Baú de Histórias é realizado em SC
As apresentações para o público infantil, a partir de interpretação e narração de obras literárias, voltam a circular cidades catarinenses. Isso porque o Baú de Histórias chega a sua última etapa de 2023. Os espetáculos gratuitos serão realizados de 26 a 29 de setembro em cidades onde o Sesc Santa Catarina atua.
O Baú de História leva diversos temas em espetáculos produzidos por grupos de teatro catarinenses. São apresentações sobre o mundo mágico (Ilha de Encantaria), retrato tragicômico (A Incrível ponte que habita a gente), contos populares brasileiros (O porquê das coisas), narrativa de histórias para a infância (Cor do Quê) memórias (Contos Orientais), e folguedos (Cantigas do Boi).
Ilha de Encantaria, de Débora de Matos
Você sabe guardar um segredo? Ilha de Encantaria é um lugar mágico, protegido pelos mistérios das águas. Uma terra em que os ventos cantam para que seus seres possam dançar. Um mundo no qual as pedras escondem histórias secretas de rodopios e travessuras. Uma ilha carregada de memórias, encantadas por cicatrizes e contadas na feitiçaria da palhaçaria.
A Incrível Ponte que Habita Gente, Cia. Caravana
O espetáculo conta a história de uma pequena ilha e seus habitantes, que se veem envolvidos em uma intrigante empreitada... Esse pequeno pedaço de terra abriga um povo pacato, trabalhador e ordeiro que depois de uma breve visita do povo do Continente resolvem também eles serem continentais. A história é um retrato tragicômico dos dias em que vivemos. Uma fábula sobre os projetos desenhados sobre o joelho, as obras que ficam a meio, a identidade coletiva, os sonhos e tudo aquilo que nos move.
O Porquê das Coisas, Felícia Fleck (Florianópolis/SC)
Existem várias maneiras de entender o mundo. Os contos populares brasileiros apresentados neste espetáculo explicam o surgimento das coisas de forma singular e divertida
Cor de Quê, Mass Produções (Itajaí/SC)
Sua cor tem cor de quê? Qual a cor de um lápis cor de pele? De lugares e tempos distantes vêm as histórias de meninas fortes, mulheres guerreiras, povos em busca dos seus direitos e crianças tentando reconhecer seu brilho na pele cor de noite. Nesse espetáculo de narrativa de histórias para a infância, as personagens são trazidas uma a uma para mostrar que o que há de diferente em cada um nos torna únicos, e que igualdade é um fim pelo qual vale a pena lutar.
Contos Orientais, Gilmara Goulart (Timbó/SC)
Num tempo nem muito perto, nem muito longe daqui, havia uma mulher que amava tudo que via: os pássaros, as flores, e tudo que contemplava. Por onde passava, ouvia uma história aqui, outra ali e as guardava em seus bolsos da memória. Com o tempo a tristeza tomou conta da vida das pessoas por onde andava, então, ela encontrou uma forma de trazer a alegria de volta: através das histórias.
Cantigas de Boi, da Cia. Pense com Arte (Florianópolis/SC)
"Cantigas de Boi" conta a história da chegada de Pai Francisco e Catirina nas terras do fazendeiro Tião, dono do Boi Mimoso. Mas Mimoso morreu! E agora, para ajudar a reviver esse boi virão personagens de todo canto do Brasil. Um espetáculo que resgata músicas de diversos folguedos brasileiros com a estrutura cênica do teatro de mamulengo.
Baú de Histórias 2023
O projeto voltou a circular em 2023 e tem como objetivo o incentivo à leitura de forma lúdica, com a valorização da narrativa oral e de reconhecimento profissional do contador de histórias. O projeto promove a circulação estadual de espetáculos há 21 anos, contribuindo para o fortalecimento da arte da contação de histórias em Santa Catarina. A primeira etapa foi realizada em maio e a segunda em junho.
Já foram mais de 120 apresentações neste ano, em escolas parceiras do Sesc das cidades participantes. Os grupos selecionados Sesc, passaram por uma curadoria, dentre 46 propostas apresentadas. A equipe, formada por analistas e técnicos de cultura da instituição, analisou critérios como: qualidade da apresentação, relevância literária da proposta, potencial de inovação, valorização da diversidade cultural, atendimento ao público preferencial e aos objetivos do projeto.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários