Ações formativas do projeto Identidade Brasilis no Sesc Itajaí

A próxima atividade, com inscrições gratuitas abertas, é a oficina "Teatro e Musicalização no Debate Étnico-Racial", com Poeira Grupo de Teatro.


10/10/2024 - Atualizado em 10/10/2024 - 390 visualizações

Arte-educação

O Sesc Itajaí realiza o projeto Identidade Brasilis - Etnicidades, uma iniciativa que visa transmitir os saberes, heranças, culturas e tradições dos povos afro-brasileiros e indígenas por meio de ações formativas baseadas em arte-educação. Com um enfoque na valorização da diversidade cultural, o projeto busca proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências.

 Através de oficinas e palestras, o projeto fomenta o aprendizado e a valorização das tradições culturais, promovendo um espaço de diálogo e inclusão na comunidade. 

Oficina de Choro

A primeira ação formativa do projeto aconteceu de 30 de setembro a 4 de outubro no Sesc Itajaí. Durante essa semana, a unidade recebeu uma Oficina de Choro ministrada pelo musicista Ney Souza, uma referência no gênero musical na região. Ao longo de cinco dias, 49 participantes tiveram a oportunidade de aprender e compartilhar suas experiências musicais.

O encerramento da oficina foi marcado por um show em duo, onde Ney Souza se apresentou ao lado da flautista Angela Coltri, uma das idealizadoras da Roda de Choro Mulheril. Esse coletivo de mulheres instrumentistas tem como objetivo promover o protagonismo feminino na música instrumental, realizando rodas de choro todos os sábados no Bugio Centro.

Cultura Afro e Saberes dos Povos Originários

Nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, aconteceu a palestra "Cultura Afro e Saberes dos Povos Originários”, no Sesc. A fala foi ministrada por Grazielle Santana, ativista antirracista e orientadora pedagógica, formada em Pedagogia e graduanda em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Grazielle é membro da Câmara Setorial de Cultura Afro-brasileira de Itajaí, da ANANG e do CONEGI, além de presidir a Sociedade Cultural Sebastião Lucas e atuar como conselheira tutelar. 

Próxima etapa

Oficina com Poeira Grupo de Teatro

De 17 a 19 de outubro, o projeto contará com uma nova ação formativa no Teatro Sesc Itajaí. O Poeira Grupo de Teatro, originado no curso de Teatro Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), apresentará oficina  "Teatro e Musicalização no Debate Étnico-Racial", que visa empoderar crianças e adolescentes através da arte. O grupo é conhecido pelo monólogo teatral "Poeira" e pela peça "Percursos: O Último Voo de um Menino", que retrata as experiências de meninos negros na cidade de Florianópolis.

Com um enfoque na valorização da diversidade e no compartilhamento de experiências, o encontro se inicia com uma roda de conversa, promovendo a conexão e a troca entre os participantes. O conteúdo abrange uma série de atividades dinâmicas, como apresentações, aquecimentos e exercícios, culminando em uma apresentação musical do grupo.

Os participantes têm a oportunidade de criar tablôs, imagens congeladas que refletem as discussões, seguidas de um debate enriquecedor. As cenas são trabalhadas e apresentadas em formato de Teatro Fórum, permitindo que os jovens expressem suas perspectivas. Ao final, são realizados momentos de avaliação, onde bilhetes, cartazes e expressões visuais materializam as reflexões e aprendizados, reforçando a importância do diálogo e da expressão artística na construção de identidades.

As oficinas ocorrerão em horários específicos: na quinta-feira, das 13h às 17h, e na sexta e sábado, das 13h às 19h. As atividades são destinadas a maiores de 8 anos e contam com um número limitado de 45 vagas.  

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (47) 3249-3881. 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .