O Hotel Sesc Cacupé realizou a I Farinhada do Hotel, no dia 28 de junho. A mandioca, insumo da farinha, foi plantada e colhida na roça do hotel e, em parceria com o Engenho dos Andrade, foi realizado todo o processamento da mandioca, desde o descascar, até a moedura e torração da farinha.
No sábado anterior, 22 de junho, teve o Café com Prosa no Engenho dos Andrade como parte do projeto Roteiros Gastronômicos. No encontro, Cláudio Andrade e sua família contaram histórias tradicionais manezinhas, mostraram e ensinaram como é realizado todo o processo, desde a colheita da mandioca até a torração da farinha e, por fim, ofereceram um delicioso café colonial, com cacuanga, biju, bolos e café torrado na hora.
Os dois eventos foram abertos ao público e ressaltam a iniciativa de valorização do patrimônio agroalimentar que são os engenhos de farinha de Santa Catarina. Em agosto, acontecerá uma oficina de educação ambiental voltada totalmente para a Roça da Mandioca, onde será realizado o plantio iniciando um novo ciclo do processo da farinha.
A tradição da farinha de mandioca de engenho em Santa Catarina
09/07/2019 - Atualizado em 09/07/2019 - 891 visualizações
0 Comentários