Bibliotecas do Sesc em Santa Catarina recebem novidades em suas prateleiras


22/05/2018 - Atualizado em 24/05/2018 - 702 visualizações

Desde março deste ano, as bibliotecas do Sesc em Santa Catarina estão recebendo novidades em seus acervos. A seleção realizada pela equipe das Bibliotecas preocupou-se em contemplar lançamentos, clássicos reeditados e títulos com grande procura. No Estado, o Sesc possui 27 Bibliotecas em suas Unidades, além de dois caminhões itinerantes do BiblioSesc.

“A qualidade estética das obras e temas atuais que merecem reflexão como conflitos mundiais, respeito à etnia, cor, gênero e novas configurações das famílias, pautaram esta renovação do acervo”, explica Marilaine Hahn, analista da Biblioteca Central do Sesc em Santa Catarina.

O acervo está sendo recebido com entusiasmo pelos leitores, como a estudante Nathalia Vaccaro frequentadora assídua da biblioteca do Centro Cultural Vidal Ramos Sesc, em Lages. Ela demonstrou surpresa ao encontrar na biblioteca a recente obra de Dan Brown, livro que normalmente só encontraria nas livrarias da região.

“Os novos livros da Biblioteca têm oferecido aos nossos clientes leitores um mundo possibilidades! Todas as faixas etárias foram contempladas, nosso espaço está repleto de oportunidades literárias para os mais diversos gostos. A importância dos temas escolhidos dá-se em razão da necessidade de ampliarmos nosso olhar sobre questões do cotidiano e da atual sociedade. Nossos clientes estão adorando as novidades!”, comenta a gerente do Sesc em Mafra, Deise Stahnke.

Canoinhas

Clientes conferem as novidades disponíveis.

São Bento do Sul

Unidade deixou em destaque os novos títulos para atrair os leitores.

A leitora Renata Bonfim Gavião Barczak, de Mafra, conta que ficou muito contente com o novos livros: “Já li alguns e o que eu mais gostei até o momento foi 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer da escritora Débora Thomé. A Biblioteca e os eventos ligados a literatura estimulam os leitores cada vez mais.”

Outra cliente que teve uma boa percepção das obras escolhidas foi, Erika Kelly Cardoso que encontrou na Biblioteca do Sesc em Tubarão vários livros cujos personagens são negros, como O mundo no Black Power de Tayó, A menina e o tambor e Luanda, filha de Iansã. "Acredito ser fundamental promover a pluralidade étnica e multicultural por meio da literatura como forma de intervenção social para que o racismo seja combatido em nossa sociedade”, ela comenta. E completa: “a Biblioteca do Sesc oferece a todos, inúmeras obras onde podemos compreender a cultura afro, seus personagens e histórias cruciais na formação do povo brasileiro. Outras grandes obras adquiridas No seu pescoço, da renomada escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e Outros jeitos de usar a boca, da poetisa feminista Rupi Kaur, enfim grandes momentos de leitura me aguardam!”

A jovem Alice Santos de Lima, de Concórdia, destaca do acervo outro livro que aborda a questão da diversidade, o livro Flávia e o Bolo de Chocolate, de Miriam Leitão. “Este livro é muito interessante. Conta a história de uma menininha chamada Flávia que achava que somente ela era morena e ficou triste por causa de sua cor. Com a ajuda de sua mãe, e de um bolo de chocolate, descobre que 'todo mundo tem o seu jeito', e passa a ter orgulho de sua cor. Isso porque, todo mundo é 'igual em pessoa', mas tem algumas diferenças”, narra a pequena.

Além dos clientes, os colaboradores também estão aproveitando as novas aquisições. Como Gabriel de Jesus, auxiliar administrativo no Centro cultural Vidal Ramos, que depois de ler Por que fazemos o que fazemos, de Mario Sergio Cortella, já está no título, Deuses Americanos, de Neil Gaiman.

"Esse cuidado com a renovação permanente do acervo faz com que a clientela se sinta convidada a frequentar a Biblioteca sempre, esperando para conhecer os novos títulos. Além da qualidade dos títulos, a aquisição dos livros transmite esse interesse em continuar formando leitores”, destaca Polyanna Orlonski Fuck, Técnica de Cultura e Desenvolvimento Comunitário, do Sesc em Canoinhas.

"A alma da biblioteca são os livros. Uma biblioteca deve sempre ser bem recheada, com diversos autores, livros e estilos de escrita, de forma que promova a pluralidade do conhecimento", conclui Eloisa Bido, assistente de Biblioteca do Sesc em São Miguel do Oeste.

(Colaboração: Marilaine Hahn, Robson Luis Andrade, Polyanna Orlonski Fuck, Damara Savoldi, Evaldo Schutzky Neto, Patrícia Gerloff Zampieron, Eloisa Bido, Camila de Jesus Souza, Raquel de Medeiros.)

"Flávia e o bolo de Chocolate" - Miriam Leitão
"50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer" - Débora Thomé
"O mundo no Black Power de Tayó" - Kiusam de Oliveira
"A menina e o tambor" - Mariangela Haddad
"Luanda, filha de Iansã" - Alexandre Teles
"No seu pescoço" - Chimamanda Ngozi Adichie
"Outros jeitos de usar a boca" - Rupi Kaur
"Por que fazemos o que fazemos" - Mario Sergio Cortella
"Deuses Americanos" - Neil Gaiman

Sobre a Biblioteca do Sesc
As Bibliotecas do Sesc estão espalhadas por 26 cidades de Santa Catarina (em 27 Unidades) e ainda dois caminhões itinerantes do projeto BiblioSesc (que percorrem bairros da Grande Florianópolis e região de Criciúma). O acesso ao acervo é gratuito, basta apenas apresentar documento com foto e comprovante de residência para realizar o cadastro. Usuários cadastrados podem emprestar dois livros por até duas semanas, com possibilidade de renovação. Clique aqui e conheça o acervo de nossas bibliotecas.



Destaques do acervo

Destaques do acervo

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .