Um mundo repleto de cores, imaginação e liberdade
Na próxima quinta-feira, 15 de agosto, às 19h, acontece a abertura da exposição "Cor Portal", de Tercília dos Santos, na Galeria do Sesc Itajaí, pelo projeto nacional Arte Sesc. Com curadoria de Clarissa Diniz e Deise Oliveira, a mostra inédita percorre a trajetória da artista e mergulha nos mistérios de sua obra, em uma realização do Sesc Santa Catarina em conjunto com o Sesc Brasil. O evento é aberto ao público e contará com a presença da artista e das curadoras.
Tercília dos Santos é considerada uma das grandes representantes da pintura naïf no país. Apoiada nas lembranças de infância, a artista constrói um rico universo em que a presença da cor nos conduz aos cenários de arvoredos, flores, casas, animais e crianças.
Natural de Piratuba, município do Oeste catarinense, sua produção encontra na paisagem local e nos temas regionais os elementos necessários para sua concepção. Todo o repertório construído pela artista é observado nos quadros de pincelada marcante que recorre à técnica de acrílica sobre tela.
Autodidata, foi aprimorando sua técnica com cursos livres. Realizou sua primeira exposição individual em 1990 e, de lá para cá, suas obras são vistas em mostras pelo Brasil e no exterior. A artista participou de diversas edições da Bienal Naïfs do Brasil, com prêmios recebidos ao longo da carreira. Em 2018 foi premiada pela Academia Catarinense de Letras e Artes pelo Conjunto da Obra.
Nesta exposição será possível observar a ampliação do portal em paisagem, a proximidade com os temas como espiritualidade, religiosidade negra, afetividade e sua estreita relação com o universo têxtil. A visitação é gratuita e segue até 15 de fevereiro de 2025.
Obras da artista
Texto curatorial
AMANHECER ARTISTA, FAZER-SE TERCÍLIA DOS SANTOS
Pouco mais de trinta anos atrás, Tercília dos Santos (Piratuba, Santa Catarina, 1953) amanheceu artista. Foi a partir de um sonho que compreendeu que deveria levar, para as telas, as cores com as quais lidava cotidianamente em seu trabalho como manicure: os mesmos tons vibrantes que lhe eram familiares desde a infância, quando brincava de esmaltar as unhas com as pétalas das flores que coloriam o esverdeado tapete de grama que circundava a casa onde vivia com seu pai e cinco irmãs na zona rural catarinense. Um tempo de muito trabalho e magia.
Naquela noite, enquanto dormia, Tercília avistou um luminoso portal “bem faiscante e colorido, do qual mulheres entravam e saiam, comentando os erros praticados pelos humanos”. Ao notar sua presença naquela paisagem cintilante, Jesus Cristo se aproximou, revelou algumas obras de arte e declarou que ela também deveria pintar. Foi assim que, já no dia seguinte, imbuída de realizar aquela profecia, ela deu os primeiros passos na direção da realização de seu sonho: tornar-se artista.
Naquele comecinho da década de 1990, suas experiências na pintura foram, por isso, ligadas às visões que tivera durante seu encontro com Jesus Cristo. Casas com amplos portais marcaram os primeiros anos de sua pintura, mas logo se expandiram em paisagens das quais emanam pontos de luz também nos céus ou nas águas, testemunhos pictóricos do compromisso de Tercília com o invisível e suas muitas forças ― a espiritualidade, as percepções sensoriais, os mitos ou a memória, assuntos que desde então seguiram centrais em sua obra.
Ao reunir trabalhos de diversos períodos e intenções, COR PORTAL convida os públicos a percorrer parte dessa inebriante trajetória. Nas próximas salas, diferentes núcleos mergulham nos mistérios de sua obra, apresentando alguns aspectos que lhe são vertebrais: a ampliação do portal em paisagem e a própria obra enquanto portal; a repetição de uma iconografia afetiva enquanto estratégia de afirmação existencial; a estreita relação da pintura de Tercília com o universo têxtil e a dedicação de sua pesquisa às espiritualidades e religiosidades negras.
Circundados por obras que derivam da força inaugural de uma revelação, que possamos percorrer esta exposição como quem sabe estar habitando ― e concebendo ― um sonho.
Visitação gratuita
Visitação de 16/08/2024 a 15/02/2025
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Segunda – Quinta: 09h – 19h (entrada até 18h)
Sexta: 09h – 18h (entrada até 17h)
Sábado e domingo: Consultar disponibilidade através do WhatsApp.
FINAIS DE SEMANA COM MEDIAÇÃO:
Sábados:
Dia 24/08 das 9h às 12h
Dia 31/08 das 9h às 12h
Dia 21/09 das 13h às 17h
Dia 09/11 das das 9h às 12h
Dia 23/11 das das 13h às 17h
Domingos:
Dia 15/09 das 15h às 18h.
Agendamento via WhatsApp: (47) 3249-3881.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários