BiblioSesc comemora 10 anos na Capital


02/03/2018 - Atualizado em 09/03/2018 - 503 visualizações

Esta sexta-feira (02/03) foi de comemoração para o BiblioSesc, uma biblioteca móvel que oferece o acesso gratuito a mais de 3.500 livros, além de periódicos como jornais e revistas, para consulta e empréstimos em cinco bairros de Florianópolis. O motivo é o aniversário de 10 anos do projeto em Santa Catarina.

Para celebrar a ocasião, o Sesc em Santa Catarina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, realizou nesta sexta-feira (02/03) um evento no Conselho Comunitário da Tapera, das 14h às 17h. A data também marcou o início das atividades do BiblioSesc em 2018 na Grande Florianópolis e contou com uma programação especial com a contadora de histórias Felíica Fleck. 

A biblioteca itinerante é montada em caminhão baú, adaptado internamente com prateleiras e revisteiros para acondicionamento do acervo, porta automática, ar condicionado, pufs e bancada de atendimento. Externamente a unidade possui toldo, 2 mesas com 4 cadeiras cada e 2 ombrellones. O caminhão estaciona no bairro para disponibilizar as publicações, de quinze em quinze dias. Após o cadastro, os usuários podem retirar até dois livros por 14 dias. Para a inscrição, basta apresentar um comprovante de residência e um documento de identificação. Crianças menores de 12 anos devem recolher assinatura dos pais no formulário de inscrição.

O serviço é gratuito e o horário de funcionamento da biblioteca é das 9h às 17h.

Confira aqui os bairros atendidos em cada cidade.

Sobre o BiblioSesc:
O projeto BiblioSesc foi idealizado em 2005 pelo Departamento Nacional do Sesc, e destina-se a promover a leitura através da ampliação e facilitação das condições de acesso ao livro nas localidades periféricas às capitais onde o Sesc atua, beneficiando o segmento da população carente de acesso aos bens culturais.

Após a implantação e sucesso do projeto piloto em Pernambuco, várias capitais foram contempladas a partir de 2007 sendo que em Santa Catarina o projeto iniciou a atividade em 2008 no município de Florianópolis, no Ribeirão da Ilha, e seguiu por vários endereços nas áreas insular e continental da Capital.

A partir de 2010 o atendimento do projeto foi expandido para os municípios de São José, assim como em 2011, onde bairros de Palhoça e Biguaçu foram beneficiados com a mesma Biblioteca Itinerante. Com o objetivo de ampliar o atendimento no Estado, foi implantada em 2011 a 2ª unidade BiblioSesc no município de Criciúma, no bairro Rio Maina.

No Estado, o BiblioSesc atende bairros da Grande Florianópolis e de Criciúma. O serviço é gratuito e o calendário de atendimento inicia na 2ª quinzena de fevereiro e finaliza na 1º quinzena de dezembro, sendo que o horário de funcionamento é das 09 às 17h.

Os bairros beneficiados com atendimento do BiblioSesc são selecionados a partir da inexistência de uma biblioteca; disponibilidade de um local de acesso público próximo à escolas e centros comunitários; espaços seguros e autorizados pelos órgãos municipais; viabilidade técnica do estacionamento da Unidade móvel. 

(33) Bairros já atendidos pelo BiblioSesc por Município, na Grande Florianópolis:
  • (17) Florianópolis: Capoeiras, Monte Cristo, Monte Verde, Rio Vermelho, Coqueiros, Saco dos Limões, Saco Grande, Campeche, Ribeirão da Ilha, Costeira, Abraão, Pântano do Sul, Canasvieiras, Rio Tavares, Armação, Sambaqui, Tapera.
  • (6) São José: Kobrasol, Areias, Forquilhinhas, Forquilhas, Ipiranga, Campinas.
  • (7) Palhoça: Alto Aririú, Centro, Jardim Eldorado, Ponte de Imaruim, São Sebastião, Arririú da Formiga, Caminho Novo.
  • (3) Biguaçu: Rio Caveiras, Prado, Jardim Janaina

Serviços oferecidos: 
O BiblioSesc é um projeto social destinado a atender toda a comunidade beneficiando crianças, jovens e adultos. São oferecidos gratuitamente a consulta local com acesso livre as estantes e o empréstimo domiciliar do acervo bibliográfico, além de atividades de desenvolvimento artístico cultural na comunidade.

O serviço de empréstimo é destinado aos moradores, estudantes e trabalhadores dos bairros atendidos. Para ter acesso ao serviço o usuário precisa preencher uma ficha de inscrição, apresentar documento de identificação e comprovante de residência. Cada usuário tem direito a emprestar a cada quinze dias 2 livros + 1 Gibi ou Revista.

Programação cultural:
Além de oferecer acesso à leitura, o BiblioSesc em Santa Catarina realiza atividades complementares nas comunidades onde o caminhão estaciona. Trata-se de uma programação cultural com Cinema, Contação de histórias, Guia de Leitura; Apresentações artísticas, que acontecem em espaços como praças, escolas públicas, ginásios municipais e centros sociais comunitários sempre gratuitos.

Prêmios:
No ano de 2010 o BiblioSesc Grande Florianópolis recebeu o troféu “Amigo do Bairro” promovido pela Associação dos Moradores do Bairro Abraão - AMBA em reconhecimento aos serviços prestados ao bairro. Em 2011 o projeto recebeu a título Nacional a Menção Honrosa "José Mindlin" no Prêmio Vivaleitura do Ministério da Educação e da Cultura em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.Em 2013 BiblioSesc foi um dos 15 vencedores do Prêmio Empresa Cidadã, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). O projeto foi contemplado na categoria Desenvolvimento Cultural.

BiblioSesc

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .