
Com mais de duas décadas de trajetória, o projeto Baú de Histórias segue encantando crianças por toda Santa Catarina. Realizada em julho, a segunda etapa da circulação estadual de 2025 levou seis espetáculos de contação de histórias a escolas e unidades do Sesc em dezenas de cidades catarinenses, promovendo o acesso gratuito à arte, à literatura e à imaginação.
Desde 2001, o projeto transforma a escuta de histórias em uma experiência educativa, afetiva e lúdica, contribuindo para a formação de leitores e o desenvolvimento cultural da infância. Em sua edição atual, o Baú de Histórias reúne montagens com grande qualidade artística, literária e cenográfica, e com foco na diversidade de linguagens, temas e propostas cênicas.
Nesta segunda etapa, as apresentações percorreram mais de 30 cidades, como Florianópolis, Joinville, Criciúma, Chapecó, Blumenau, Lages, São Miguel do Oeste, Canoinhas, entre outras, atingindo um público diversificado e entusiasmado. Até o fim do ano, o projeto deverá realizar 231 apresentações gratuitas, alcançando cerca de 27.643 crianças em todas as regiões do estado.
“Receber o projeto Baú de Histórias é sempre uma grande alegria. São espetáculos que valorizam a oralidade, encantam o público e contribuem muito para formar plateias culturais. Em Canoinhas, tivemos um bom público e todos saíram encantados e ansiosos por mais programações”, destaca Polyanna Orlonski Fuck, técnica de Cultura do Sesc Canoinhas.
A próxima etapa do Baú de Histórias acontece em setembro, e a expectativa é manter o encantamento e o envolvimento das comunidades com essa proposta que transforma a escuta em um exercício coletivo de imaginação, cultura e formação cidadã. No botão agenda, busque por "Baú de Histórias" e confira por onde os espetáculos vão estar em setembro.
"A Roupa Nova do Rei", em Concórdia.
"A Princesa Margarida", no Sesc Comunidade Biguaçu.
"A Grande Invenção", em Lages,
"A Caixa de Histórias", em Criciúma
"O Velho que faz Florescer Árvores e o Fiel Shiro", em Canoinhas.
Espetáculos da temporada 2025:
A Roupa Nova do Rei – Grupo Teatral Reminiscências (Joaçaba)
Uma divertida adaptação do clássico conto, que propõe reflexões sobre vaidade, ética e consciência coletiva.
Duração: 40 min | Classificação: Livre | Indicação: a partir de 6 anos
Felpo Filva – Teatro Revirado (Criciúma)
A história de um coelho poeta e solitário que vive transformações a partir de uma carta inesperada.
Duração: 50 min | Classificação: Livre | Indicação: a partir de 6 anos
A Grande Invenção – A Vida é uma Arte Produções (Florianópolis)
Três criaturas do solo embarcam numa aventura para restaurar o elo entre os mundos.
Duração: 50 min | Classificação: Livre | Indicação: 4 a 10 anos
A Caixa de Histórias – Cafuné Histórias (Schroeder)
Três contos apresentados com criatividade, humor e sensibilidade.
Duração: 35 min | Classificação: Livre | Indicação: até 12 anos
A Princesa Margarida: Um Musical Brincante – Metamorfose Cia. Cênica (Joinville)
Um espetáculo interativo que resgata cantigas e brincadeiras populares em uma busca lúdica por uma princesa desaparecida.
Duração: 45 min | Classificação: Livre | Indicação: até 10 anos
O Velho que Faz Florescer Árvores e o Fiel Shiro – Teatro Dori (Rio do Sul)
Inspirado em lendas japonesas, o espetáculo fala de memória, ancestralidade e afeto.
Duração: 35 min | Classificação: Livre | Indicação: a partir de 6 anos
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários