Tirar a atenção das crianças do celular e do computador tem sido cada vez mais difícil e, com a correria dos pais no dia-dia, sobra pouco tempo, disposição e criatividade para propor brincadeiras que despertem o interesse dos pequenos.
Para proporcionar às famílias a oportunidade de construção de boas memórias afetivas, o Sesc desenvolve o projeto Biblioteca de Brincar. São quatro edições temáticas ao longo do ano, a primeira explorou a Natureza com histórias, brincadeiras ao ar livre e personagens que encantaram a garotada. Foram 808 participantes no sábado, 18 de março, dia da estreia do programa em 2023.
As equipes da Rede de Bibliotecas do Sesc em Araranguá, Brusque, Concórdia, Florianópolis (Prainha), Itajaí, Jaraguá do Sul, Laguna, Palhoça e Tubarão criaram atividades especiais, interativas, relembraram brincadeiras antigas, exploraram o acervo literário e incentivaram as crianças a ler, ouvir, criar, imaginar histórias e compartilhar sonhos.
"A edição da biblioteca de brincar natureza foi a definição de um verdadeiro trabalho em equipe entre as áreas de cultura e recreação, com levantamento de todos os materiais para dar vida às ideias rascunhadas no papel para oferecer às crianças e familiares momentos de memórias afetivas. Os resultados foram além do que imaginávamos e já estamos entusiasmados para começar a produção da edição Sonhos”, conta o Técnico de Cultura de Concórdia, Claudio Maik.
Se você perdeu o Biblioteca de Brincar- "Natureza", não fique triste. No dia 27 de maio acontece a segunda edição do programa, dessa vez, com o tema "Sonhos". A programação especial ocorre nas bibliotecas do Sesc em Araranguá, Brusque, Concórdia, Florianópolis (Prainha), Itajaí, Jaraguá do Sul, Laguna, Palhoça, Tubarão e Joinville.
Ninguém no celular...olhos atentos e cheios de curiosidade nas brincadeiras e histórias do primeiro Biblioteca de Brincar
Itajaí
Em Itajaí, os seres encantados da natureza invadiram a biblioteca neste evento brincante. Esta foi a primeira ação do ano, as próximas edições prometem sonhos, imaginação e muita arte.
Um certo Mago, que viaja o Brasil coletando histórias, resolveu compartilhar o que carrega em sua mala e a coisarada foi tão boa que di
versas criaturas feitas com papel e mato pelos participantes agora inspecionam o mundo em suas novas casas.
"Foi um encontro mágico com as crianças e suas famílias. Trocamos muitas histórias, sorrisos, abraços e momentos de diversão", conta Blenda Trindade, Técnica de Cultura de Itajaí.
Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul conseguiu trabalhar o tema "natureza" de uma forma muito leve e tranquila, Foi um evento muito bem organizado, as crianças estavam livres e tranquilas, os pais aproveitaram tanto quanto elas os momentos de contacão de histórias. A equipe estava tranquila e feliz por ver o resultado do trabalho...
"Foi muito gratificante ver os pais e os filhos em um momento de troca juntos, tempo de qualidade em família", disse Jaqueline Dziubatey, Técnica de Cultura de Jaraguá do Sul.
Confira como foi o Biblioteca de Brincar nas bibliotecas do Sesc
Sesc Prainha
Sesc Brusque
Sesc Araranguá
Sesc Palhoça
Sesc Laguna
Sesc Tubarão
Fique atento(a) à programação da sua unidade e venha ter momentos criativos e afetivos com a gente!
Confira as próximas edições do Biblioteca de Brincar
27 de maio - Sonho
26 de agosto - Imaginário
18 de novembro - Arte
+Biblioteca de Brincar
O projeto Biblioteca de Brincar oferece espaços e programação para a experimentação da leitura lúdica e brincadeiras, com disponibilidade de acervo específico, jogos literários, dinâmicas, oficinas, contação de histórias entre outras ações de mediação, como opção de atividade cultural e de lazer aos fins de semana para as famílias.
O projeto é inspirado na obra e conceitos de Gandhy Piorski, artista plástico que pesquisa sobre a infância e o uso de brinquedos tradicionais, feitos pelas crianças, há mais de 20 anos.
O Biblioteca de Brincar trabalha as relações entre imaginário e materialidade, a sabedoria da cultura infantil e a natureza como fonte de elementos para um brincar.
0 Comentários