Agenda cultural de abril do Sesc em Joinville


03/04/2017 - Atualizado em 13/04/2017 - 306 visualizações


O projeto nacional “Arte da Palavra”, traz à cidade, no dia 04/04 (terça-feira), os autores Ithalo Furtado (PI) e Walther M. Santos (PE), para um bate-papo com o público, na Biblioteca Sesc. O projeto busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária.

O show “Slam Blues”, da atriz-MC paulista, Roberta Estrela D'Alva, que une “spoken” (poesia falada), blues e hip-hop circula pelos teatros do Sesc em Santa Catarina. Em Joinville, a apresentação será no dia 09/04 (domingo), 20h, no Teatro Sesc. Da cena teatral, ao universo dos “poetry slams” (campeonatos de poesia), chegando ao blues, Roberta Estrela D’Alva vem acompanhada do músico Daniel Oliva (guitarra e violão) e Meno del Picchia (baixo).

A tarde deste domingo, 09/04, estará animada. Às 14h, acontece uma apresentação do espetáculo infantil “Malagueta Quer Ser Grande”, no pátio do Sesc. Na peça, a palhaça Malagueta quer ser grande, grande como as crianças. A boneca cria vida, vira gente grande e decide sair com sua casinha sobre rodas e descobrir novos lugares. Descobre então que o bom mesmo é ser do seu tamanho.

CINEMA
No mês que marca a chegada dos europeus ao Brasil, o Projeto CineSesc traz uma seleção de documentários brasileiros que narram a história da construção do país e da formação de algumas regiões. Em cartaz os filmes “Sudoeste”, de Eduardo Nunes (04/04), “O Fim e o Princípio”, de Eduardo Coutinho (05/04), “Romance do vaqueiro voador”, de Manfredo Caldas (11/04), “Hollywood no cerrado”, de Armando Bulcao e Tânia Montoro (12/04), “Poeira & Batom no Planalto Central – 50 mulheres na construção de Brasília”, de Tânia Fontenele Mourão e Tânia Quaresma (19/04), e “A alma da gente”, de Helena Solberg e David Meyer (25/04). A programação acontece sempre às 19h30, no Teatro do Sesc, com entrada franca e sem a necessidade de retirada de ingressos. 

O projeto “Diálogos Urgentes”, que promove sessões de cinema seguidas por debate, para gerar reflexão, tem início dia 26/04 (quarta). Esta atividade acontecerá toda última quarta-feira do mês (de abril a novembro), nas unidades de Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Itajaí, Chapecó, Lages e Laguna, levantando sempre temáticas urgentes para serem debatidas entre profissionais da área e comunidade em geral. Para o mês de abril foi escolhido o documentário “Epidemia de Cores”, de Mário Saretta, que narra a rotina dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.

No dia 29/04, às 19h, acontece sessão do filme “O casamento de Clarice e Bataille“, seguida por debate com as realizadoras Aline Dias e Julia Amaral. O filmes apresenta o cotidiano cuidadosamente construído de um casal é atravessado por elementos dissonantes, explorando os silêncios e (não)encontros no plano fílmico. 

ARTES VISUAIS
A exposição ARRET, do artista Ricardo Kolb, com curadoria de Alena Marmo segue aberta até 28/04 na Galeria de Artes Visuais do Sesc. No dia 30/04 (domingo), das 9h às 18h, o artista ministra oficina “ARRET: vivências em pintura e desenho". A inscrição é gratuita e pode ser realizada no espaço Relacionamento com Clientes da Unidade.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

09/03 a 28/04 (seg a sex), das 8h às 20h: ARTES VISUAIS – Exposição “ARRET”, de Ricardo Kolb. Local: Galeria de Arte do Sesc
Desde os tempos mais remotos o homem, ser curioso, questiona a si mesmo acerca de sua origem, missão e futuro, assim como projeta o que, a partir de sua visão, seria o mundo ideal. É interessante observar que tal projeção é sempre o avesso daquilo o que se tem, o homem é um ser insatisfeito e faz parte de sua natureza viver em estado de contradição. Ricardo Kolb, por meio de sua exposição, e a partir de uma narrativa ilógica, explora a relação antinômica entre homem e natureza, racional e sensível, Terra e Arret.
Visitação: 09/03 a 28/04, das 8h às 20h
Agendamento de grupos e escolas: (47) 3441.3319 ou pelo e-mail sandra.8570@sesc-sc.com.br

04/04 (ter), às 20h: LITERATURA - Arte da Palavra - Circuito de Autores: Ithalo Furtado (PI) e Walther M. Santos (PE). Local: Biblioteca do Sesc
O Circuito de Autores é um projeto voltado para promover, por meio de uma itinerância em âmbito nacional, autores de diversas categorias da literatura brasileira. Em Joinville, nesta edição de 2017, o projeto recebe os autores Ithalo Furtado (PI) e Walther M. Santos (PE) para compor uma mesa de debate.

04/04 (ter), às 19h30: CINEMA – CineSesc Brasil.doc “Sudoeste”. Local: Teatro do Sesc
De Eduardo Nunes. Brasil, 2011. 128 min. Classificação: 14 anos.
Com Simone Spoladore, Raquel Bonfante, Júlio Adrião, Dira Paes, Mariana Lima.
Sinopse: O que se destaca já na primeira imagem, em que a câmera se movimenta lentamente numa estrada onde se avista ao longo de uma charrete, é a composição retangular, diferente, de uma estreiteza acentuada. Essa escolha incomum torna a experiência cinematográfica de Sudoeste absolutamente singular. O filme parece espremer e estender o tempo para contar uma história bem simples, apesar de misteriosa: resumir uma vida inteira em apenas um dia. Acompanhamos uma mulher que nasce, cresce, envelhece e morre em um período de 24 horas.

05/04 (qua), às 19h30: CINEMA – CineSesc Brasil.doc “O Fim e o Princípio”. Local: Teatro do Sesc
De Eduardo Coutinho. Brasil, 2005. 110 min. Classificação: Livre.
Sinopse: Um filme nascido do zero. Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Perixe, o filme descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem em Araçás, os moradores – na maioria idosos – contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra – um mundo em vias de desaparecimento.

08/04 (sab), às 13h: ARTES CÊNICAS – Espetáculo “Coisas que Fazem o Coração Correr Mais Rápido”. Local: Angeloni Norte
Sinopse: Eu e o público, colocados frente a frente, com o objetivo de compartilharmos afetos e experiências. O público é convidado a visitar meu mundo, um de cada vez, para um breve encontro. A casa é o lugar de acolhimento do afeto e do encontro, lugar de afirmação e valorização do sujeito. Concepção/atuação: Paula Bittencourt / Duração do acontecimento performático: 3h / Duração por pessoa: 7 minutos / Classificação: acima de 16 anos

09/04 (dom), às 14h: ARTES CÊNICAS – Espetáculo “Malagueta Quer Ser Grande”. Local: Pátio do Sesc
Sinopse: A palhaça Malagueta quer ser grande, grande como as crianças. A boneca cria vida, vira gente grande e decide sair com sua casinha sobre rodas e descobrir novos lugares. Descobre então que o bom mesmo é ser do seu tamanho! Classificação: Livre

09/04 (dom), às 20h: MÚSICA – Show “Slam Blues”, com Roberta Estrela D’Alva. Local: Teatro do Sesc
Sinopse: Conhecida por sua versatilidade nos palcos, a atriz-MC, slammer, diretora e pesquisadora Roberta Estrela D’Alva traz ao público o show Slam Blues. Da cena teatral, ao universo dos poetry slams (campeonatos de poesia, ao spoken-word e chegando ao blues, a atriz-MC vem acompanhada do músico Daniel Oliva (guitarra e violão) e Meno del Picchia (baixo). “Slam Blues” reúne em seu repertório poesias e textos autorais, alguns  clássicos do blues e jazz norte-americanos e brasileiros.

11/04 (ter), às 19h30 – CINEMA – CineSesc Brasil.doc “Romance do vaqueiro voador”. Local: Teatro do Sesc
De Manfredo Caldas. Brasil, 2007. 73 min. Classificação: Livre.
Com Luiz Carlos Vasconcelos. Sinopse: Documentário poético que constrói uma teia narrativa em que todos os personagens/interlocutores são ao mesmo tempo indivíduos e coletivos. Trata-se da recriação do universo mítico do nordestino, ao vivenciar a nova diáspora no papel de candango, protagonizado o lado trágico da época da construção da nova Capital do Brasil.

12/04 (qua), às 19h30: CINEMA – CineSesc Brasil.doc “Hollywood no cerrado”. Local: Teatro do Sesc
De Armando Bulção e Tânia Montoro. Brasil, 2011. 85 min. Classificação: 16 anos.
Com Joan Lowell, Janet Gaynor, Mary Martin, Eliane Lage, Larry Hagman. Sinopse: Hollywood no cerrado apresenta na forma de um almanaque audiovisual animado e bem humorado “causos” e histórias de vida da ocupação do Centro Oeste do Brasil, incorporando informações pouco conhecidas, que permitem traçar uma nova perspectiva sobre a história da região, anterior a transferência da capital do país para Brasília.

12/04 (qua), às 19h: LITERATURA – Roda de Leitura “Literatura Infantil”. Local: Biblioteca do Sesc
Sinopse: Com o objetivo de valorizar e promover o livro e a leitura, o projeto Roda de Leitura visa reunir escritores, contadores de história, artistas de diversas linguagens, crianças, convidados e público espontâneo de diversos interesses, a partilhar e pensar temáticas ligadas à literatura no espaço da Biblioteca.

17/04 (seg) e 18/04 (ter), das 10h às 20h: LITERATURA - Dia Nacional do Livro Infantil. Local: Biblioteca do Sesc
Sinopse: Programação especial com troca-troca de livros e gibis
e mostras literárias. As ações têm como objetivo aproximar as comunidades das bibliotecas, incentivando o uso deste espaço como local de convivência, lazer, fonte de informação e acesso à cultura.

19/04 (qua), às 19h30: CINEMA – CineSesc Brasil.doc “Poeira & Batom no Planalto Central – 50 mulheres na construção de Brasília”. Local: Teatro do Sesc
De Tânia Fontenele Mourão e Tânia Quaresma. Brasil, 2010. 58 min. Classificação: 12 anos.
Sinopse: História recuperada, contada pelas mulheres com os seus impressionantes depoimentos, repletos de sentimentos, anseios e inquietações vividos nos primórdios de Brasília. São mulheres das mais diferentes profissões e classes sociais que aqui chegaram entre 1956 e 1960. Pela perspectiva do olhar feminino apresenta-se um enfoque inovador da saga da construção de Brasília.

25/04 (ter), às 19h30: CINEMA – CineSesc Brasil.doc “A alma da gente”. Local: Teatro do Sesc
De Helena Solberg e David Meyer. Brasil, 2013. 82 min. Classificação: Livre.
Com Ivaldo Bertazzo e O Corpo de Dança da Maré. Sinopse: Um grupo de jovens da Zona Norte do Rio de Janeiro ensaia o último espetáculo do Corpo de Dança da Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destino dos personagens, marcados pela transformação através da arte.

26/04 (qua), às 19h30 – CINEMA – Diálogos Urgentes “Epidemia das Cores”. Local: Teatro do Sesc
Sinopse: O documentário narra a rotina dos participantes e coordenadores de uma oficina de criatividade ministrada em um hospital psiquiátrico em Porto Alegre. As atividades contam com a participação de ex-internos, residentes e  interessados em arte ou no desenvolvimento de atividades expressivas, como pintura, bordado, escultura e escrita criativa. Classificação: 10 anos

O Sesc em Joinville é parceiro do 1º ANIMANECO – Festival de Teatro de Bonecos de Joinville. Abaixo a programação:

27/04 (qui), às 20h: ARTES CÊNICAS – Festival ANIMANECO “O Menino do Dedo Verde”, Cia Experimentus Teatrais (Itajaí/SC). Local: Teatro do Sesc
Sinopse: Na cinzenta cidade de Mirapólvora mora um menino a quem todos chama de Tistu. Dizem por todos os cantos que ele não é como as outras crianças. Numa de suas aulas de jardinagem ele descobriu ter um dom mais que especial: um polegar verde capaz de fazer brotar plantas nos lugares mais improváveis. Desde esse dia, a vida em Mirapólvora nunca mais foi a mesma... Classificação: 6 anos

28/04 (sex), das 17h às 19h: ARTES CÊNICAS – Festival ANIMANECO - Apresentação de Caixas de Teatro Lambe-Lambe. Local: Shopping Cidade das Flores
Sinopse: O Teatro Lambe-Lambe é uma caixa cênica em miniatura, independente e itinerante, onde são encenados espetáculos de teatro de bonecos, de curta-duração, geralmente assistidos por uma ou duas pessoas em cada sessão.

29/04 (sab), às 11h – ARTES CÊNICAS – Festival ANIMANECO  “O Velho Lobo do Mar”,  Trip Teatro e Animação (Rio do Sul/SC). Local: Loja Fantoche
Sinopse: Perdido em uma ilha esquecida em algum lugar do Atlântico, seja subindo em um coqueiro atrás de alimento, tentando convencer uma minhoca a ir para o anzol, em busca de um tesouro ou até mesmo fazendo amizade com uma baleia, Charlie mostrará a todos que para tudo na vida há uma saída e que por isso ele é conhecido pelos Sete Mares como "O Velho Lobo do Mar". Duração: 35 min / Classificação: Livre

29/04 (sab), às 15h30 – ARTES CÊNICAS – Festival ANIMANECO “O Grande Invento”, Turma do Papum (Florianópolis/SC). Local: Angeloni Atiradores
Sinopse: As mais significativas fábulas de Esopo são recontadas de modo muito divertido por 2 personagens, caçadores de histórias, que estão à procura de um “grande invento que faz os bichos falarem”. Nas histórias, os atores contracenam com bonecos de diversas técnicas de construção e de manipulação. Classificação: Livre

