Atividade intergeracional: estudantes e idosos do Sesc Brusque produzem poesia em homenagem à Instituição


05/10/2021 - Atualizado em 08/10/2021 - 633 visualizações

Juntos, os estudantes e idosos do Sesc Brusque criaram o poema "Sesc, minha segunda casa", em uma atividade intergeracional. O processo contou com duas etapas: a primeira quando os idosos se encontram de forma on-line e iniciaram a criação em grupo da poesia em homenagem ao Sesc e aos alunos do 3º ano (B1) da Unidade. Um momento muito alegre, pois os participantes começaram a imaginar os rostinhos das crianças, e todos queriam contribuir de alguma forma com a linda poesia que estava nascendo.

Quando os alunos ficaram sabendo do convite para participar de uma ação na Biblioteca com os idosos, eles ficaram empolgados e ansiosos para o encontro. A atividade com as crianças foi iniciada a partir da apresentação do livro “Minha casa”, de Lorena Kaz, que convida os pequenos leitores a um passeio pela casa de uma menina que fala sobre o lugar que chamamos de casa. A ideia era que o livro servisse de inspiração para a construção e ilustração de um poema em homenagem aos 75 anos de Sesc, lugar que eles passam grande parte do tempo.

Após a apresentação do livro, os alunos se sentiram motivados a falar sobre o Sesc, os espaços preferidos, as atividades, projetos e serviços que mais gostavam. Eles falaram com muito carinho e respeito e demonstraram nos desenhos que a Instituição é um lugar onde se sentem acolhidos e felizes.

Os estudantes fizeram as ilustrações e o poema foi feito em parceria com a assistente de biblioteca, Ketyla Martírio da Silva, em seguida, os alunos e os idosos puderam compartilhar suas produções e comentar o que acharam. Foi um momento descontraído e de elogios mútuos. Por fim, os alunos se dividiram em equipes para responder a um quiz de perguntas sobre o Sesc e para isso contaram com a ajuda dos idosos.

Sobre a atividade literária e a interação entre as crianças e os idosos a professora Joelma Joelma Mariano Dezsi do Nascimento comentou “foi um momento muito rico de aprendizagem, que proporcionou aos alunos, além de desenvolverem a criação das ilustrações do poema, a escuta, o trabalho em equipe e o mais emocionante, trocar experiências com os idosos, por meio do quiz de perguntas sobre o Sesc. Eles amaram! Enquanto professora, percebi a conexão entre as gerações em um momento tão lúdico para as crianças, assunto que estamos abordando na disciplina de ciências, respeito e valorização dos idosos”, relata Joelma.

SESC, MINHA SEGUNDA CASA

O SESC É TÃO GRANDE
QUE VOCÊ CANSA SÓ DE ANDAR.

O SESC NÃO TEM CAMPAINHA
E NEM SALA DE ESTAR
MAS TEM UMA BIBLIOTECA ACONCHEGANTE
PARA LER E ESTUDAR,
E QUEM QUISER, PODE CHEGAR.

O SESC É COLORIDO COM
TODAS AS CORES MAIS LINDAS.
MAS AZUL, AMARELO E BRANCO
SÃO AS CORES PREFERIDAS.

NO SESC TEMOS ATÉ UMA HORTA
PARA CULTIVAR,
E APRENDEMOS QUE PARA COLHER,
TEMOS QUE PRIMEIRO PLANTAR.

DO SESC TENHO MUITAS COISAS PARA FALAR,
MAS O PRINCIPAL É QUE EU AMO ESSE LUGAR.


Criação: Ketyla Martírio da Silva, Joelma Mariano Dezsi do Nascimento e 3° B Grupo I

Colaboração: Ketyla Martírio da Silva, assistente de biblioteca do Sesc Brusque.



Integração alunos e idosos.

Integração alunos e idosos.

Integração alunos e idosos.

Alunos demonstraram através dos desenhos que o Sesc é um lugar onde se sentem acolhidos e felizes.

Alunos demonstraram através dos desenhos que o Sesc é um lugar onde se sentem acolhidos e felizes.

Apresentação do livro “Minha casa”, de Lorena Kaz.

Alunos demonstraram através dos desenhos que o Sesc é um lugar onde se sentem acolhidos e felizes.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .