O Museu de Florianópolis tem uma estrutura toda tecnológica e interativa para você conhecer melhor a história da cidade. Mas além dessa nova experiência “mais moderna”, ele também apresenta um acervo físico de objetos históricos. São mais de mais de 90 objetos, distribuídos em várias salas expositivas, que apresentam uma visão histórica, geográfica, cultural e simbólica da Capital catarinense.
Este acervo é constituído por peças arqueológicas provenientes das duas etapas de escavações no próprio museu – que ocorreram dentro do edifício da Casa de Câmara e Cadeia –, por doações da Casa da Memória Anitta Hoepcke e por objetos em comodato com o Museu do Homem do Sambaqui e o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha.
Vestígios arqueológicos procedentes das duas escavações realizadas no edifício da Casa de Câmara e Cadeia.
Objetos em comodato com o Museu do Homem do Sambaqui.
Do acervo do Museu do Homem do Sambaqui são 27 artefatos arqueológicos provenientes dos povos sambaquieiros, tradição Itraré e Guarani.
Do acervo do Ecomuseu do Ribeirão da Ilha são 14 objetos etnográficos, que versam sobre a caça a baleia, engenho de mandioca e artefatos de pesca.
Maquetes de embarcações doadas pela Casa da Memória Anitta Hoepcke.
A Casa da Memória Anitta Hoepcke doou seis maquetes de embarcações, sendo três relacionadas com o período das Grandes Navegações e três relacionadas com o universo náutico da Ilha de Santa Catarina.
Está com visita agendada para conhecer a Capital catarinense? Mora aqui e ainda não visitou o Museu de Florianópolis? Está esperando o quê? É uma ótima opção de passeio e turismo cultural.
Conheça o Museu de Florianópolis
O Museu de Florianópolis gerido pelo Sesc-SC tem uma estrutura toda tecnológica e interativa para você conhecer melhor a história da cidade. Mas além dessa nova experiência “mais moderna”, ele apresenta um acervo físico de objetos históricos doados por parceiros.
São mais de 90 objetos que apresentam uma visão histórica, geográfica, cultural e simbólica de Florianópolis. Constituído por peças arqueológicas provenientes das escavações no próprio museu, por doações da Casa da Memória de Florianópolis e por objetos em comodato com o Museu do Homem do Sambaqui e o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha.
Há uma exposição de longa duração composta por seis módulos expositivos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões. E também uma exposição temporária, com uma mostra interativa sobre o Boi de Mamão, além de espaço para as ações educativas e Café da Museu, com um cardápio que remete à cultura local.
O Museu de Florianópolis, na Praça XV de Novembro, 214 e está aberto todos os dias, exceto nas terças-feiras. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site nos valores de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Durante a semana, às 11h, 15h e 18h é possível fazer visita mediada pela equipe. Para agendar visitas de grupos basta entrar em contato pelo telefone (48) 3222-1333 ou e-mail museu@sesc-sc.com.br.
Conheça também o Café do Museu, um lugar para degustar e apreciar a história de Florianópolis.
Horário de funcionamento Museu de Florianópolis:
Março a novembro: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h (última entrada às 18h30) e finais de semana das 10h às 16h (Permanência permitida até 20 minutos após o horário de fechamento).
Dezembro a fevereiro: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h (última entrada às 19h30) e finais de semana das 10h às 16h (Permanência permitida até 20 minutos após o horário de fechamento).
Café e Loja:
De segunda a sexta: das 10h às 18h
Terça: fechado
Sábado, domingo e feriados: das 10h às 14h
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Museu de Florianópolis Sesc está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 (Educação de Qualidade), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Estamos comprometidos com a incorporação e disseminação dos desafios globais.
As imagens abaixo mostram um pouco do acervo. Venha conhecer o Museu de Florianópolis!
0 Comentários