29/04 (sab), das 17h às 19h – ARTES CÊNICAS – Festival ANIMANECO “A Mulher Barbada”, Márcia Cordeiro e Bárbara Domingues (Joinville/SC). Local: Shopping Cidade das Flores
Sinopse: Um circo pobre chama a atenção dos meninos da cidade. Aquela mulher barbada desafia a todos os homens locais. Quem seria mais forte? Classificação: Livre

30/04 (dom), às 12h30 – ARTES CÊNICAS – Festival ANIMANECO “Turma do Papum” (Florianópolis/SC). Local: Angeloni Norte
Sinopse: No Show do Papum, Sérgio Tastaldi brinca de desenhar e manipular bonecos. São várias histórias breves que vão desde uma pequena caixinha até ventriloquismo. O público é parte integrante do espetáculo, manipulando bonecos e respondendo aos estímulos. Num quadro branco, Papum vai desenhando na hora bichos a partir de formas simples, números e letras. O público recebe sacolas com modelos de bonecos para aprenderem a executar movimentos e expressões. O espetáculo é muito musical e cheio de truques. Todos, adultos e crianças, se divertem com este espetáculo original e criativo. Classificação: Livre

30/04 (dom), às 16h – ARTES CÊNICAS – Festival ANIMANECO “Som na Caixa – Entre vibrações, tempos e lugares”, Primo Atto/Etc e Tal (Balneário Camboriú-Itajaí/SC). Local: AMORABI
Sinopse: "O que poderá descobrir num abrir de caixa?” Nessa história duas operárias deparam-se com uma pilha de caixas, que estão destinadas aos cinco cantos do mundo. Porém não sabiam que dentro destas caixas, portavam um valioso conteúdo sonoro, onde poderão descobrir vibrações, tempos e lugares. Classificação: Livre

30/04 (dom), às 17h – ARTES CÊNICAS – Festival ANIMANECO - Mesa redonda sobre o teatro de Animação em Santa Catarina e Lançamento da revista Lambe Lambe nº 3. Local: AMORABI
Sinopse: Para o encerramento do 1º ANIMANECO, teremos o lançamento da Revista Lambe-lambe nº 3 e um debate sobre o Teatro de Animação em Santa Catarina, seguidos de um delicioso café oferecido pela AMORABI.

27 a 30/04 (qui a dom), das 10h às 22h – ARTES CÊNICAS – Festival ANIMANECO - Exposição “Família Kasperl – bonecos de luva do teatro popular alemão | Mery Petty (Jaraguá do Sul/SC). Local: Shopping Cidade das Flores
Sinopse: A exposição da Família Kasperl tem como objetivo principal, a disseminação da arte do teatro de bonecos de luva e a História do teatro de bonecos em Jaraguá do Sul.

30/04 (dom), das 9h às 18h: ARTES VISUAIS – Oficina “ARRET: vivências em pintura e desenho", com Ricardo Kolb. Local: Galeria de Arte do Sesc
Objetivo: Vivenciar processo de criatividade intuitiva através da pratica da pintura, colagem ou desenho. Publico: Artistas, professores, estudantes de arte, publico interessado. Materiais solicitados: Papel craft grosso (2 metros); pinceis largos (10 cm de largura); recipientes para misturar tinta; giz de cera preto e lápis grafite 6b. ATENÇÃO: O artista adquirirá verniz acrílico Metalatex e bisnagas de pigmentos para rateio entre os participantes no dia da oficina.
Vagas: 15
Carga horária: 8 horas-aula
Local: Galeria de Arte do Sesc. Rua Itaiópolis, 470 – América
Inscrição gratuita no espaço Relacionamento com Clientes, de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, aos sábados das 9h às 15h, e aos domingos das 9h às 13h.

Sesc em Joinville
Rua Itaiópolis, 470 - América
+ infos: (47) 3441.3300
www.sesc-sc.com.br  


2 Comentários

Bianca Ramos

15/05/2023 Cliquei em "Regulamento" do Prêmio Literário Sesc 2023 e cai aqui. Como acessar o regulamento por gentileza! Grata

Publicado à 1 ano

1 Respostas

Equipe Sesc

16/05/2023 Olá Bianca, bom dia, obrigada por informar. Já ajustamos o link. Segue por aqui também: https://www.sesc-sc.com.br/sescsc/conteudo/REGULAMENTO%20Pr%C3%AAmio%20Liter%C3%A1rio%20Sesc%20Crian%C3%A7a%202022%20oficial.pdf Att.

Publicado à 1 ano

Sandra Rosimere de Sousa Toledo

10/05/2023 Não ficou claro para mim a estrutura do texto: são apenas quatro páginas ou um livro?

Publicado à 1 ano

1 Respostas

Equipe Sesc

15/05/2023 Olá Sandra, bom dia, este conteúdo que comentou é de 2017. Qual seria sua dúvida? Permanecemos à disposição.

Publicado à 1 ano


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .