Os episódios de junho do podcast Página Sonora, da Rede de Bibliotecas estão disponíveis no disponíveis no Spotify, Google podcast, Anchor e YouTube, evidenciando trabalhos de autores nascidos ou radicados em Santa Catarina.
Neste mês são apresentados trechos dos livros "Blow me up ou um ensaio sobre a natureza dos homens bomba", de Max Reinert (2021, Editora Urutau); "Borboletas nos Jacatirões", de Luiz Carlos Amorim (2007, Editora Hemisfério Sul); "Modos inacabados de morrer", de André Timm (2017, Editora Oito e Meio); "Enxurrente", de Leda Spenassatto (2021, Editora Mais que Palavras); e "Negritude", de Daniel DKG (2019, Editora Autonomia Literária).
O objetivo é despertar o interesse na leitura integral dos livros, que estão disponíveis para empréstimo nas 28 Bibliotecas da Instituição no Estado. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.
Com os programas inéditos lançados na primeira sexta-feira de cada mês, a Instituição já soma 120 episódios, em 24 edições. Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade.
Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e também pode ser utilizado como fonte de informação e fruição por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, para pesquisa e ponte para expandir o alcance da literatura no nosso estado e fora dele.
Episódio 116 - Ouça um trecho do livro "Blow me up ou Um ensaio sobre a natureza dos homens-bomba", de Max Reinert
Seleção e leitura de Marcos Araújo de Oliveira e Blenda Trindade, do Sesc São João Batista. Confira o depoimento dos colaboradores sobre o livro:
"Em 'Blow me up ou Um ensaio sobre a natureza dos homens-bomba' somos convidados a jogar uma espécie de jogo da vida com as personagens de Max Reinert.
A narrativa deixa clara a relação do autor com a cena e nos transfere para esse lugar de tensão tão construída que quase podemos tocar. Um jogo de aparências que, vestido de calma, carrega uma infinidade de violências internalizadas."
Sobre o autor:
Max Reinert é trabalhador do teatro. Catarinense de nascença, é dramaturgo, diretor e integrante da Téspis Cia. de Teatro, Itajaí (SC) desde a fundação do grupo, em 1993. Sua formação como dramaturgo se deu por meio da criação intuitiva com a Téspis e pela participação, durante quatro anos, do Núcleo de Dramaturgia do Sesi - PR. Com sua companhia, produz espetáculos com os quais já visitou diversos estados do país, além de Portugal, Venezuela, Chile, Paraguai e Argentina.
Episódio 117 - Ouça um trecho do livro "Borboletas nos Jacatirões", de Luiz Carlos Amorim
Seleção e leitura de Pâmela Cristina Marques Varela, do Sesc Tijucas. Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:
"Considerei um gênero leve, de uma crônica literária fascinante. Para mim, Luiz Carlos Amorim produziu de maneira incansável e contínua as mais variadas e curiosas páginas ao longo dos anos.
Com sensibilidade aguçada e sentimento sincero diante de situações tantas vezes absurdas da nossa realidade. No livro ele se volta para a infância revivendo momentos inesquecíveis; recorda a vida em família, em seu aconchego, desenha em palavras a natureza que o cerca. Me senti incluída na leitura pelo simples fato de ser uma leitura leve com traços simples e marcantes, e que assim como a borboleta passa pela sua metamorfose, nós também passamos."
Sobre o autor
Luiz Carlos Amorim é escritor, editor e revisor. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 38 anos de trajetória, autor de 27 livros de crônicas, contos e poemas. Ocupa a cadeira 19 na Academia Sul-Brasileira de Letras.
Episódio 118 - Ouça um trecho do romance "Modos inacabados de morrer", de André Timm
Seleção e leitura de Fátima Lucilene Vesaro, Sesc Concórdia. Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:
"Santi tem treze anos e está vivenciando todas as novidades, surpresas e curiosidades que a vida está lhe oferecendo, mas isso não significa que tudo seja aceito ou entendido da melhor forma possível (como todos que já passamos por essa fase, agora sabemos o quão difícil é). Nessa história contada em segunda pessoa, somos transportados cada vez mais para dentro dos dias dessas personagens que nos provocam lembranças e sentimentos, sejam eles agradáveis ou não.”
Sobre o autor:
André Timm é natural de Porto Alegre e radicado em Chapecó-SC, desde 2004. É autor de "Insônia" (2011) e "Modos Inacabados de Morrer", romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura (2017) e publicado na Itália. Em 2018, venceu o Prêmio Off Flip, da Festa Literária Internacional de Paraty. Em 2020, publica seu segundo romance, Morte Sul Peste Oeste.
Episódio 119 - Ouça um trecho do livro "Enxurrente", de Leda Spenassatto
Seleção e leitura de Adriana Paula Araldi Brustolin, do Sesc São Miguel do Oeste. Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:
“Mergulhar na história é ter a condição de viver uma realidade paralela, desafie-se e vivencie a experiência: Enxurrente! Perdido em seu próprio pensamento e condições físicas o personagem Antônio é um dos muitos Antônios que por vezes reside em nós, em conhecidos, em pessoas que estão por aí, perdidas a própria sorte ou azar...
Convido a degustação literária, desconfortável na medida certa, este romance nos apresenta uma realidade latente!”
Sobre a autora
Leda Spenassatto nasceu em São Miguel do Oeste, Santa Catarina. É geógrafa com especialização em Geografia e História, apaixonada pela natureza. Como os rios, brotou de sua fonte e correu sem parar desde então, desviando de inúmeros obstáculos para encontrar seu delta e realizar o seu grande sonho. Enxurrente é seu terceiro livro. Participante ativa do Clube de Leitura Sesc, participou do Formação de Escritores em 2008 e 2009.
Episódio 120 - Ouça dois poemas de Daniel DKG presentes no livro "Negritude"
Seleção e leitura de Ana Luísa Moreira Silva, da área de Educação do Departamento Regional do Sesc. Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:
"Antônio Cândido, grande sociólogo e crítico literário brasileiro, afirmou em 1988 que 'A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante'.
Para mim, o Página Sonora contribui muito para essa sensibilização e nos dá a oportunidade de conhecer a riqueza e variedade literária presente no Estado de Santa Catarina a partir do acervo de suas bibliotecas. O livro 'Negritude' é emocionante! Um belo início para quem ainda não conhece o movimento Slam e deseja se enveredar pela poesia falada e pelas ricas questões da atualidade que ele trás. O Daniel DKG se destaca nesse movimento por sua capacidade de trazer em suas poesias muita sensibilidade, técnica e reflexão. É uma leitura emocionante e cativante!"
Sobre o autor
Daniel DKG Dekilograma é natural de Porto Alegre. É MC, poeta, slamer, BeatMaker e produtor independente, lançou dois álbuns oficiais, intitulados “Mantenha a Esperança” e “Estado de Espírito” e criou o selo de produção “Escritório de Rimoterapia”. Já participou da antologia SLAM, no livro “Negritude”, lançado em 2019, e “NÓS Versos de liberdade e Melanina Poetas Vivos”, lançado em 2021. Também publicou de maneira artesanal e em formato digital, o livro “O Peso da palavra”, lançado em 2019. Foi criador do Slam Continente, em 2017, e Slam Cruz e Sousa, em 2019, ambos em Florianópolis, durante seu período de residência na capital do estado.
0 Comentários