A Sociedade Musical União Josefense, de São José (SC) foi um dos quatro grupos selecionados para percorrer o Brasil no Sonora Brasil Sesc 2017/2018, dentro do tema “Bandas de Música: formações e repertórios”. Considerado o maior projeto de circulação musical do país, esta edição tem lançamento nacional marcado para o dia 24 de maio, em Belo Horizonte. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia.
Fundada em 1876, a partir da fusão de três antigos grupos, a União Josefense é uma das bandas mais antigas do Estado de Santa Catarina. Formada atualmente por 28 músicos, desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, mas também domina repertórios tradicionais que envolvem marchas, hinos, dobrados e músicas ligadas a festividades religiosas.
No contexto do projeto Sonora Brasil, seu papel é o de apresentar repertório composto originalmente para bandas de música, com especial atenção aos dobrados e marchas religiosas. Também cabe ao grupo ilustrar a fase de transição na história das bandas, quando se tornou habitual a inclusão de gêneros populares dançantes, típicos do ambiente das gafieiras.
Para a circulação, a Sociedade Musical União Josefense será representada por 12 músicos: Artur José Fernandes (Trombone); Braion Johnny Zabel (Clarinete, Sax Alto); Carlos Felipe Andrade Schmidt (Bombardino e Trombone); Cristiano Canabarro Forte (Percussão); Fábio Agostini Mello (Flauta, Flautim, Saxofone Soprano e Tenor); Jean Carlos da Silva Rodrigues (Trompete); Jean Gonçalves (Regência); Jean Leiria (Percussão); João Geraldo Salvador Filho (Tuba); João Paulo Trierwaller (Trompete); Ney Platt (Flauta, Saxofone Alto e Tenor); Rui Gilvano Da Silva (Clarinete).
Em 2017, o grupo percorrerá o DF e mais 10 estados, são eles: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, num total de 47 apresentações. Em Santa Catarina, o Sonora Brasil será apresentado nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Laguna, Rio do Sul, Vidal Ramos, Lages e Chapecó no mês de novembro. Em 2018, a banda circulará pelas regiões Norte e Nordeste.
Banda catarinense vai circular o Brasil pelo Sonora Brasil Sesc
12/04/2017 - Atualizado em 20/04/2017 - 596 visualizações
0 Comentários