Música, arte e educação antirracista
O Sesc Santa Catarina inicia a circulação da Caravana Afrocultura, uma iniciativa que percorre o estado promovendo arte, cultura e educação antirracista. A bordo de um caminhão adaptado com palco e infraestrutura para apresentações artísticas, o projeto passará por Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque e Tijucas, entre os dias 23 e 27 de setembro, com uma programação gratuita e aberta ao público.
O destaque desta etapa é o show do rapper e compositor capixaba Cesar MC (ES), artista de grande relevância no cenário da música brasileira contemporânea, com milhões de ouvintes nas plataformas digitais. Com uma trajetória marcada por letras conscientes e forte representatividade, ele se tornou referência para a juventude e símbolo da resistência e valorização da cultura afro-brasileira.
Além da apresentação principal do rapper, cada cidade contará com atrações locais, que envolvem artistas negros e coletivos afro-brasileiros. Confira!
A programação da Caravana Afrocultura estreia em Joinville (23/09), no Expocentro Edmundo Doubrawa, das 19h30 às 21h30, com a Amazona MC abrindo o show do Cesar MC. Segue para Jaraguá do Sul (24/09), onde o palco móvel estará na área externa do Sesc, das 19h às 21h30, com discotecagem de DJ LeoKdio, Batalha de Conhecimento com a Arena do Freestyle, apresentação de breaking com o coletivo Quilombo Funk Crew e show nacional do Cesar MC.
Em Blumenau (25/09), o projeto chega ao Sesc Vila Nova, das 18h30 às 21h30, com DJ LeoKdio, apresentação do Slam Descoloniza Blu e Cesar MC. Em Brusque (26/09), às 19h será realizada a Batalha de Rima do Conhecimento, organizada pelo grupo Batalha do Chafariz e às 20h acontece o show nacional. Já em Tijucas (27/09), o evento acontece no espaço coberto do Casarão Gallotti, a partir das 19h, com show de abertura da artista Mana Moa MC, de Florianópolis/SC e encerramento de Cesar MC.
A classificação indicativa do evento é 16 anos, e a entrada é gratuita. O público é convidado a contribuir com a doação de 1 item de higiene pessoal, que será destinado ao projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos.
A Caravana faz parte do projeto Afrocultura, desenvolvido pelo Sesc Santa Catarina com foco na promoção da educação antirracista e no reconhecimento da influência das matrizes africanas na formação histórica, social e cultural do estado. A proposta é fortalecer espaços de diálogo, celebração e reflexão sobre a identidade afro-brasileira e os desafios enfrentados por essa população.
Cesar MC - música, resistência e poesia
Nascido no Morro do Quadro, Cesar MC é um jovem negro capixaba que tem se consolidado como um dos grandes representantes do rap nacional e da cultura hip hop brasileira. Sua trajetória começou com rimas improvisadas nas ruas e praças do Espírito Santo, até alcançar o palco da maior batalha de rimas do país: o Duelo de MC’s Nacional, no qual se consagrou campeão em 2017. Sua performance foi uma das mais aplaudidas da história do evento, sendo até hoje o único capixaba a conquistar o título.
Além do reconhecimento no rap, Cesar também se destacou por sua veia poética e a força de suas letras. Ainda em 2017, representou o Espírito Santo no SLAM BR, a competição internacional de poesia falada, projetando ainda mais sua voz e presença no cenário artístico nacional.
Foi nesse contexto que sua carreira musical ganhou novos contornos. Um de seus textos mais marcantes, originalmente escrito como poesia marginal, ganhou melodia e se transformou em uma obra emblemática: a "Canção Infantil". Lançada em 2018, a música se tornou um clássico contemporâneo, ao abordar de forma delicada e contundente a violência urbana que atinge crianças e jovens nas periferias do Brasil.
A faixa, que conta com a participação da cantora Cristal e do coral Serenata d’ Favela — do qual Cesar é embaixador — ultrapassou a marca de 100 milhões de streamings nas plataformas digitais e foi premiada com disco de platina duplo.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros ambientes onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários