godofredo de Oliveira

Seleção e leitura de Sibeli Liziane Drozdek Contesini, do Sesc Mafra e São Bento do Sul. Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:

"Grito promove reflexão, em vinte e um atos e vinte e uma cenas transborda juventude, velhice, alta cultura e cultura popular. A obra é narrada por Eugênia, uma atriz octogenária e aposentada que acompanha o cotidiano de seu vizinho Fausto, um jovem ator iniciante.

Ele se torna uma espécie de personagem platônico para a senhora e juntos criam um reino particular onde realidade e fantasia, literatura e teatro se misturam resultando em um território estranho e fabuloso.  

O livro tem fruição, o drama é fator fundamental, relações de paixão e desejo ficam em evidência. O final é um berro... Só lendo para conferir."

Sobre o autor

Godofredo de Oliveira Neto nasceu na cidade de Blumenau, em 1951, e reside no Rio de Janeiro. É graduado e mestre em Letras pela Universidade da Sorbonne e doutor em Letras pela UFRJ, onde também é professor.

Tem vinte livros publicados, entre eles, “O bruxo do Contestado”, presente na lista da Folha de São Paulo dos dez livros mais importantes do ano de 1996; “Menino oculto”, segundo lugar no prêmio Jabuti 2006; e o livro biográfico “Cruz e Souza: O poeta alforriado”. Ocupa a cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras.

 

Episódio 127 - Ouça um trecho do livro "Farda de passeio", de Caco de Oliveira

Seleção e leitura de Vitória Dutra Gaio, do Sesc Joinville. Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:

"Em Farda de Passeio, cada poema nos convida a conhecer profundamente a natureza do mundo que nos cerca; as plantas e os bichos, a água e o fogo, a luz e a sombra. São os ciclos de vida e morte e o infinito movimento espiral da existência. 

Todos os elementos terrestres passam pelo sentir e pelo olhar humano. O livro nos lembra de que tudo aqui é natural, inclusive nós mesmos. É como se olhar no espelho do mundo, aonde as coisas estão em eterno início-fim."

Sobre o autor

Caco de Oliveira é poeta, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Joinville. Atua há quatro décadas na poesia e sua trajetória, iniciada no final dos anos 70, traz muitas marcas dessa geração, como a participação em varais literários e a circulação de sua poesia em diversos suportes, como o uso de xerox, carimbos e o grafite em pedras.

Em outubro de 2021, foi homenageado através do curta- metragem "Caco", com direção de Luiz Henrique Vieira, e realizado pela Cooperfilm e Galeria 33 por meio de incentivo do Prêmio Catarinense de Cinema. O curta foi vencedor de 5 prêmios internacionais. Entre seus livros publicados, destacam-se: “Acaso Sublime”, “Cardume de Nuvens”, “Silêncio de Pedra” e “Hai-kais”, além da participação na antologia “Poesia para gostar de ler”.

 

Episódio 128 - Ouça um trecho do livro "Lembranças", de Maria de Lourdes Krieger

Seleção e leitura de Felipe Ribeiro do Amaral, do Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages. Confira o depoimento do colaborador sobre o livro:

"Lembranças, de Maria de Lourdes Krieger, tem como figura central de sua história uma mulher, que em nenhum momento da história recebe um nome, e isso é proposital, porque segundo a própria autora na sinopse do livro, 'a personagem central não tem nome porque é, um pouco, a história de muitas mulheres que conhecemos'. 

Era uma mulher sonhadora, sonhava em ser professora, e chegou a realizar o sonho por algum tempo, mas o baixo salário e circunstâncias da vida fizeram com que ela mudasse de profissão, passando a ser faxineira, ela tem dificuldades em aceitar sua nova posição social e busca refúgio em suas memórias e também na figura de sua nova patroa, Luz Marina, por quem tem grande admiração. 'Lembranças' possui uma narrativa extremamente cativante, a história se desenrola em um ritmo que torna difícil largar o livro."

Sobre a autora

Maria de Lourdes Krieger nasceu em Brusque, Santa Catarina em mil novecentos e setenta e três. Foi professora universitária e de Ensino Fundamental. Começou a escrever desde pequena tendo seus primeiros textos publicados pelo suplemento infantil do jornal “O Estado”, de Florianópolis.

Em 1979 lançou seu primeiro livro “Recordações de um agente secreto”. Publicou diversos livros de literatura infantil, entre eles, “Dona onça das florestas” e “Ana levada da broca”. Seu livro “Lembranças” foi indicado como leitura obrigatória do vestibular da Ufsc de 2004.

 

Episódio 129 - Ouça um trecho do livro "Da vida nas ruas ao teto dos livros", de Clarice Araújo Fortunato

Seleção e leitura de Luciano Carlos dos Reis da Silva, do Sesc Itajaí. Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:

"Esse livro é muito potente e importante. Da vida nas ruas ao teto dos livros nos prende à história da escritora, conta várias realidades do que acontecem no dia a dia.

Ele tem que ser publicado mais e mais e tem que ser indicado para as pessoas terem o acesso fácil. A autora colocou simplesmente a sua alma nas palavras e na escrita desse livro. Show!"

Sobre a autora

Clarice Fortunato é mulher negra, escritora, professora, pesquisadora, feminista. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – com período sanduíche na University of Exeter, Inglaterra, UK.

Atualmente leciona na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Da vida nas ruas ao teto dos livros é seu livro de estreia como autora de literatura.

 


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .