Com muita felicidade, retomamos as atividades do BiblioSesc em Santa Catarina. O projeto nacional do Sesc, idealizado em 2005, consiste em unidades móveis de biblioteca espalhadas pelo país, que são montadas sobre um caminhão, levando cultura e acesso gratuito a livros para diversas comunidades.
Em Santa Catarina o BiblioSesc tem uma trajetória de 15 anos de incentivo à leitura, com uma pausa durante a pandemia. A partir de setembro de 2022 o projeto está volta, com atendimento em novos municípios: Rio do Sul e Mafra.
O caminhão estaciona em cinco bairros de cada uma das cidades, conforme um calendário pré-definido e as visitas ocorrem semanalmente ou quinzenalmente, das 9 às 17h, em pontos fixos. O objetivo é levar o livro ao encontro do leitor, contribuindo na formação de cidadãos com a democratização das oportunidades de acesso à cultura.
Rio do Sul
Em Rio do Sul o Sesc conta com a parceira da Fundação Cultural e terá uma cerimônia de lançamento no dia 13/09, às 10h, na praça Ermembergo Pellizzetti, na região central. A programação contará com a intervenção artística "Dr Aurélio" com Cobaia Cênica. A Unidade Móvel vai circular pelos bairros: Centro, Santa Rita, Boa Vista, Fundo Canoas e Barra do Trombudo.
Mafra
Em Mafra a Prefeitura Municipal participa da execução do projeto, que terá cerimônia de lançamento no dia 13/09, às 10h, na comunidade Avencal do Saltinho em frente à escola municipal da comunidade. A programação também contará com a intervenção artística “Guardadora de sonhos” com Rhaisa Muniz. A Unidade Móvel atenderá as comunidades: Avencal São Sebastião, Avencal do Saltinho, São Lourenço, Vila das Flores e Campo da Lança.
Chegada da Unidade Móvel em Rio do Sul
Como acontece o atendimento do BiblioSesc
O serviço é gratuito e todas as pessoas podem fazer consulta e leitura local do acervo disponibilizados por meio de acesso livre as estantes com pufs na parte interna e mesas com cadeiras na parte externa do caminhão. Para empréstimo não é exigido o cartão cliente Sesc, apenas um cadastro que é aprovado mediante comprovação de vínculo ao bairro atendido, ou seja, moradores, estudantes e trabalhadores do bairro podem se cadastrar e levar até dois livros para ler em casa.
Quem chegar no caminhão biblioteca vai ser atendido pela equipe do Sesc que conta com um Assistente de Biblioteca e Motorista que vão auxiliar na escolha de uma leitura do acervo de aproximadamente 3.000 livros, composto por obras gerais como filosofia, ciências sociais, história, biografias, entre outras, e uma grande oferta de títulos literários de autores nacionais e estrangeiros, desde os clássicos aos contemporâneos.
Para o público infantil e juvenil a seleção de títulos contempla poesia, contos de fadas, histórias em quadrinhos e narrativas que preconizam a qualidade textual e estética, proporcionando uma verdadeira introdução ao universo da arte para muitas crianças. Além dos livros a biblioteca vai oferecer jornal e revistas, ou seja, tem opções de leitura para todas as idades.
O projeto vai levar também aos bairros atendidos apresentações como contação de histórias, previstas para o mês de outubro. Desta forma o BiblioSesc amplia o acesso a fruição artística da literatura, aproximando histórias e leitores.
0 Comentários